Flagra: novo Nissan Kicks já roda no Brasil com motor turbo da Renault

SUV compacto ficará maior e subirá de nível em nova geração, que desembarca no país entre 2024 e 2025
LF
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04.12.2023 às 14:14
SUV compacto ficará maior e subirá de nível em nova geração, que desembarca no país entre 2024 e 2025

confirmado no Brasil para entre 2024 e 2025, o Nissan Kicks de segunda geração já começa a aparecer sem pudor em flagras pelo território brasileiro com carroceria definitiva. Foi o caso deste protótipo fortemente camuflado fotografado em Minas Gerais. As imagens foram publicadas pelo perfil @thisisrods no Instagram, ao lado de uma mula azul, esta quase sem camuflagem, com carroceria do SUV gringo Juke, seu irmão de plataforma.

No caso, o novo Nissan Kicks usará a matriz CMF-B, mesma do Renault Kardian. Por isso mesmo, herdará dele o motor 1.0 TCe turbo flex de três cilindros e 12 válvulas, com injeção direta de combustível, que será produzido em São José dos Pinhais (PR) pela Horse, recém-formada subsidiária de trens de força da aliança Nissan-Renault.

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Tal motor rende 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque com etanol, segundo a Renault, e deve compor as versões de entrada do Kicks de segunda geração. Já as de topo usarão o 1.3 TCe, também turbo flex com injeção direta e quatro válvulas por cilindro, porém quatro-cilindros, da dupla Duster e Oroch. Aqui estamos falando de 162 cv de potência com gasolina e 170 cv com etanol, sendo 27,5 kgfm de torque com qualquer combustível.

Segundo apurações da Mobiauto, tanto as mulas quanto os protótipos com casca definitiva do Kicks disponíveis no Brasil estão sendo empurrados por motores turbo da Renault. Nossa reportagem vem apontando para a sinergia no uso de motores entre os Nissan e Renault nacionais de nova geração desde setembro deste ano.

Além de confirmar a chegada do Kicks de segunda geração, a Nissan anunciou a produção local de um motor turbo e de um segundo SUV construído sobre a plataforma CMF-B, embora sem dizer qual propulsor e qual modelo seriam esses. Ambos também serão montados no complexo de Resende (RJ), junto do novo Kicks e do Kicks de primeira geração, que deve ser mantido em linha com o veterano motor 1.6 aspirado flex de até 113 cv.

Sobre o misterioso segundo SUV nacional da Nissan, não temos ainda muitas informações, mas o motor 1.3 TCe é nossa aposta para produção nacional. Assim, a Horse teria os dois motores turbo flex da mesma família sendo feitos nacionalmente. Com todos esses projetos, o objetivo da marca japonesa é quadruplicar sua produção no País.

Há, ainda, a chance de o novo Nissan Kicks receber, mais adiante, uma variante híbrida flex formada pelo motor 1.6 aspirado flex SCe (uma variante de seu atual motor 1.6) em conjunto com um motor elétrico de tração, formando um sistema híbrido pleno (HEV) de até 145 cv de potência. O gerenciamento é sempre feito pelo câmbio EDC, automatizado de dupla embreagem com seis marchas e caixa banhada a óleo.

Ou seja, o novo Nissan Kicks nacional abortará de vez o plano de termos o complexo sistema e-Power nacionalizado.

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