Hyundai Creta Ultimate 2025: o que saber antes de comprar um

SUV acelera mais rápido que o Polo GTS e ainda é econômico
Diego Dias
Por
11.03.2025 às 21:41 • Atualizado em 25.04.2025
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SUV acelera mais rápido que o Polo GTS e ainda é econômico

Consolidado no mercado brasileiro e com uma boa reputação, o Hyundai Creta Ultimate 2025 se manteve como versão topo de linha quando foi apresentado no ano passado. Mas a principal mudança que o mudou da água para o vinho foi a saída do motor 2.0 aspirado para a chegada de um novo motor 1.6 turbo a gasolina.

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Podemos dizer que, com essa ampla reestilização visual, o novo Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo evoluiu mais ainda num segmento de concorrência pesada que tem como rivais o VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Honda HR-V, entre outros. Importante dizer que o SUV da marca sul-coreana foi o terceiro SUV mais emplacado em 2024, e tudo indica que deverá se manter entre os mais vendidos.

Além do desenho atualizado, o SUV herdou o motor 1.6 turbo a gasolina do SUV médio Hyundai Tucson, mas com uma calibração diferente e um câmbio um tanto polêmico. Sem mais delongas, veja o que saber antes de comprar um Creta Ultimate 2025.

Hyundai Creta Ultimate 2025 – Características

1) Motor: 1.6 turbo a gasolina com quatro cilindros de 193 cv e 27 kgfm de torque.

2) Câmbio: automatizado dupla embreagem, 7 marchas.

3) Dimensões: 4.330 mm de comprimento, 2.610 mm de entre-eixos, 1.790 mm de largura, 1.635 mm de altura, 422 litros no porta-malas; 50 litros de tanque de combustível.

4) Revisões até 60.000 km: 4.953,19

Hyundai Creta Ultimate 2025 – Pontos positivos

Motor 1.6 turbo

Para quem reclamava que o antigo Creta 2.0 aspirado, agora temos o Creta Ultima com motor 1.6 turbo, que entrega nada menos do que 193 cv de potência – sendo assim o SUV mais potente em sua faixa de preço (HR-V 1.5T tem 177 cv, Renegade 1.3T tem 176 cv e o VW T-Cross 1.4T 150 cv), com uma considerável vantagem. Na prática é um salto considerável em relação ao antigo 2.0 aspirado, que tinha 163 cv. O torque do SUV é um tanto expressivo também, entregando seus 27 kgfm desde 1.700 rpm. O que pode não tão interessante para alguns é que essa usina pode ser abastecida somente a gasolina, não contando com calibração flex, ao menos neste primeiro momento.

Aceleração

Quem dirigir o Creta com motor 1.6 turbo pela primeira vez achará que está em um hatch esportivo. Isso porque a arrancada surpreende, embora seja um tanto progressiva quando se está no modo Eco ou Normal. Mas basta mudar para o modo Sport que a história muda: o SUV fica com o pedal da direita mais reativo e cola o corpo no banco quando se pisa com vontade. Segundo dados de fábrica, o novo Creta Ultimate acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos, tempo abaixo até de muito esportivo nacional como o Polo GTS. As retomadas não ficam para trás e dão segurança em ultrapassagens.

Câmbio

Eis um dos pontos mais polêmicos do Creta Ultimate 1.6 turbo: a sua transmissão. Isso porque a marca sul-coreana equipa o SUV com um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas, que conta com caixa de engrenagens banhadas a óleo, mas com embreagem seca. Apesar de ser um tipo de transmissão polêmica no Brasil por conta do passado com outras montadoras, à exemplo do Powershift da Ford e o DSG de caixa seca da Volkswagen, é notável dizer que no uso o sistema surpreende pela suavidade nas trocas e, principalmente, sua rapidez. Sem dúvidas é o que garante o baixo tempo de aceleração e retomadas, bem como sua tocada mais esportiva ao volante. Como segurança, temos o irmão maior Tucson com a mesma caixa DCT que não tem histórico de problemas. Vamos ver agora como fica a história em um SUV de alto volume de vendas.

Suspensão

Podemos dizer que o acerto de suspensão do Hyundai Creta é um dos mais acertados entre todos os SUVs compactos à venda no mercado brasileiro. O conjunto consegue equilibrar conforto e boa dinâmica de condução como poucos, ficando num meio termo entre o VW T-Cross e Honda HR-V, por exemplo. O modelo entrega confiança em entradas e saídas de curvas na estrada, enquanto no uso diário não sacrifica o motorista, pois consegue lidar muito bem com buracos e lombadas nossa de cada dia.

Acabamento

Desde que fez sua estreia no Brasil, essa atual geração do Creta surpreendeu pelo bom acabamento, qualidade de materiais e montagem. Os tons mais claros na cabine e parte dos painéis ajudam a impressionar quem olhada para dentro do SUV, sem contar o conforto térmico do revestimento mais claro em dias mais quentes, algo um tanto útil em um país tropical como o nosso. Poderia trazer um material macio ao toque no painel? Poderia, mas a qualidade da montagem e encaixe se mantém como um dos melhores do seu segmento.

