Honda Civic Type R 2023, o hot hatch de 300 cv em 11 detalhes arrebatadores

Hot Hatch do Civic de 11ª geração chega beirando os 300 cv, como o carro de tração dianteira mais rápido já criado. Por aqui, será (muito) exclusivo
Renan Bandeira
Por
05.06.2023 às 11:00
Hot Hatch do Civic de 11ª geração chega beirando os 300 cv, como o carro de tração dianteira mais rápido já criado. Por aqui, será (muito) exclusivo

Mais rápido, mais exclusivo e mais caro. Tudo isso conta um pouco do novo Honda Civic Type R, que acaba de ser lançado em nosso mercado. Depois de uma série de ensaios para a chegada da versão mais esportiva do modelo nos últimos anos, a configuração enfim está no Brasil, mas será limitada a 100 unidades, que devem ser vendidas até o fim deste ano.

O primeiro lote será vendido por R$ 434.990 e é composto de 17 unidades. As demais unidades virão depois, custando R$ 429.990. Ficarão mais baratas por perderem o alerta de tráfego cruzado traseiro, item que será exclusivo dos exemplares iniciais.

A versão mais esportiva do Civic nunca havia sido vendida no Brasil, que se contentava com a Si. Agora, chega com um poderoso motor 2.0 turbo a gasolina de quase 300 cv de potência e mais de 40 kgfm de torque, aliado a um câmbio manual de seis marchas para conquistar os fãs da marca, e ainda colocar uma pedra no sapato da Toyota, que trará o GR Corolla em breve ao Brasil.

A Mobiauto foi convidada pela Honda para conhecer o modelo e testá-lo no Autódromo Veloccita, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, e conta todos os detalhes agora.

Honda Civic Type R 2023 - Preço: R$ 434.990

11 detalhes matadores do Civic Type R

1)      Visual chamativo: um bom esportivo chama atenção pelo seu visual, e com o Civic Type R não é diferente. A versão aposta em para-choques robustos, com grandes tomadas de ar, e saias por todo o perímetro da carroceria, deixando o visual ainda mais agressivo e baixo. O que mais chama atenção, claro, são as rodas de 19 polegadas com pneus de perfil baixo, o escapamento traseiro com três saídas e um grande aerofólio traseiro.

2)      Acabamento: por dentro, o vermelho é a cor que mais chama atenção. Os bancos recebem essa cor e revestimento em alcântara. Já o banco traseiro é preto e em couro, mas as costuras também são vermelhas, assim como a dos cintos de segurança. Todas as superfícies de portas e painel são macias ao toque, enquanto console central e manopla de câmbio são de alumínio.

3)      Banco que abraça o motorista: o acabamento em alcântara, por si, já prende um pouco mais o motorista ao assento, mas os bancos dianteiros do Civic Type R são esportivos, têm laterais maiores que limitam bem a movimentação do tronco e das pernas do condutor, que ajuda bastante a mantê-lo sempre na mesma posição.

4)      Volante que não escapa: assim como os bancos, o volante tem acabamento em alcântara. Além de não fazer a mão suar e escorregar tanto quanto o couro, tem mais aderência e prende mais que outros revestimentos.

5)      Câmbio manual preciso: o Civic Type R tem câmbio manual, o que deixa a brincadeira ainda mais divertida. São seis marchas e engates precisos, com alavanca curta, e com passagem da quarta para quinta marcha quase que em linha reta. Para dirigir em pista é um ponto louvável.

6)      Ronco diferenciado: o escapamento sai do motor e vai até a traseira quase em linha reta. São três ponteiras de saída, que garantem um ronco aproximado ao dos lendários Civic V-TEC aspirados. Dentro da cabine, o som é ainda mais alto e instiga o condutor a acelerar.

7)      Estável e bom de curva: apenas 1,40 m de altura, quase 1,90 m de largura e quase grudado ao solo. Essa é uma parte da receita do Type R para colar ao chão. A suspensão é independente nos dois eixos. Com esse conjunto, mais rodas com banda de rodagem larga (embora a fabricante não tenha informado a tala), o Type R gruda no chão e passa com facilidade pela prova de slalon, e contorna curvas com maestria, mesmo a altas velocidades.

8)      Acelera firme, mas ninguém sabe o 0 a 100: a Honda tampouco divulga os dados de 0 a 100 km/h, mas o Type R é rápido a ponto de se tornar o carro de rua mais rápido do mundo com tração dianteira, cravando 7m44s881 no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. O motor 2.0 turbo a gasolina de 297 cv de potência e 42,8 kgfm de torque é forte nas acelerações e retomadas.

