Hyundai Creta terá nova geração e marca confirma híbridos
Uma nova geração do Hyundai Creta está a caminho. A Hyundai fez um anúncio de lançamentos para o mercado indiano, o que pode interessar diretamente o Brasil, afinal, o SUV compacto faz sucesso tanto por lá como por aqui. O novo Hyundai Creta híbrido fará parte dos 26 lançamentos previstos para lá e pode dar uma prévia do que podemos esperar no mercado nacional.
Totalmente reestilizado no Brasil em outubro do ano passado, o atual Hyundai Creta deve ter ainda bons anos nas costas para trilhar. Vale lembrar que era muito esperado que o modelo atual viesse com alguma oferta de motor eletrificado para se adequar ao Proconve PL8, mas a calibração do motor 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgfm de torque e a chegada do novo 1.6 turbo de 193 cv para substituir o antigo 2.0 aspirado foram suficientes.
Vale lembrar que a próxima rodada do Proconve PL8 entrará em vigor a partir de 2027, ou seja, daqui a menos de dois anos. Quando isso ocorrer, as metas de emissão de gases ficarão ainda mais rigorosas que a norma atual. Com isso, pode ser o momento certo do novo Creta adotar a motorização híbrida.
“Temos o prazer de anunciar que lançaremos 26 produtos até o ano fiscal de 2030, incluindo uma combinação de novos modelos, mudanças completas e melhorias de produto – abrangendo 20 veículos a combustão interna (ICE) e 6 veículos elétricos (EVs). Além disso, apresentaremos novos grupos motopropulsores ecológicos, como híbridos”, disse Unsoo Kim, Diretor Executivo e CEO da Hyundai Motor India.
Ainda não há qualquer informação sobre o novo Creta híbrido, que segundo o site Autocar India está prevista para ser lançada em 2027. O interessante é que neste mesmo ano está prevista a nova geração também de um rival de peso, o Jeep Renegade. Vale lembrar que no mercado indiano hoje o SUV traz uma versão elétrica, exclusiva para os mercados da região.
Na prateleira da Hyundai atualmente temos um motor híbrido interessante usado no Hyundai Kona HEV, que poderia ser utilizado no Creta da próxima geração. Estamos falando do motor 1.6 aspirado a gasolina que trabalha junto a um sistema elétrico de baixa capacidade, com 1,32 kWh, mas que ainda assim é tratado como híbrido pleno.
A potência combinada da usina é de 141 cv, acima dos 120 cv do motor 1.0 turbo atual e abaixo dos 193 cv do 1.6 turbo da versão topo de linha vendida hoje. No entanto, tal motorização híbrida não faz feio quando comparamos com o 1.8 híbrido flex da Toyota usado no Corolla Cross, que rende potência combinada de 122 cv.
A única questão que leva a crer que a Hyundai talvez desenvolva outro motor híbrido pensando no Creta, um SUV maior que o Kona, é a fala de um executivo da montadora indiana. "Com certeza, traremos híbridos potentes. Não gostaríamos de comentar mais sobre isso”, revelou COO da Hyundai Motor India, Tarun Garg.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.