Jeep Grand Cherokee 4xe volta com motor da Rampage híbrido que faz 19 km/l

Vendido somente com motorização híbrida, SUV será o maior e mais caro da Jeep no Brasil, virá recheado de telas e terá preço de Porsche
Renan Rodrigues
Por
09.10.2023 às 09:00
Vendido somente com motorização híbrida, SUV será o maior e mais caro da Jeep no Brasil, virá recheado de telas e terá preço de Porsche

Prometida há tempos, a quinta geração do Jeep Grand Cherokee finalmente desembarcou no Brasil. O SUV grande, que será oferecido em versão única, 4xe, com motorização híbrida plug-in, terá apenas 150 unidades comercializadas neste ano e preço tabelado em R$ 569.990.

Por conta da quantidade reduzida de unidades disponíveis, o Jeep Grand Cherokee 4xe 2024 estará disponível em apenas 80 lojas da marca no Brasil. Esses são os pontos qualificados para a manutenção do sistema híbrido e, por isso, serão os únicos a venderem o Grand Cherokee no mercado brasileiro.

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Como você pode imaginar, o Grand Cherokee chega para ocupar o topo da gama, consideravelmente acima do Commander. Apesar disso, o SUV leva apenas cinco passageiros. A variante de sete lugares, Grand Cherokee L, não tem previsão para chegar ao Brasil, pelo menos por enquanto.

Como é o Jeep Grand Cherokee 4xe

Visualmente, o Grand Cherokee 4xe guarda várias referências às gerações anteriores. De perfil, os três blocos de vidros laterais são características que passaram entre as gerações, enquanto as rodas de 20 polegadas também remetem a modelos anteriores.

As linhas gerais da carroceria, retas e com poucos vincos, são representações do estilo original do Grand Cherokee. Na traseira, as lanternas são afiladas, combinando com os faróis, mas há uma régua interligado as extremidades.

No interior, há semelhanças com os irmãos menores, especialmente nas linhas gerais do painel. No entanto, a central multimídia vem alocada em uma posição mais baixa, sem ficar pendurada no centro do painel.

Destaque para a quantidade de telas. Ao todo são quatro, somando mais de 50 polegadas. Além das tradicionais, central multimídia e quadro de instrumentos, o Grand Cherokee 4xe  possui um head-up display, tela multimídia para o passageiro dianteiro e retrovisor interno digital, todos em telas com cerca de 10 polegadas cada.

Por outro lado, o acabamento é mais luxuoso que o de um Compass ou Commander. Há materiais mais nobres, com destaque para imitação de madeira. Apesar de cores como caramelo e branco estarem em alta para interiores, a Jeep oferecerá o Grand Cherokee somente com acabamento preto no Brasil. Opção pela sobriedade.

Motor da Rampage eletrificado

O Jeep Grand Cherokee 4xe chega ao Brasil combinando o motor 2.0 Hurricane 4, quatro-cilindros 16V turbo a gasolina com injeção direta de combustível e ciclo Miller, de 274 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, a outro elétrico de 136 cv e 27,5 kgfm, formando uma potência combinada de 380 cv e um torque combinado de 64,9 kgfm.

Sim, estamos falando do mesmo motor da Ram Rampage, porém eletrificado. O Grand Cherokee é um híbrido plug-in (PHEV), com recarga externa, e promete superar os 19 km/l em consumo. Nada mau para um SUV com quase 2,5 toneladas. O câmbio é automático de oito marchas fornecido pela ZF e a tração, 4x4.

Sistema 4xe diferente do Compass

Ao ver a inscrição 4xe, que indica os SUVs híbridos com tração nas quatro rodas da Jeep, pode-se pensar que a arquitetura mecânica é igual ao do Jeep Compass, mas não é bem assim.

A diferença está no conceito e na disposição das peças que formam o conjunto. No Compass, há um propulsor a combustão tracionando as rodas dianteiras e um elétrico sobre o eixo traseiro. No Grand Cherokee, o motor elétrico de tração fica dentro da caixa de transmissão.

