Nissan Versa: os principais problemas, segundo os donos

Sedan compacto conquistou consumidores brasileiros pelo espaço interno generoso, mas tem reclamações recorrentes em relação a motor, freios, suspensão e parte interna
JP
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04.12.2023 às 09:00
Sedan compacto conquistou consumidores brasileiros pelo espaço interno generoso, mas tem reclamações recorrentes em relação a motor, freios, suspensão e parte interna

O Nissan Versa tem pouco mais de uma década no Brasil. O sedan compacto caiu no gosto de muitos brasileiros que gostam de um carro espaçoso e confortável para o uso diário. Não à toa, tornou-se também queridinho de taxistas e motoristas de aplicativo

Além o espaço interno generoso, o Nissan Versa oferece um considerável conjunto de itens de série a um preço competitivo no segmento de sedans compactos, além de ter um custo de manutenção baixo em relação aos seus rivais.

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Na segunda geração, o Versa manteve a plataforma V, o motor 1.6 aspirado flex quatro-cilindros 16V (levemente recalibrado) e o câmbio CVT, todos elementos já presentes no modelo de primeira geração.

Apesar dos bons atributos, e de ter ficado muito mais bonito na segunda geração, o Nissan Versa tem sido um coadjuvante no mercado nacional desde que trocou a carroceria e passou a vir importado do México, em vez de ser produzido nacionalmente. Atualmente, vende menos que rivais como Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S e VW Virtus.

Quando o Nissan Versa chegou ao Brasil e quais são seus rivais?

A primeira geração do Nissan Versa chegou ao Brasil em 2011, importada do México. Portava o mesmo motor 1.6 aspirado flex usado até hoje, porém rendendo até 111 cv de potência. Três anos depois, o Versa foi reestilizado e passou a ser produzido na fábrica nacional da Nissan em Resende (RJ), junto do irmão de plataforma, o hatch March.

Na época, o Versa tinha como principais rivais, no cenário doméstico, modelos como Renault Logan e Chevrolet Cobalt, igualmente focados em custo-benefício, robustez mecânica e bom espaço interno.

A segunda geração do Nissan Versa chegou em 2020, com diversas mudanças, inclusive na aparência. O sedan voltou a ser importado do México, convivendo temporariamente com o modelo de primeira geração, que passou a se chamar V-Drive e ficou em linha por pouco tempo mais.

As linhas desajeitadas, quase grosseiras, deram lugar a um visual muito mais delgado e agradável, inspirado no SUV Kicks. A antena de rádio virou uma barbatana de tubarão e os retrovisores ganharem bases apoiadas na superfície das portas.

Na parte mecânica, o motor 1.6 aspirado passou a ter a mesma calibração do Kicks, rendendo inicialmente 114 cv de potência. Atualmente, após mais uma calibração, passou a render 110 cv de potência com gasolina e 113 cv com etanol, sendo 15,3 kgfm de torque máximo.

Nissan Versa 2024

Na linha 2024, o Nissan Versa passou por mais uma atualização visual. A dianteira recebeu um para-choque redesenhado, junto a uma grade frontal mais ampla. As versões disponíveis do Novo Nissan Versa 2024 são:

  • Sense (R$ 107.490)
  • Advance (R$ 115.890)
  • Exclusive (R$ 129.590)

Os principais problemas do Nissan Versa, segundo os donos

Confira quais são as falhas e problemas mais reportados por donos do Nissan Versa em fóruns na internet e no site Reclame Aqui.

1.       Ruídos e falhas de motor, suspensão e freios

O motor 1.6 acompanha o Versa desde seus primeiros passos no Brasil. Mesmo assim, ele é motivo de reclamação por parte dos donos que, na maioria das vezes, indagam a montadora sobre ruídos excessivos, ligados também à transmissão.

E não é só o motor que faz barulho no Versa, segundo os donos. A suspensão e os freios também aparecem com “zunidos” de vez em quando. Existem, ainda, reclamações sobre pane no motor de veículos da segunda geração do Versa.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6, Caso 7, Caso 8

2.       Trepidação do câmbio

O Nissan Versa conta com um câmbio automático CVT, que é motivo de algumas reclamações por parte de alguns donos. A maioria delas está relacionada à primeira geração do Versa. Nela,  segundo alguns proprietários, há uma trepidação fora do usual.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4

3.       Pintura descascando

Existem relatos comuns de donos de Versa da primeira geração sobre a pintura do carro estar "descascando" após alguns milhares de quilômetros rodados.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4 , Caso 5

Nissan Versa - Recalls

A Nissan realizou três recalls para o Versa, contando as duas gerações do automóvel.

1.       Sistema de ignição

Feito em setembro de 2018. Na ocasião, a Nissan solicitou que os donos de Versa com os chassis no intervalo de 94DBCAN17HB117190 a 94DBFAN17JB200839, não sequenciais, fossem à concessionária para inspecionar o sistema de ignição.

Em testes de laboratório, a montadora detectou a possibilidade de danos superficiais na mola do sistema do interruptores de ignição, devido a uma não conformidade no processo de fabricação. O problema poderia acarretar o desligamento repentino do motor com o carro em movimento.

2.       Parafuso de fixação do banco

Envolve chassis com intervalo não sequencial entre 94DBCAN17JB217802 e 94DBFAN17KB100193, fabricados em abril de 2018. O intuito é corrigir o posicionamento e, se necessário, fazer a troca do banco do passageiro dianteiro.

Isso porque a Nissan detectou a possibilidade de um dos quatro parafusos de fixação do banco do passageiro ter sido montado com torque abaixo do especificado. Essa condição poderia resultar na diminuição da força de ancoragem do banco do passageiro dianteiro durante uma colisão.

3.       Assistência de direção

O último recall do Nissan Versa foi feito em setembro deste ano, para chassis 3N1CN8AE0NL805999 - 3N1CN8AEXNL813446, fabricados entre julho e setembro de 2021, no México.

A fabricante identificou uma possível falha no processo de produção do sensor de torque da coluna de direção, que poderia resultar em perda intermitente de sinal. Essa condição gera o acendimento da luz de advertência no painel e, em casos extremos, pode levar à perda da assistência elétrica da direção.

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