Painel de instrumentos

Além do acabamento bem cuidado, o Creta Ultimate vem equipado com um painel de instrumentos com tela de 10,25 polegadas, que conta com uma grafia bem elaborada junto de todo seu layout – mudando a cor dependendo do modo escolhido, Eco, Normal e Sport. A visualização do conta-giros e velocímetro é bem agradável, embora tenha um design inspirado em uma certa marca alemã. A versão topo de linha traz ainda o sistema de ponto-cego que exibe a imagem das laterais captadas pela câmera com visão 360º.

Ventilação

Apesar de já contarmos com esse recurso desde a antiga geração, vale ressaltar que ele continua lá. O banco do motorista com ventilação na mesma temperatura do ar-condicionado ajuda muito no conforto durante dias de verão intenso – algo infelizmente cada vez mais rotineiro no Brasil com as chamadas ondas de calor.

Economia

Com consumo declarado de 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, o Creta com motor 1.6 turbo a gasolina chama a atenção por sua economia, mesmo sendo um SUV compacto com desempenho de esportivo. São as vantagens da transmissão DCT e um motor calibrado para apenas um combustível.

Hyundai Creta Ultimate 2025 – Pontos negativos

Porta-malas

Ao mesmo tempo que conta com um recurso que não costumamos ver muito no segmento, o Creta peca em não trazer um porta-malas com sistema de abertura elétrica – que está disponível em modelos como o Honda HR-V. É um item que não só agrega valor ao carro, mas que deixa o utilitário mais prático para o dia a dia – principalmente para aquelas idas ao supermercado.

Banco motorista

Existem economias na indústria automobilística que são difíceis de entender e justificar. Bom exemplo é o banco elétrico do motorista do Creta Ultimate, que conta com ajuste de distância do assento e do encosto, mas que no ajuste de altura traz regulagem manual por uma haste lateral como em carros de entrada. Num SUV que beira os R$ 200.000 é mais complicado ainda.

Botões vidros

Isso é um padrão em veículos da Hyundai: os botões dos vidros não iluminados, exceto o comando do motorista, o único iluminado. O SUV conta com diversos recursos dignos de carros premium, e exemplos não faltam (basta conferir a lista de equipamentos de série adiante), mas esquece de recursos triviais que carros de entrada como um Fiat Mobi tem.

Preço

Tabelado em R$ 196.990, o novo Hyundai Creta Ultimate 2025 não é dos modelos mais competitivos no segmento, sendo um dos mais caros junto do Honda HR-V Touring e VW T-Cross Highline. No entanto, apela ao motor mais potente da categoria e pacote de equipamentos recheado.

Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 – Ficha técnica

Motor: 1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbo, gasolina, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível, taxa de compressão 10,5:1
Potência 193 cv a 6.000 rpm
Torque: 27kgfm a 1.700 rpm
Peso/potência: 7,02 kg/cv
Peso/torque: 50,2 kg/kgfm
Câmbio: automatizado dupla embreagem, 7 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 7,8 s
Velocidade máxima: 210 km/h

Consumo Inmetro: 11,9 km/l na cidade 13,5 km/l na estrada.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), diâmetro de giro não divulgado, Cx não divulgado, 190 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 19,9°, ângulo central não divulgado, ângulo de saída 30,3°, carga útil 440 kg, pneus 215/55 R18

Dimensões: 4.300 mm de comprimento, 2.610 mm de entre-eixos, 1.635 mm de largura, 1.790 mm de altura, 422 litros de porta-malas, 50 litros do tanque de combustível, 1.270 kg de peso.

Hyundai Creta Ultimate 2025 – Equipamentos de série

  • Detector de fadiga (DAW)
  • Sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA) para carros, pedestres e ciclistas
  • Sistema de frenagem autônomo (convergência à esquerda)
  • Assistente de permanência em faixa (LKA)
  • Assistente de centralização em faixa (LFA)
  • Farol alto adaptativo (HBA)
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Carregador sem fio para smartphones
  • Alavancas no volante para trocas de marcha
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico automático
  • Sistema de carro conectado com serviços de prevenção ao roubo, assistência 24h, controles remotos, diagnóstico e alertas de uso do veículo
  • Câmera para monitoramento de ponto cego (BVM)
  • Freio de estacionamento eletrônico com auto hold
  • Smart câmera 360o (SVM)
  • Seleção do modo de direção
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Console de teto com luzes de leitura dianteira e luzes individuais na segunda fileira
  • Central multimídia de 10.25" com navegação GPS, Apple CarPlay®, Google Android Auto®, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player e conexões USB (2x)
  • Grade frontal com acabamento em black piano e contorno em black piano
  • Rodas de liga leve diamantadas de 18", pneus 215/55 R18
  • Painel com acabamento nas cores cinza claro e cinza escuro
  • Volante revestido em couro na cor cinza com costura na cor cinza
  • Bancos revestidos em couro sintético nas cores cinza claro e cinza escuro
  • Assistente de ponto cego (BCA)
  • Assistente de tráfego cruzado traseiro (RCCA)
  • Alerta de saída segura (SEW)
  • Banco do motorista com ajuste elétrico de 4 posições (frente/trás e inclinação do encosto)
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico

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