Assim, a central eletrônica alterna entre o motor a combustão e o elétrico a entrega de torque para o sistema de transmissão, que é uma evolução das versões convencionais, com direito a cardã e diferencial traseiro.

Com toda essa engenharia, o Grand Cherokee, apesar do seu porte, consegue fazer 19,3 km/l, segundo o Inmetro. Claro, esse consumo é possível combinando as duas motorizações. Caso você utilize apenas a combustão, o consumo ficará na casa dos 8 km/l, sempre considerando gasolina na cidade.

No entanto, como o sistema de medição do Inmetro é consideravelmente mais pessimista que o europeu, a autonomia elétrica é de apenas 29 km, enquanto fora do país a Jeep divulga capacidade para rodar 50 km com a recarga.

O banco de baterias tem 17,3 kWh brutos 15 kWh líquidos de capacidade. Com tensão máxima de 400 Volts, ele permite apenas recarga lenta, do tipo AC (corrente alternada), com potência máxima de 7,2 kW via wallbox. Em um carregador Tipo 2, é possível preencher toda a carga em cerca de 2 horas e meia.

Espaço de sobra

Com 4.914 mm de comprimento e 2.964 mm de entre-eixos, o Grand Cherokee obviamente oferece espaço de sobra. Cinco adultos viajam com folga, inclusive considerando o espaço para ombros, uma vez que são 1.968 mm de largura.

O porta-malas comporta 580 litros e passa longe das polêmicas envolvendo Renegade e Compass pelas suas respectivas capacidades.

Uma questão de status

O Jeep Grand Cherokee, no século passado, quando desembarcou no Brasil, era tido como carro de jogador de futebol. O início das importações e seu preço contribuíam para esse feito. No entanto, agora as coisas são diferentes.

O mercado tem diversas marcas, incluindo de luxo, e é neste filão que o Jeep Grand Cherokee quer se meter. Os R$ 569.990 pedidos pela Jeep permitem ao consumidor comprar um Volvo XC90 ou até um Porsche 718, que obviamente tem uma proposta diferente, mas se apertar para os R$ 690 mil, leva um Cayenne híbrido para casa. 

Claro, o custo do Cayenne é consideravelmente mais caro para o bolso do consumidor comum, mas para quem paga mais de R$ 500 mil em um carro, a diferença já não é tão grande, uma vez que os R$ 120 mil de distância representam pouco mais de 20% do valor do Jeep.

Primeiras impressões

Durante o lançamento, a Mobiauto teve oportunidade de guiar por cerca de 10 km, em trajeto urbano e em um horário que o trânsito paulista não ajudou muito. De toda forma, compartilhamos abaixo nossas breves impressões.

O Grand Cherokee é um carro espaçoso, seja para pernas, ombros ou cabeças. Há espaço de sobra para cinco adultos, apesar que o passageiro central no banco traseiro sofrerá, uma vez que o encosto é também um porta-copos e, por isso, em um material mais desconfortável.

