Novo SUV Renault revelado: o que é só dele e o que vem do Sandero Stepway

Projeto HJF tem patente vazada na Europa e acaba com o mistério sobre como será o visual. Agora, resta apenas descobrir o nome...
Renan Bandeira
Por
13.03.2023 às 12:56
Projeto HJF tem patente vazada na Europa e acaba com o mistério sobre como será o visual. Agora, resta apenas descobrir o nome...

O projeto Renault HJF, que dará origem a um inédito SUV compacto da marca francesa no Brasil a partir de 2024, para brigar com VW Nivus e Fiat Pulse, teve sua patente vazada no início desta semana pelo AutoWeek. Com isso, acabou (quase) todo o mistério acerca do modelo. 

O único segredo que ainda resta é o nome. A opção Clio foi aventada internamente, mas a Mobiauto entende que a chance de usá-la é cada vez menor. Outras opções, como Kardian e Ascalia, já estão registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). 

O HJF marca a mudança de estratégia da Renault para o Brasil: a marca vai desistir da família Sandero, Logan e Stepway, apostando as fichas em um novo SUV de entrada, que, embora derivado da plataforma CMF-B e aproveitando até a carroceria do novo Dacia Sandero europeu, terá visual exclusivo. 

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Aliás, como a Mobiauto já contava há mais de um ano, o HJF usará como base toda a estrutura do atual Dacia Stepway de terceira geração vendido na Europa, mas adotará cara própria para ser um rival à altura de Fiat Pulse e VW Nivus por aqui. 

O objetivo da Renault é justamente afastá-lo dos nomes Sandero, Logan e Stepway, considerados deprecioados em nosso mercado. O novato terá suas primeiras unidades produzidas em junho deste ano, como contamos neste outro artigo, e deve ser lançado em 2024 já como linha 2025. 

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Como será o novo SUV da Renault 

A patente aponta que o HJF terá o mesmo de Sandero e Sandero Stepway vendidos no Velho Continente. No entanto, os agregados da lataria serão distintos. Por exemplo, o capô é totalmente distinto, sendo mais alto para passar a sensação de SUV (visto que o Sandero Stepway é um hatch aventureiro).  

Na dianteira, temos a iluminação dividida em três níveis, sendo as luzes de condução diurna posicionadas na linha superior da grade frontal, os faróis no para-choque, à lá Kwid, e os faróis neblinas mais abaixo. Já os retrovisores externos incorporam repetidores de seta, inexistentes no irmão europeu. 

Projeto HJF tem patente vazada na Europa e acaba com o mistério sobre como será o visual. Agora, resta apenas descobrir o nome...

A única parte similar à que vemos nos primos europeus é a tomada de ar frontal, que terá o radar das assistências de condução e/ou segurança centralizadas na peça. Item importante, já que baterá de frente com o Nivus, que oferece frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) como principais itens tecnológicos, e será um diferencial contra o Pulse. 

Na lateral, as portas têm o mesmo formato das que vemos no Sandero europeu, mas a folhagem muda, com novos vincos. Aliás, os para-lamas do HJF também parecem menos abaulados que os do Dacia Sandero Stepway. Já as molduras de plástico que contornam toda a carroceria e as barras longitudinais de teto parecem idênticas às do irmão Dacia. 

O balanço traseiro também será diferente. As lanternas terão formato de C, de acordo com a atual identidade visual da Renault, invadem a tampa do porta-malas e devem ter iluminação em LED. Já o para-choque terá desenho mais robusto, sendo semelhante apenas no posicionamento da placa e no acabamento em plástico preto. 

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A patente sugere que o HJF será comercializado com opção de pintura tipo saia e blusa, nova moda entre carros no Brasil. As rodas grandes e a pintura em duas cores chamam atenção e apontam que essa deve ser uma configuração mais completa do SUV, que mesmo assim terá freios traseiros a tambor e suspensão traseira tipo eixo de torção. 

Vale lembrar que o Dacia Sandero Stepway de terceira geração possui 4.099 mm de comprimento, 1.848 mm de largura, 1.587 mm de altura, 2.604 mm de entre-eixos, 328 litros de porta-malas e 1.100 kg de peso em ordem de marcha.  

O HJF deve manter idênticos ou muito próximos boa parte desses números. Dessa forma, contaria com o maior entre-eixos da categoria, embora com um porta-malas relativamente pequeno em relação ao Nivus. 

Novo motor será nacional 

Projeto HJF tem patente vazada na Europa e acaba com o mistério sobre como será o visual. Agora, resta apenas descobrir o nome...

Sob o capô, o HJF será o responsável pela estreia do motor 1.0 TCe turboflex com três cilindros, 12 válvulas e injeção direta de combustível. Renderá pelo menos 120 cv de potência com etanol e cerca de 20 kgfm de torque. O câmbio será CVT com simulação de marchas. Resta saber se as versões de entrada trarão o 1.6 SCe naturalmente aspirado. Tudo indica que não. 

Vale observar que os compactos da plataforma CMF-B, como o Clio de quinta geração, permitem a aplicação do propulsor 1.3 TCe de 162/170 cv e 27,5 kgfm usado por Duster, Captur e Oroch. Quem sabe isso não possibilite a criação de uma versão esportiva para rivalizar com o Pulse Abarth. 

A produção do HJF será em São José dos Pinhais (PR) e, segundo nossos informantes, começará já no segundo semestre de 2023 em regime pré-série, a fim de ajustar as linhas para começar a fabricação em massa e lançamento ainda no primeiro trimestre de 2024. 


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