Nova Fiat Strada: os principais problemas, segundo os donos

A líder absoluta de vendas tem fama de robustez, mas também questões que envolvem suspensão, rolamentos e infiltração d’água
FG
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25.02.2022 às 12:13 • Atualizado em 28.02.2022
A líder absoluta de vendas tem fama de robustez, mas também questões que envolvem suspensão, rolamentos e infiltração d’água

Ela é suprema em seu segmento - e inquestionável. A Strada tem números de sobra para se orgulhar. Além de ser a mais vendida entre as compactas, também é a picape e o comercial leve mais emplacado do país nas últimas duas décadas. 

Ano passado ainda acumulou o título de veículo mais comercializado do Brasil. Justamente por ter tantas honrarias, estrela a série da Mobiauto sobre os “principais problemas, segundo os donos”.

A Strada é um fenômeno de vendas por várias razões. Primeiro, pela fama de “pau para toda a obra”. Tem boa capacidade de carga, caçamba com volume interessante, jogo de suspensão robusto e custo de manutenção moderado. A variedade de versões também ajuda nas vendas.

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São seis configurações desta segunda geração lançada em 2020, entre cabine simples e dupla, com preços entre R$ 90.990 e R$ 116.990. O motor 1.4 8V Fire ainda resiste na opção mais básica Endurance, mas o restante da linha usa o moderno 1.3 Firefly de quatro cilindros. As mais caras, inclusive, receberam recentemente a transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.

A líder absoluta de vendas tem fama de robustez, mas também questões que envolvem suspensão, rolamentos e infiltração d’água

Além disso, a Fiat faz a sua parte. Oito em cada 10 Strada negociadas são para vendas diretas (frotistas, empresas, locadoras etc). Paralelamente a isso, a marca sempre agregou à picape compacta uma aura de pioneirismo. Ela foi a primeira a ter opção de cabine estendida entre as compactas e, posteriormente, cabine dupla e quatro lugares - e de oferecer três portas.

Tem mais. Até hoje foi a primeira e única da categoria a ter bloqueio do diferencial dianteiro - o Locker, que equipava as variantes Adventure entre os anos 2000 e 2010. Na renovação da linha no primeiro semestre de 2020, em meio à chegada da pandemia ao Brasil, ainda estreou uma configuração quatro portas e cinco lugares, também única no segmento.

Como todo carro, tem seus problemas. E quase dois anos após seu lançamento, a segunda geração da Strada mostra defeitos recorrentes. Mobiauto fez uma pesquisa no site do Reclame Aqui e em fóruns com donos da picape e levantou queixas em relação a suspensão, rolamentos, câmbio e infiltração na cabine. A boa é que grande parte dos problemas foi respondido pela Fiat, ou está em andamento. E alguns foram resolvidos.

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Também, nada que pareça abalar as vendas da Strada. A chegada da segunda geração, mais cara, e nem mesmo a falta de veículo para entrega - a fila de espera pelo modelo chegou a 120 dias no ano passado - arrefeceram o ritmo de emplacamentos da picape compacta feita em Betim (MG).

Suspensão

A líder absoluta de vendas tem fama de robustez, mas também questões que envolvem suspensão, rolamentos e infiltração d’água

Donos de Fiat Strada ainda dentro da garantia e com menos de 20 mil km reclamam muito de ruídos na suspensão, no lado direito. Entre as queixas, barulhos fortes e similares a peças soltas e de contato entre partes metálicas.

Segundo os relatos, alguns carros tiveram o problema resolvido com a abertura de serviço na concessionária. Em outros, o defeito persiste, mesmo em casos de modelos que estiveram por três vezes na revenda para conserto.

Relatos: Caso 1, Caso 2 e Caso 3

Rolamento

Ruídos constantes vindos das rodas traseiras são outra fonte de dor de cabeça para os proprietários da Strada. O diagnóstico é invariavelmente o mesmo: desgaste prematuro dos rolamentos, já que os casos envolvem unidades da picape com quilometragem abaixo de 20 mil. Boa parte das ocorrências foi respondida e/ou solucionada.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4 e Caso 5

Caixa de câmbio

A líder absoluta de vendas tem fama de robustez, mas também questões que envolvem suspensão, rolamentos e infiltração d’água

É preciso ficar atento também a problemas no câmbio desta Fiat Strada de segunda geração. Desde ruídos e trepidações, até dificuldades nos engates das marchas, em especial da ré. Há caso, porém, da transmissão que travou na segunda marcha.

Relatos: Caso 1 e Caso 2

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Falta de peças

Problema crítico atualmente da linha Strada é quanto à escassez de componentes de reposição. São muitas as queixas de falta de peças para fazer reparos simples - como a troca da fixação do estepe - e até para atender a um dos recalls (veja mais abaixo) que envolveram esta nova geração. Algumas reclamações foram respondidas.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

Infiltração

A líder absoluta de vendas tem fama de robustez, mas também questões que envolvem suspensão, rolamentos e infiltração d’água

Esse talvez seja o problema mais crônico da Strada. São vários os depoimentos de proprietários da picape compacta que apontam problemas de entrada de água na cabine em dias chuvosos - tem gente, inclusive, que diz que não sai com o carro quando chove forte. 

De acordo com os relatos, o problema de entrada de água é mais recorrente pela porta do carona. No site do Reclame Aqui, muitos casos ainda não foram respondidos.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

Vidros elétricos

Vidros que não fecham e ficam abertos são outras queixas comuns nos clubes de donos da Strada e também no Reclame Aqui. Os proprietários relatam que a janela trava em algumas situações. Outros dizem que só percebem o problema depois que estacionam.

Relatos: Caso 1, Caso 2 e Caso 3

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Recalls

Desde o lançamento no primeiro semestre de 2020, a Fiat Strada já teve dois recalls. O primeiro foi aberto em junho do ano passado para troca do batente das portas traseiras das versões cabine dupla ano/modelo 2021.

O chamado mais recente foi em dezembro. Foram convocadas as picapes 2021/22 para verificação e substituição da bomba de combustível.

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