Segredo: Novo Nissan Kicks atrasa, mas já sabemos quando chegará

SUV compacto já roda pelas ruas brasileiras, mas produção está atrasada
Renan Bandeira
Por
22.02.2024 às 16:10
SUV compacto já roda pelas ruas brasileiras, mas produção está atrasada

A Nissan anunciou em novembro do ano passado um investimento de R$ 2,8 bilhões para a produção de dois SUVs e um motor turbo no Brasil. Entre os SUVs, teremos a nova geração do Kicks, que já roda em testes no Brasil, mas que ainda sofre com atraso para iniciar a produção.

Fontes próximas a Nissan revelaram à Mobiauto que o início da produção será no segundo semestre de 2025 apenas. Que deve ser o mesmo período em que a nova geração do SUV também será apresentada para o nosso mercado.

Você também pode se interessar por:

O atraso no cronograma da Nissan tem um motivo. Uma das fornecedoras da fabricante teve o ferramental roubado no ano passado, o que prejudicou o início da produção do Kicks no México, nas instalações de Aguascalientes.

Como a fabricação do SUV acontecerá antes na América do Norte, devemos conhecer o visual da nova geração ainda este ano. Ao que parece, o modelo adotará um visual mais jovial, e parecido com as linhas do novo Honda HR-V.

O que sabemos do novo Kicks?

A Mobiauto revelou em primeira mão no ano passado, que oKicks terá duas gerações convivendo no mercado. A atual deve receber um tapa no visual para seguir nas lojas como uma opção de entrada, enquanto a nova terá a missão de brigar com as versões mais caras de Honda HR-V, Hyundai Creta e cia.

Construído sobre a plataforma CMF-B, o modelo terá o visual completamente novo. Além da queda mais acentuada da coluna C, que indica ser um SUV cupê, a dianteira receberá forte inspiração no Pathfinder chinês.

Ou seja, teremos um SUV com uma grade frontal robusta e repleta de linhas horizontais bem-marcadas. No irmão maior, as luzes de condução diurna se misturam com a grade deixando parte dela iluminada. Não há como saber se o Kicks receberá a mesma filosofia de design, no entanto, podemos esperar que ele tenha o conjunto de iluminação dividido em duas partes – afinal, isso virou moda na indústria.

A boa notícia é que a nova base, mais tecnológica, permite que a nova geração carregue assistência de condução. Por esse motivo, podemos esperar por um ADAS mais completo, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma, centralização de faixa e outras funcionalidades.

E já que o assunto é tecnologia, por dentro, podemos esperar por painel digital e multimídia conectando Android Auto e Apple CarPlay, pelo menos para as versões mais caras.

Vem híbrido?

É uma grande incógnita. Afinal, o motor e-Power já foi ligado ao Kicks por várias vezes e nunca chegou, de fato. No entanto, com a chegada programada para o fim de 2025, início de 2026, e as regras de emissões mais rigorosas, podemos sonhar com algum tipo de eletrificação.

Seja adotando a tecnologia que a Renault já desenvolve (já que são empresas parceiras), ou trazendo alguma versão com o conjunto e-Power (bem menos provável).

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Flagras: @thisisrods

Comentários