Avaliação: Toyota Yaris Sedan 2023, sedan automático mais barato no Brasil

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar
Renan Rodrigues
Por
13.04.2023 às 08:35
Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar

Apesar da preferência da maioria pelos SUVs, os sedans ainda possuem um espaço relevante no mercado brasileiro. Quem há tempos figura nesse mercado é o Toyota Yaris Sedan, atual sedan automático mais barato do Brasil.

O Yaris Sedan 2023 se vale de uma surpreendente boa relação custo-benefício e da confiabilidade da marca japonesa para continuar relevante, mesmo sem mudanças muito significativas desde seu lançamento no país, em 2018.

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Visual do Yaris foi levemente reestilizado no ano passado

No ano passado, a família Yaris nacional, produzida em Sorocaba (SP), a partir da plataforma do veterano Etios, recebeu uma discreta reestilização, que não foi suficiente para deixar o sedan moderno a concorrentes que estão se mexendo para ganhar ou recuperar terreno.

Prova disso tem sido os últimos investimentos na renovação do Volkswagen Virtus, a inserção do câmbio CVT no Fiat Cronos e a chegada da nova geração do Honda City. Só que, com os aumentos de preços dos rivais, o Yaris assumiu o posto de ser o três-volumes com a configuração automática mais barata do Brasil.

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar
Lanternas são halógenas com guia de posição em LED

São R$ 97.990 cobrados pela versão XL 1.5 CVT, a mais básica da gama. Mais próximo a isso, apenas o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT, que sai por R$ 99.990. No entanto, a versão do Yaris que testamos foi a intermediária XS, de R$ 109.590.

Mas será que apenas o custo-benefício importa em um projeto que se mostra envelhecido perante os rivais? Separamos cinco motivos para você comprar e cinco para não comprar um Toyota Yaris Sedan. Confira abaixo. 

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar
Faróis são halógenos nesta versão, mas já com projetor e ajuste manual de altura do facho

Toyota Yaris Sedan 2023 - 5 motivos para comprar

1. Economia em consumo de combustível

A combinação do veterano motor 1.5 VVT-i aspirado flex ao câmbio automático CVT garante ao Yaris Sedan 2023 um bom consumo de combustível. Segundo o Inmetro, ele faz 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 13 km/l e 14,5 km/l.

Para efeitos de comparação, , o consumo do Cronos é de 9,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e 13,4km/l e 14,9km/l com gasolina. Já o novo Volkswagen Virtus TSI, que usa motor turbo, faz 8,7 km/l e 11 km/l com etanol e 12,4 km/l e 15,6 km/l na estrada com gasolina.

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar
Motor 1.5 VVT-i é veterano, mas um dos mais confiáveis do mercado

2. Conforto

Outro ponto favorável para o Yaris é o conforto de rodagem. A suspensão tem bom acerto, garantindo estabilidade e filtrando bem as imperfeições do solo. Ao contrário do grande rival, Honda City, o Yaris tem acerto de suspensão mais macio, o que privilegia o conforto a bordo. 

O câmbio automático também é acertado para esse fim. Apesar de se tratar de uma caixa automática do tipo CVT (continuamente variável), a transmissão simula sete marchas e possui aletas para fazer reduções e avanços manualmente, garantindo boa sensação ao dirigir e maior controle sobre o freio-motor.

3. Confiabilidade

Talvez o maior mérito da Toyota tenha sido criar a fama de inquebrável. Obviamente, nem tudo é perfeito, como mostramos nesse texto sobre os defeitos mais comuns segundo os donos. Ainda assim, o Yaris nunca apresentou graves falhas crônicas no projeto. É uma opção para não ter dor de cabeça. 

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar
Bancos dianteiros da versão XLS, a de topo. Na XS, o revestimento em couro sintético é parcial

4. Espaço interno

Com 4,42 metros de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, o Yaris Sedan oferece bom espaço para os ocupantes. A largura de 1,73 m limita um pouco o encaixe dos ombros na hora de levar três adultos no banco traseiro. O porta-malas de 473 litros está dentro do padrão da categoria.

5. Preço

Pode parecer loucura falar isso de um carro que parte de R$ 97.990 e custa R$ 109.590 na versão avaliada, a XS, mas o preço é um atrativo do Yaris Sedan. Ele tem a versão mais barata com câmbio automático do mercado nacional entre os três-volumes, e estamos falando de um Toyota!

Se partirmos para a versão XS e compararmos com as versões intermediárias de rivais, o Toyota perde apenas para o Fiat Cronos Precision, que é tabelado em R$ 107.890.

