Honda ZR-V 2024: tudo que sabemos do SUV do Civic

SUV chegará ao Brasil no próximo mês posicionado entre HR-V e Civic
Renan Rodrigues
Por
28.09.2023 às 08:55
SUV chegará ao Brasil no próximo mês posicionado entre HR-V e Civic

O Honda ZR-V está chegando ao Brasil. Depois de uma grande reformulação em sua gama de produtos, tirando de linha Fit e WR-V, além de apresentar as novas gerações de City e HR-V, a Honda se prepara para voltar a oferecer um SUV médio no Brasil, mais precisamente um compacto-médio, como Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross.  

E a Mobiauto resumiu abaixo tudo que sabemos sobre o modelo. Por exemplo, afirmamos há ao menos nove meses que ele não terá a motorização híbrida disponível em nosso mercado. O conjunto em questão associa o 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson com 143 cv e 19,1 kgfm a um propulsor elétrico de 184 cv de potência e 32,1 kgfm de torque. É o mesmo conjunto do Civic e:HEV, onde, na maior parte do tempo, o motor a combustão é usado apenas para gerar energia para o motor elétrico. 

Você também pode se interessar por:

Quando o Honda ZR-V chega?

Como o modelo já está desembarcando no Brasil, confome mostramos neste outro texto, espera-se que o novo ZR-V chegue às lojas brasileiras até outubro. O SUV virá importado do México, o que significa que poderá ser trazido com muito mais facilidade e em lotes mais generosos do que o Civic Hybrid, vindo da Tailândia. Seu posicionamento de preço também será mais acessível, o que ajudará a formar um volume maior de vendas.

Diferentemente do próprio Civic, da nova geração do Accord e do SUV médio CR-V, todos a serem vendidos com a peculiar motorização híbrida e:HEV, já explicada neste artigo, o ZR-V trará um trem de força convencional a combustão. Nem mesmo um propulsor turbo ou com injeção direta de combustível teremos.

Nada de híbrido para o Honda ZR-V


Seu motor será um 2.0 aspirado a gasolina com injeção indireta, que rende 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. Ele virá acoplado a um câmbio automático do tipo CVT. Em outros países, o ZR-V chega a ser oferecido com tração integral, mas sua configuração aqui no Brasil deve ser apenas com tração 4x2 dianteira, o que aliviará o peso e o preço do carro.

Qual o porte do Honda ZR-V


Em termos de tamanho, o ZR-V possui 4.570 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.620 de altura e 2.650 mm de entre-eixos. Seu porte, assim, se assemelha ao do Toyota Corolla Cross, que mede 11 centímetros a menos em comprimento, mas é só 1,5 cm mais estreito em largura e 1 cm menor em entre-eixos, e tem a mesma altura.

Apesar de ser substancialmente mais comprido e ter jeitão quase de uma perua anabolizada, o Honda ZR-V chegará com o menor porta-malas do segmento, 380 litros, abaixo dos 440 l do Corolla Cross, dos quase 500 litros do VW Taos e até dos 410 litros do Jeep Compass.

Itens do Honda ZR-V herdados do Civic

E se você está se perguntando, afinal, qual o elo entre o ZR-V e o Civic G11, ele está na plataforma, o que significa que o SUV compartilha com o sedan médio diversos componentes de acabamento interno. Ou seja, muito do que deveríamos ver no novo Civic Hybrid, mas não podemos pois quase não existem unidades dele em nosso mercado, estará em seu irmão.

Por exemplo, volante, painel, quadro de instrumentos digital, manopla de câmbio, retrovisor interno, a estrutura dos bancos dianteiros e a central multimídia flutuante são os mesmos nos dois modelos.


O acabamento possui boa dose de elementos suaves ao toque no painel, no console central e nas guarnições das portas. O interior se notabiliza, ainda, pelo assoalho plano e um espaço interno que tem sido elogiado entre a mídia especializada de outros países.

Além de cluster e ar digitais, freio de estacionamento eletrônico, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o ZR-V virá equipado com o pacote Honda Sensing, ADAS (segurança semiautônoma) da marca japonesa, completo. Também estará munido do sistema My Honda Connect, que permite conectividade com o veículo via aplicativo de celular.

Preço do Honda ZR-V

Obviamente, a Honda ainda não deu pistar do preço do inédito ZR-V. No entanto, bem equipado e dispostos a ocupar um posto acima do HR-V, que já esbarra nos R$ 200 mil, não é difícil supor o preço do modelo.

Ele será o elo entre HR-V e Civic na gama da Honda, protanto, deve partir de aproximadamente R$ 220.000 e chegar a cerca de R$ 250.000. Ele deve ser comercializado em duas versões de acabamento: Sport, a das imagens, com apelo mais esportivo, e Touring, com visual mais sofisticado.

Imagens: Divulgação/Honda

Comentários