Jeep Grand Cherokee 4xe 2024 – Ficha Técnica

  • Motor: 2.0, turbo, dianteiro, transversal, quatro cilindros, gasolina, ciclo Miller, injeção direta de combustível, 16V, que trabalha junto com um motor elétrico de tração montado dentro do câmbio e um motor elétrico gerador
  • Motor elétrico: dianteiro, posicionado dentro da caixa de transmissão
  • Potência motor a combustão: 272 cv a 5.250 rpm
  • Torque motor a combustão: 40,8 kgfm a 3.000 rpm
  • Potência motor elétrico: 136 cv
  • Torque motor elétrico: 25 kgfm
  • Potência combinada: 380 cv
  • Torque combinado: 64,9 kgfm
  • Peso/potência: 8,95 kg/cv
  • Peso/torque: 59,7 kg/kgfm
  • Câmbio: automático, 8 marchas
  • Tração: integral sob demanda
  • 0 a 100 km/h: 6,3 s
  • Velocidade máxima: 210 km/h
  • Bateria: íons de lítio, posicionada na traseira
  • Capacidade: 15 kWh (líquidos)
  • Recarga: até 7,3 kW trifásico com wallbox AC: 0 a 100% a 80% em 2h30
  • Autonomia PBEV: 29 km em modo elétrico
  • Consumo Inmetro: 19,3 km/l na cidade e 19,3 km/l na estrada
  • Dados técnicos: direção elétrica, suspensão independente com braços sobrepostos (dianteira) e independente multibraço (traseira), freios a discos ventilados (dianteira e traseira), diâmetro de giro 11,7 m, Cx 0,357, 200 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20,5°, ângulo central 16,3°, ângulo de saída 26,6°, carga útil 641 kg, pneus 265/50 R20
  • Dimensões: 4.914 mm de comprimento, 2.964 mm de entre-eixos, 1.968 mm de largura, 1.795 mm de altura, 580 litros de porta-malas, 72 litros do tanque de combustível, 2.466 kg de peso

Jeep Grand Cherokee 4xe 2024 – Itens de série

  • Oito airbags
  • Porta-malas elétrico
  • Banco elétrico para o motorista e passageiro com 8 ajustes de direção
  • Banco do motorista com memória
  • Bancos dianteiros e traseiro com aquecimento
  • Bancos dianteiros com resfriamento
  • Ar-condicionado digital dual zone
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Enter ‘n Go
  • Bancos com acabamento premium
  • Retrovisores externos elétricos, aquecidos, com memória, e rebatimento automático
  • Retrovisor interno eletrocrômico e digital
  • Comutação automática do farol alto
  • Acendimento automático dos faróis
  • Sensor de chuva
  • Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
  • Volante com ajustes elétricos de altura e profundidade e aquecido
  • Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
  • Vidros Acústicos
  • Cortinas nas janelas da segunda fileira
  • Teto solar elétrico e panorâmico Command View
  • Faróis full LED com assinatura em LED
  • Faróis de neblina em LED
  • Rodas diamantadas de liga leve 20" e pneus de 265/50 R20
  • Piloto automático adaptativo com Stop & Go
  • Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas, veículos)
  • Monitoramento de mudanças de faixa ativo
  • Monitoramento de pontos cegos e detecção de tráfego cruzado
  • Assistência de colisão em interseções
  • Câmera com visão 360 graus
  • Câmera Off-road
  • Sistema de lavagem da câmera de ré
  • Sensores de estacionamento frontal e traseiro
  • Controle de Descida e Controle de Subida
  • Controle de Pressão dos Pneus com alerta de pressão Painel de instrumentos full digital e HD de 10,25”
  • Central multimídia de 10.1” com navegação embarcada e personalização
  • Tela frontal exclusiva para o passageiro interativa de 10,25”
  • Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
  • Head-Up Display colorido de 10”
  • Espelho retrovisor digital
  • Sistema de som Premium de 506w (8 alto falantes + subwoofer)

Jeep Grand Cherokee 4xe 2024 – Vale a pena comprar?

O Jeep Grand Cherokee 4xe chega tentando recuperar o status de quando desembarcou a primeira vez por aqui. Para isso, chega muito equipado, com bom desempenho e consumo relevante para seu porte. E com uma pegada 4x4 que talvez nenhum Porsche, Audi, BMW ou Mercedes-Benz entreguem.

Ele possui todos os equipamentos de rivais de marcas de luxo e acabamento no nível dessas marcas, mas ainda falta algo. Talvez o status.

Isso posto, a compra de um Jeep Grand Cherokee 4xe parece se justificar mais na tradição de robustez e off-road da marca. Ainda que seja um modelo que carrega uma bonita história, o SUV chegou com preço muito elevado, especialmente se comparado aos SUVs híbridos PHEV de GWM e BYD. Talvez a tentativa de brigar com a Porsche não seja o melhor caminho para ele.

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