Hyundai Creta Sport 2019 tem preço de VW Polo Track e motor 2.0
O Hyundai Creta está presente no mercado brasileiro há bons anos, nada menos do que desde 2017. Sua primeira geração fez sua estreia no país nos primeiros meses daquele ano e chegou depois dos rivais Honda HR-V e Jeep Compass. Ele teve até uma versão de apelo esportivo, o Creta Sport 2.0, que trazia uma cor vermelha chamativa rara hoje entre os SUVs compactos.
No mercado de usados de hoje o Hyundai Creta Sport tornou-se uma opção para quem aprecia um SUV com apelo esportivo, função hoje que é cumprida para o Creta zero quilômetro na configuração N Line na linha 2025. Vale lembrar que o Creta da primeira geração foi comercializado entre 2017 e 2021, enquanto o segundo já recebeu até uma nova reestilização há poucos meses.
Você também pode se interessar por:
- Hyundai Creta Ultimate 2025: o que saber antes de comprar um
- Novo Chevrolet Tracker será baseado no Hyundai Creta; entenda
- Chevrolet Tracker: comprar a versão atual ou esperar a nova?
- VW T-Cross Highline 2025: conheça o SUV em 30 fotos exclusivas
Com perfil mais clássico de SUV, o Creta Sport 2018 ainda tem porte de SUV compacto, embora seu estilo passe a impressão de ser até maior que o atual. Assim o utilitário da geração passada tem seus 4,27 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,63 m de altura, enquanto a distância entre-eixos é de 2,59 m. São medidas que ainda o posicionam até hoje como um dos mais espaçosos sem seu segmento. O porta-malas também não fazia feio com seus 431 litros.
Quando fez sua estreia em 2017, o Creta Sport 2.0 foi se tratou não só da configuração esportiva, como também de uma opção do SUV com motor 2.0 mais barato do que o Creta Prestige – o único disponível na época até então e que era versão topo de linha. Visualmente, o SUV se destacava por algumas exclusividades como rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e detalhes escurecidos.
Assim o modelo de sobressaia justamente pelas peças pintadas de preto brilhante no chamado pacote Black Design, à exemplo do contorno da grade dianteira, moldura inferior do para-choque, retrovisores com luzes repetidoras de setas, barras de teto e o spoiler traseiro. Outra diferença ficava por conta dos faróis com luzes diurnas de LED com máscara negra e o logo Sport vermelho marcava presença na tampa do porta-malas.
Por dentro não havia grandes diferenças em relação as demais versões, a não ser pelo revestimento do teto em preto. Mudava também o revestimento dos bancos, que combinava couro e tecido, enquanto o volante era revestido em couro também.
Quando
vamos à lista de equipamentos, o Creta Sport contava com ar-condicionado
automático digital com saídas para os bancos traseiros, direção elétrica, retrovisores
com ajuste elétrico e repetidores de seta, computador de bordo, piloto
automático, volante multifuncional, acendimento automático dos faróis, câmera
de ré e sistema start-stop.
Vinha ainda com central multimídia com tela de 7 polegadas, que já tinha compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, além do rádio, reprodutor de MP3 e agenda do celular. Entradas USB, auxilia e conexão Bluetooth também estavam presentes. Apesar de contar com controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas, o SUV perdia os airbags de cortina e laterais e o banco do motorista com ventilação. Os airbags eram somente os obrigatórios por lei (2 bolsas frontais).
Debaixo do capô o Hyundai Creta Sport trazia o motor 2.0 flex aspirado, que entregava seus 156/166 cv (G/E) a 6.200 rpm e 19,1/20,5 kgfm a 4.700 rpm. A transmissão é sempre automática de seis marchas. O consumo não era dos melhores (o Creta sempre teve fama de beberrão na primeira fase), já que os números do Inmetro eram de 6,9 km/l com etanol e 10 km/l com gasolina em circuito urbano. Já o consumo na estrada aumentava para 8,2 km/l com etanol no tanque e 11,4 km/l com gasolina.
Pontos fortes do Hyundai Creta Sport:
- Estilo
- Espaço interno
- Motor potente
- Porta-malas
Pontos fracos do Hyundai Creta Sport:
- Consumo
- Suspensão mais dura (comum à 1ª geração)
- Acabamento
- Airbags
Preços do Hyundai Creta Sport na tabela fipe:
- Creta Sport 2.0 flex automático 2018: R$ 88.752
- Creta Sport 2.0 flex automático 2019: R$ 90.971
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.