VW Golf 1.6 MSI usado é bem equipado e tem motor mais barato de manter
A ascensão dos SUVs nos últimos anos fez os hatches médios perderem espaço no mercado. Embora a oferta de modelos novos dessa categoria tenha praticamente desaparecido, é possível encontrar boas opções entre os veículos usados. O Volkswagen Golf de sétima geração equipado com o motor 1.6 MSI é um desses exemplos, principalmente para quem busca por um carro com uma mecânica mais simples de manter que as versões turbinadas.
O Golf MSI foi comercializado apenas na linha 2016, saindo de linha logo no ano seguinte para dar lugar à versão Comfortline 1.0 TSI. O desempenho mais acanhado do motor 1.6 aspirado nem de longe oferecia a esportividade do propulsor 1.4 TSI, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Além disso, a pequena diferença de preços induzia os consumidores a optar pelo motor mais potente.
Você também pode se interessar por:
- Volkswagen Golf GTI volta ao Brasil para marcar história da VW
- Por que a Volkswagen está testando o SUV do Golf no Brasil?
- Volkswagen Golf GTI: o que esperar da volta do esportivo?
- Novos VW Golf GTI e Jetta GLI já têm data para chegarem ao Brasil
O Golf MSI foi comercializado apenas na versão Comfortline. O motor 1.6 16V aspirado flex é o mesmo que equipou outros modelos da Volkswagen - como Gol, Voyage, Fox, Saveiro Polo e Virtus - entregando até 120 cv e 16,8 kgfm. O câmbio podia ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Os dados de fábrica da época indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos (cerca de 3 segundos a mais que o 1.4 TSI) e velocidade máxima de 184 km/h.
Divulgação/Volkswagen
O consumo médio, de acordo com o Inmetro, era de 6,8 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol. As médias com gasolina eram de 10 km/l e 12,6 km/l, respectivamente.
Apesar do motor menos potente, o Golf MSI manteve a ótima qualidade de construção e a dirigibilidade muito bem acertada das versões turbo. A Volkswagen manteve o acabamento acima da média, condizente para um carro cujo público-alvo costumava ser bem exigente.
O motor 1.6 MSI, de construção mais simples, tem custo de manutenção consideravelmente inferior ao do 1.4 TSI, dotado de componentes mais sofisticados, como turbocompressor e injeção direta, que exigem mão de obra especializada e maior cuidado nas inspeções preventivas e pesam mais no bolso do proprietário na hora de fazer algum reparo.
Volkswagen Golf Comfortline 1.6 MSI – Principais equipamentos de série
Divulgação/Volkswagen
A lista de equipamentos do Golf MSI é honesta, trazendo seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica e frenagem automática pós-colisão; assistente de partida em rampa; direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; central multimídia de 6,5 polegadas, rodas de liga leve de 16”, entre outros itens.
Ar digital de duas zonas, bancos de couro e teto solar elétrico são encontrados nas unidades equipadas com opcionais.
Volkswagen Golf Comfortline 1.6 MSI – Pontos positivos
• Qualidade construtiva acima da média
• Dirigibilidade
• Comportamento dinâmico bem acertado
• Consumo de combustível condizente para a proposta do carro
• Bom nível de equipamentos
• Acabamento interno
• Manutenção mais simples e barata que a das versões turbo
Volkswagen Golf Comfortline 1.6 MSI – Pontos negativos
• Desempenho inferior ao das versões com motor turbo
• Preço do seguro em algumas regiões do Brasil
• Ar digital, bancos de couro e teto solar apenas em carros com pacotes opcionais
Volkswagen Golf Comfortline 1.6 MSI – Preços na Tabela Fipe
Linha 2016
• Golf Comfortline 1.6 MSI MT – R$ 75.558
• Golf Comfortline 1.6 MSI AT – R$ 76.125
Por Guilherme Silva
