Novo Citroën C3 mostra que o carro popular ainda está caro e deve itens

Citroën tenta se reposicionar no mercado com o C3 como carro popular barato. Mas vai precisar de muito mais do que isso para conquistar o consumidor.
PK
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08.09.2022 às 13:00
Citroën tenta se reposicionar no mercado com o C3 como carro popular barato. Mas vai precisar de muito mais do que isso para conquistar o consumidor.

O recente lançamento do Citroën C3 traz duas constatações importantes sobre a evolução da indústria automotiva nacional e o mercado brasileiro de veículos:

1) O chamado carro popular evoluiu, tem mais equipamentos de segurança e de conforto, essencialmente por causa da legislação e de exigências mais elevadas do consumidor – o que também leva à adoção do design estilo SUV em boa parte dos lançamentos, pois é outra predileção do público.

2) Apesar de toda a evolução, modelos populares no Brasil continuam devendo em acabamento e caros demais em relação ao que oferecem e à renda média da população. Essa distorção cria quase um antagonismo, onde os carros mais baratos são caros demais para o que oferecem. 

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Citroën tenta se reposicionar no mercado com o C3 como carro popular barato. Mas vai precisar de muito mais do que isso para conquistar o consumidor.

Para lançar o hatch B, compacto mais barato do mercado brasileiro, em cinco versões entre R$ 69.000 e R$ 94.000, a Citroën claramente se inspirou na versão europeia do C3. Mas abriu mão de muita coisa para chegar neste preço (Será que o consumidor também está disposto?).

Tudo para oferecer um carro adaptado para países emergentes – eufemismo para mercados subdesenvolvidos com consumidores sem renda para pagar por produtos de alto valor agregado, como carros.

Com essa estratégia para ganhar clientes a Citroën manteve sua identidade visual. Mas abriu mão da imagem construída ao longo de mais de duas décadas no mercado brasileiro, que a identificava como fabricante de carros de projetos globais que não tinha apenas um belo design externo, mas um bom acabamento interno e os itens de série esperados para a categoria e para a época.

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Evolução limitada

Citroën tenta se reposicionar no mercado com o C3 como carro popular barato. Mas vai precisar de muito mais do que isso para conquistar o consumidor.

Não chega a ser uma volta ao passado recente, quando quase 100% dos veículos produzidos no Brasil tinham enormes abismos de qualidade em relação a modelos de perfil similar feitos nos países sedes das montadoras multinacionais instaladas aqui. Mas é fato que os projetos nacionais continuam deixando a desejar.

No caso específico do novo C3 vendido por aqui, basta uma visita ao site francês da Citroën para encontrar muitas semelhanças e muitas diferenças com o C3 europeu. Por lá, ele é o segundo carro a combustão mais barato da marca, partindo de € 16 mil e chegando a € 25,1 mil. O design é bem parecido, mas o interior é mais bem acabado. Além disso, tem uma lista de equipamentos mais generosa que o modelo hindu-brasileiro.

Interessante lembrar que a marca-irmã Peugeot fez algo parecido no Brasil, em 2008, quando lançou aqui o hatch 207 sobre a plataforma do 206, inferior e diferente em relação ao carro europeu. Ao menos naquela época a estratégia não funcionou bem e as vendas da marca entraram em declínio. 

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Citroën tenta se reposicionar no mercado com o C3 como carro popular barato. Mas vai precisar de muito mais do que isso para conquistar o consumidor.

É fato que hoje carros populares no Brasil são mais bem projetados e equipados, as versões mais básicas têm equipamentos que há dez anos eram opcionais caros, como ar-condicionado, direção assistida elétrica, acionamento elétrico dos vidros, travas e retrovisores.

O novo C3 traz tudo isso, por força da evolução da legislação no caso dos sistemas de segurança e no caso de sistemas de conforto por força da evolução das exigências do consumidor, que não aceita mais pagar tão caro por carros mal-ajambrados.

Câmbio automático, que não era nem uma opção nos carros mais baratos do mercado brasileiro, já está presente na versão mais cara do novo C3. O item mais tecnológico do carro, que disfarça o acabamento rústico do painel, é a ampla tela horizontal do sistema multimídia de 10 polegadas, mas está presente somente a partir da segunda versão, que custa R$ 75 mil, R$ 6 mil acima da opção de entrada.

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Citroën tenta se reposicionar no mercado com o C3 como carro popular barato. Mas vai precisar de muito mais do que isso para conquistar o consumidor.

Apesar de toda a evolução dos carros populares no mercado brasileiro, não existe almoço de graça e o novo C3 compensa os “tem com muitos não tem”, a começar pelo acabamento interior rústico, repleto de plásticos duros até para o olhar. O quadro de instrumentos é digital, mas monocromático – lembra calculadoras – e sequer tem conta-giros, em nenhuma versão.

Para ser mais barato que os rivais a opção de entrada do C3 não tem o sistema multimídia com tela tátil de 10 polegadas, nem chave com comando remoto ou um trivial limpador e desembaçador do vidro traseiro. 

Citroën tenta se reposicionar no mercado com o C3 como carro popular barato. Mas vai precisar de muito mais do que isso para conquistar o consumidor.

E nenhuma opção do carro tem airbags laterais, como muitos modelos da mesma categoria já oferecem. Prosaicos tapetes de borracha e protetor de cárter são vendidos como acessórios opcionais até para a versão mais cara topo de linha.

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É uma equação difícil de fechar: ao mesmo tempo que legislação e consumidor mais exigente promovem evoluções importantes nos veículos nacionais, a persistente alta carga tributária e a necessidade de lucro dos fabricantes competem contra a evolução, cortando custos e empobrecendo os projetos para manter as margens dos dois maiores sócios do preço dos carros no Brasil: fabricantes e governo.

Citroën tenta se reposicionar no mercado com o C3 como carro popular barato. Mas vai precisar de muito mais do que isso para conquistar o consumidor.

Pedro Kutney é jornalista especializado em economia, finanças e indústria automotiva. É autor da coluna Observatório Automotivo, especializada na cobertura do setor automotivo, e editor da revista AutoData. Ao longo de mais de 35 anos de profissão, foi editor do portal Automotive Business, editor da revista Automotive News Brasil e da Agência AutoData. Foi editor assistente de finanças no jornal Valor Econômico, repórter e redator das revistas Automóvel & Requinte, Quatro Rodas e Náutica.

Imagens: Divulgação

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

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