9)      Chefe de equipe na central multimídia: o Civic Type R é brinquedo de gente grande, principalmente para quem gosta de correr em autódromo aos finais de semana. A central multimídia carrega o software LogR, que é uma espécie de chefe de equipe virtual. Com a pista cadastrada na plataforma, ele estuda a volta do condutor, indicando como ele pode melhorar frenagens, acelerações e entradas em curva. Além disso, o motorista (ou seria piloto?) pode compartilhar dados de desempenho com outros proprietários do hatch, a fim de iniciar uma competição.

10)   Painel estilo F1: quando o modo +R é acionado, o quadro de instrumentos muda o visual para um estilo pista, com conta-giros de luzes horizontais na parte superior. Ele se torna uma espécie de guia para o condutor trocar as marchas no tempo certo, mantendo torque e potência em entrega máxima.

11)   Controle de estabilidade e tração amigável: o sistema deixa o motorista entrar firme nas curvas e atua sutilmente quando o hatch começa a escapar demais. Ou seja, não é tão intrusivo quanto em outros modelos, o que também agrada.

Honda Civic Type R 2023 - Ficha técnica

Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, a gasolina, comando de válvulas no cabeçote, injeção direta de combustível, taxa de compressão 9,8:1
Potência:
297 cv a 6.500 rpm

Torque: 42,8 kgfm a 2.600~3.500 rpm
Peso/potência: 4,88 kg/cv
Peso/torque: 33,9 kg/kgfm
Câmbio: manual, seis marchas
Tração:  dianteira
0 a 100 km/h: não divulgado
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo (Inmetro): 8,8 km/l (G) na cidade e 11,1 km/l (G) na estrada.
Dimensões
Comprimento:
4.598 mm
Largura: 1.890 mm
Altura:
1.407 mm
Entre-eixos: 2.735 mm
Porta-malas: 337 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Peso: 1.451 kg
Dados técnicos:
Direção: elétrica progressiva
Suspensões: McPherson com duplo eixo (dianteira) e multlink (traseira)
Freios: a discos ventilados (dianteira e traseira)
Diâmetro de giro: não divulgado
Cx: não divulgado
Vão livre do solo: 123 mm
Ângulo de ataque  10,9º
Ângulo de saída 15,9º
Ângulo central não divulgado
Carga útil: 349 kg
Pneus: 265/30 R19

Honda Civic Type R 2023 - Equipamentos de série

  • 10 airbags;
  • Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros
  • Lembrete de não afivelamento dos cintos
  • Câmera de ré com linhas dinâmicas
  • Sensor de pressão dos pneus
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo
  • Sistema de frenagem autõnoma de emergência
  • Sistema de permanência em faixa
  • Sistema de mitigação de evasão de pista
  • Farol alto automático
  • Lanternas de LED
  • Faróis de LED
  • Sensor de chuva
  • Chave presencial
  • Partida por botão
  • Aerofólio com apoios de alumínio
  • Capô em alumínio
  • Ajuste de altura dos faróis
  • Multmídia de 9 polegadas com conexão de Android Auto e Apple CarPlay
  • Painel digital de 10,2 polegadas colorido
  • Modos de condução (Comfort, Sport, Individual, +R)
  • Ar-condicionado automático, digital e de duas zonas
  • Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
  • Vidros dianteiros elétricos e com função um toque
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Alavanca do câmbio em alumínio
  • Rodas de liga leve de 19 polegadas 

Vale a pena comprar o Honda Civic Type R?

A etiqueta acima de R$ 400.000 pode espantar, mas dentro do segmento de esportivos o Type R é, acredite se quiser, o mais barato. Um Porsche 718 Cayman, por exemplo, parte de R$ 535 mil, enquanto um Mercedes-Benz A35 AMG custa R$ 439.900.

Além disso, o Honda Civic Type R 2023 é um carro exclusivo, já que a Honda desconversou sobre a chegada de um novo lote no próximo ano, indicando que devemos receber apenas as 100 unidades previamente prometidas. É, ainda, um carro cheio de predicados, com visual arrojado, interior bem-feito e muito prazeroso ao dirigir. Se os R$ 430.000 não forem um problema para o seu bolso, a diversão estará garantida.


Comentários