BYD Shark terá motores elétricos para ser picape mais rápida do Brasil
A tão aguardada picape BYD Shark foi finalmente apresentada ao público, hoje no México. Com a confirmação de seus dados motores e de sua chegada ao mercado brasileiro, é possível afirmar: o utilitário chinês será a picape mais rápida do Brasil.
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O objetivo é concorrer dentro do segmento das caminhonetes médias como Toyota Hilux e Ford Ranger, e o desempenho de seu conjunto motriz parece ser mais do que suficiente para tal meta. Construída sobre a plataforma DMO Super Híbrida Off-road, a BYD Shark contará com um sistema híbrido plug-in, o qual combina um propulsor 1.5 a dois elétricos, posicionados um em cada eixo.
Combinados, os motores geram 430 cv de potência - pelo menos é o número listado no mercado mexicano - mas isso não é tudo. De acordo com a BYD, a picape é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Assim, a Shark será a picape mais rápida do Brasil, posto que por enquanto é ocupado pela Ford Ranger Raptor.
Isso porque a caminhonete norte-americana possui um motor 3.0 biturbo V6, a qual a confere 397 cv e uma aceleração de 0 a 100 km/h de 5,8 segundos. Ou seja, sua rival chinesa ganhará seu posto por apenas um décimo de segundo.
Chama atenção também o fato da bateria do veículo poder ser carregada de 30% a 80% em 20 minutos, assim como uma autonomia total e elétrica respectivas de 840 km e 100 km pelo ciclo de testes NEDC. A picape também contará com suspensões independentes traseira e dianteira, um tanto incomum em caminhonetes.
Dimensões chamativa e visual robusto
Não é só no desempenho que a BYD Shark se destaca entre as picapes médias, mas em suas dimensões também. Elas são de: 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e entre-eixos de 3.260 mm, as quais chamam atenção em seu segmento.
O veículo é consideravelmente maior em quase todos os sentidos que Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10, ditas suas principais concorrentes. Toma-se como exemplo a Hilux, em que a caminhonete chinesa é 132 mm mais longa, 71 mm mais larga e 110 mm mais alta em relação à japonesa. Vale lembrar que no quesito largura, quem ganha é a Ranger, que conta com 2.208 mm.
Em relação a sua capacidade de carga, ela é de 835 kg e assim perde para suas concorrentes, que passam da casa dos 1.000 kg.
Além de suas medidas, chama atenção seu visual, agora inteiramente revelado. Os faróis de LED colocados um sobre o outro e seu aspecto mais robusto lembram bastante uma Ford F-150. A traseira traz lanternas grandes e conectadas por um filete luminoso. A grade frontal e a tampa da caçamba trazem o nome da BYD.
Interior bem equipado
Por dentro, a Shark também chama atenção. A exemplo de outros carros da BYD, o carro é bem equipado e traz um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, além de uma central multimídia giratória de 12,8 polegadas e head-up display de 12 polegadas.
Destacam-se também em sua lista de itens: carregador sem fio para smartphones, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e conjunto de câmeras que oferece visão de 540°.
Vale lembrar que além da BYD Shark, outras picapes chinesas irão desembarcar no mercado brasileiro, como GWM Poer e JAC Hunter, conforme noticiado pela Mobiauto em janeiro.