Novo Hyundai Venue: SUV é rival que Tera, Kardian e Pulse não querem
O Hyundai Venue já foi visto rodando em testes pelo Brasil, mas sua chegada não condizia com o momento do mercado. Agora é diferente, o SUV menor que o Creta pode aproveitar o bonde dos SUVs compactos de entrada, que ganhou projeção com Honda WR-V, mas foi engatar de vez com Fiat Pulse e mais recentemente com Renault Kardian e VW Tera.
Na Índia, mercado semelhante ao nosso, o Venue já é vendido e pode ser o representante sul-coreano nesse segmento que parece ser a nova “terra prometida” para as marcas no país. Não à toa, a expectativa da VW é transformar o Tera no carro mais vendido do Brasil.
Você também pode se interessar:
- Hyundai Creta Ultimate 2025: o que saber antes de comprar um
- Hyundai Kona Hybrid é o que queríamos de um Creta híbrido
- Hyundai Creta terá nova geração e marca confirma híbridos
- Hyundai Creta Sport 2019 tem preço de VW Polo Track e motor 2.0
Hyundai/Divulgação
Nessa esteira, não seria um palpite ruim colocar o Venue como uma carta na manga para Hyundai. Prestes a ganhar uma nova geração na Índia em outubro, o SUV vem ao encontro do que o consumidor brasileiro pede no momento.
Em medidas, o Venue tem 4 metros de comprimento, 1,77 de largura, 1,62 de altura e 2,50 metros de entre-eixos. A plataforma do SUV de menor porte é a K2, a mesma do atual Hyundai Creta.
Não só isso, no mercado asiático, o SUV já é vendido com seis airbags de série e já tem itens do pacote ADAS, como:
- Assistente de manutenção em faixa
- Assistente de comutação de farol alto (evita ofuscar o veículo na direção contrária)
- Alerta de partida do veículo da frente
- Alerta de colisão frontal
- Assistente de colisão frontal para pedestres
- Para linha 2026, o Venue ainda pode ganhar o auxílio de câmera 360° para auxiliar nas manobras, que atualmente podem contar com câmera de ré.
Outro ponto que favorece o Venue são suas opções de motorização. São três, duas a gasolina e uma a diesel. Vamos nos concentrar nas primeiras. O 1.0 Kappa aspirado de até 83 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, enquanto o outro 1.0 turbo entrega até 120 cv e 17,5 kgfm de torque.
Divulgação/ Hyundai
Não é segredo para ninguém que a Hyundai realizou clínicas para trazer um SUV menor que o Creta. O atual momento seria o ideal para marca sul-coreana apostar nisso. Com a procura por hatches e sedans dando espaço aos SUVs, só resta saber como a Hyundai pode achar um local para o Venue em Piracicaba (SP).
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