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar
Porta-malas tem 473 litros. Não é o maior do segmento, mas está na média e tem fundo praticamente plano

Toyota Yaris XS 2023 – principais itens de série

  • Sete airbags
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração
  • Rodas de liga leve aro 15
  • Assistente de partida em rampas
  • Faróis halógenos com projetor e ajuste manual de altura do facho
  • Luzes diurnas (DRL) em LED
  • Lanternas traseiras com guias de LED
  • Central multimídia de 7 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay (via cabo)
  • Sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters
  • Duas entras USB no banco traseiro
  • Ar-condicionado automático digital
  • Computador de bordo com tela digital monocromática de 4,2 polegadas
  • Rodas de liga leve de 15 polegadas 
  • Bancos revestidos parcialmente em couro sintético
  • Volante e portas revestidos em couro sintético
  • Paddle Shift
  • Chave presencial
  • Sistema de pré-colisão (alerta sonoro e auxílio na frenagem)
  • Alerta sonoro de evasão de faixa

Leia também: Toyota Yaris hatch e sedan: os principais problemas, segundo os donos

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar

Toyota Yaris Sedan 2023 - 5 motivos para não comprar

1. Visual

Apesar de representar um avanço visual em relação ao Etios, com quem compartilhava motores e plataformas, o visual do Yaris nunca foi muito elogiado. Suas linhas remetem a carros da década passada. 

A reestilização recente não alterou em nada essa essência e o Yaris destoa bastante dos demais carros da Toyota. Comparando com os rivais, todos estão com visuais mais alinhados às expectativas do mercado. 

2. Projeto antigo

Apesar de ter chegado ao Brasil em 2017, já como linha 2018, essa geração do Yaris existe nos mercados asiáticos desde 2012, quando já estava uma geração atrás da Europa. O velho continente ainda ganhou uma outra geração. 

Até mesmo a Ásia ganhou novidades recentemente. O Yaris sedan agora é vendido na Tailândia em uma nova geração com direito a motorização híbrida. Essa nova geração é especulada para o Brasil.

3. Acabamento 

O acabamento e o desenho da cabine do Yaris também refletem sua idade. Os materiais utilizados são simples, com exceção da parte interna da porta, que uma parte possui revestimento em couro. 

Outro ponto que deveria ter sido revisto é o comando satélite do piloto automático. Há espaço no volante para transferir essas funções. 

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar
Painel da versão de topo, XLS. A XS perde poucos itens em relação a ela

4. Desempenho

O motor 1.5 aspirado oferece um desempenho apenas razoável. São 110 cv e 14,9 kgfm de torque. São necessários 12 segundos para chegar aos 100 km/h. Como falamos anteriormente, o câmbio automático do tipo CVT prioriza o conforto ao rodar. 

Além disso, o torque máximo aparece em rotações mais altas, exigindo que o motorista pressione mais o acelerador para que o sedan desenvolva velocidade.

5. Conectividade

Outro problema é a central multimídia. Apesar da tela de 7 polegadas ter conexão com Apple CarPlay e Android Auto, a usabilidade é ruim. A tela demora a responder aos comandos e chegou a travar algumas vezes durante o nosso uso. 

Enquanto isso, o rival mais história, o Honda City, possui conectividade sem fio para os smartphones e aplicativo para controles a distância. O Honda MyConnect, antecipado pela Mobiauto em março do ano passado, traz um chip de dados instalado no momento da produção do veículo, que permita a instalação de Wi-Fi a bordo e a execução de recursos remotos via aplicativo de celular.

Testamos a versão intermediária, XS, de R$ 107.890. Veja cinco pontos em que ele vale a aquisição e outros cinco para não comprar

Toyota Yaris XS 1.5 AT 2023 - Ficha técnica

Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 105/110 cv a 5.600 rpm
Torque: 14,3 / 14,9 (G/E) kgfm a 4.000 rpm
Peso/potência: 10,2 kg/cv
Peso/torque: 75,5 kg/kgfm
Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: não divulgada

Dados técnicos: direção elétrica, suspensão independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambores (traseira), 11 m de diâmetro de giro, 150 mm de vão livre do solo, ângulo de ataque, ângulo central e ângulo de saída não divulgados. 

Dimensões: 4.425 mm de comprimento; 2.550 mm de entre-eixos; 1.730 mm de largura; 1.490 mm de altura; 473 litros de porta-malas; 45 litros do tanque de combustível; 1.130 kg de peso em ordem de marcha; 425 kg de carga útil; pneus 185/60 R15; estepe temporário 125/70 R16.

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