Jeep Grand Cherokee 4xe antecipa detalhe dos novos Compass e Commander
O Jeep Grand Cherokee 4xe, de quinta geração chegou ao Brasil na última semana por R$ 569.990. Apesar da discrição, presente tanto na quantidade de veículos disponíveis – apenas 150 unidades, como no número de lojas que irão vendê-lo – 80 pontos Jeep estarão credenciados -, e na paleta de cores – branco, prata, cinza e preto -, o SUV de grande porte antecipa uma importante novidade para Compass e Commander nacionais.
E não, não estamos falando do motor 2.0 Hurricane 4, também usado pela Ram Rampage e que em breve deve ingressar na gama tanto do Commander 2024 quanto do Compass 2024. A outra novidade do novo Grand Cherokee 4xe que será replicada em seus primos menores é visual.
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Aos olhares menos treinados, a dianteira do Grand Chreokee 4xe 2024 se assemelha bastante à do Commander. De fato, vários elementos do SUV de sete lugares nacional foram inspirados no híbrido importado. No entanto, uma diferença de ângulo pode te fazer achar um mais parrudo que o outro.
Isso graças à grade do Grand Cherokee. Ela não mudou o estilo, ou seja, mantém as tradicionais sete barras que identificam todos os Jeep ao longo dos 82 anos de história. No entanto, adotou um ângulo negativo de inclinação, o que deixou a frente do SUV mais bicuda e musculosa. E esse padrão chegará aos modelos nacionais.
Repare bem: no Renegade, a grade é convexa. No Compass, ela é inclinada positivamente de cima para baixo, com a base inferior mais próxima à ponta do carro. No Commander, a grade é quase reta, mas forma um pequeno ângulo para dentro do capô na parte superior.
No Grand Cherokee, a grade adota o ângulo exatamente contrário ao do Commander. Portanto, a parte superior da grade está mais proeminente, enquanto a parte inferior, que se conecta ao para-choque, inclina-se para dentro.
Segundo a Jeep, essas mudanças chegarão aos demais SUVs da marca no futuro, incluindo os nacionais Renegade, Compass e Commander. Essa alteração, apesar de pequena, deixa a dianteira com aparência mais robusta, algo que sempre foi associado à Jeep.
O Compass deve ser o primeiro a receber a mudança em sua próxima geração, prevista para ser revelada em 2025 e que adotará a plataforma CMP de Peugeot e Citroën.
Já Renegade e Commander devem aderir ao padrão em suas próximas reestilizações, previstas para ocorrer também entre 2025 e 26. Até o Jeep Avenger, futuro SUV de entrada da marca, que chega também até 26, conta com os gomos da grade levemente inclinados negativamente em sua base, tal qual o Grande Cherokee 4xe.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.