Honda HR-V tem novo visual registrado e pode ser de versão híbrida; Entenda
A Honda registrou no Brasil novas peças para um visual reestilizado do HR-V, seu SUV compacto. Os itens foram patenteados no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), nesta terça-feira (14), e devem equipar o produto em uma próxima renovação do visual.
A dúvida que fica é se as pelas registradas serão destinadas a uma versão híbrida do HR-V, ou se este será um novo visual para toda a linha do SUV. Vale lembrar que fora do Brasil o modelo tem versão híbrida e:HEV, mesma nomenclatura de Civic, Accord e CR-V híbridos.
As novidades registradas são um novo layout interno de lanterna traseira, que tem linhas horizontais de LED, e novos para-choque e grade frontais. As mudanças são bem pequenas e também já existem em outros mercados.
Você também pode se interessar por:
- Honda City e HR-V terão versões híbridas que já existem em outros lugares
- Qual Honda HR-V 2023 comprar: a emoção do turbo ou a razão do aspirado?
- Avaliação: Honda HR-V Touring 2024 encosta nos R$ 200 mil. Vale a pena?
- Avaliação: novo Honda HR-V turbo, o que é ótimo e o que poderia ser melhor
A grade pouco muda e segue com linhas horizontais como nas versões de entrada do modelo, que são equipadas com motor 1.5 aspirado flex. Nesse caso, as opções seriam a linha inteira do SUV contar com a mesma dianteira, ou então que seja, de fato, uma peça para o modelo híbrido, que ganharia tons de azul – que é a cor usada pela marca para indicar eletrificação.
Fora do Brasil, o HR-V híbrido usa esse tipo de grade. Mas o SUV é vendido em vários mercados com opção eletrificada e são vários os visuais oferecidos, desde o registrado aqui como outras grades também.
O que mais indica que estamos diante de um híbrido é a lanterna, usada pelo Vezel e:HEV – nome do HR-V em alguns mercados. No entanto, nada impede que seja uma das modificações de um possível facelift, que pode aparecer por aqui ano que vem. Uma data interessante, pensando que o modelo foi lançado em agosto de 2022.
Mas como seria o Honda HR-V híbrido?
A Mobiauto já contou neste outro artigo que os Honda HR-V eCity terão versões híbridas no futuro,com uma motorização que já existe em outro mundo.
Fora do Brasil, o SUV usa um sistema híbrido composto por um 1.5 aspirado de quatro cilindros, e 107 cavalos de potência, que trabalha em ciclo Atkinson, e dois outros motores elétricos. Juntos, temos 131 cv de potência, que nem é um número tão agradável aos olhos, mas que tem um bom torque, com os 25,8 kgfm de torque.
Em nosso mercado, esses números podem ser aprimorados. O 1.5 aspirado flex fabricado aqui rende 126 cv de potência e 15,5 kgfm de torque para os dois combustíveis, o que no fim daria uma potência combinada mais elevada.
O consumo médio registrado para o mercado europeu é de 18,5 km/l. Isso porque o sistema e:HEV usa os motores elétricos na tração das rodas, tendo a usina térmica como um gerador de energia para carregar as baterias, na maior parte do tempo. O propulsor 1.5 aspirado entra em ação para movimentar o veículo apenas em velocidades mais alta, e no regime de cruzeiro – mesma ideia de Civic, Accord e CR-V.
Quanto ao visual interno, tudo deve ser mantido como já conhecemos. A multimídia deve ter atualização de software para apresentar uma tela do sistema híbrido funcionando, e cabine deve ganhar novos botões para controlar o sistema elétrico.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.