Honda Elevate: SUV do City que faz 17 km/l é registrado no Brasil

SUV compacto da Honda tem motorização convencional, bebe menos com câmbio automático que equipado com manual e o consumo é de Corolla Cross híbrido
Renan Bandeira
Por
22.08.2023 às 09:24
SUV compacto da Honda tem motorização convencional, bebe menos com câmbio automático que equipado com manual e o consumo é de Corolla Cross híbrido

A Honda registrou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o Elevate, SUV compacto derivado da plataforma de City e City hatch. Mesmo usando um motor convencional a combustão, ele consegue fazer 17 km/l e é mais econômico com câmbio automático do que manual.

Desde que a marca japonesa deixou de vender o WR-V no Brasil, tem apostado as fichas apenas em SUVs maiores, como HR-V e os ainda vindouros ZR-V e CR-V, previstos para lançamento no fim deste ano em nosso mercado.

Já o Elevate é voltado a mercados emergentes e poderia ser uma boa opção para o nosso mercado, embora não tenha sido cogitado pela fabricante. O registrou no INPI, publicado nesta terça-feira (22), não significa efetivamente uma possibilidadede lançamento.

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Na Índia, onde foi apresentado primeiro, o Honda Elevate será rival de Hyundai Creta, Kia Seltos e Volkswagen Taigun (que é o nosso T-Cross). Para entender seu posicionamento, ele mede 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos.

O Honda HR-V vendido no Brasil atualmente tem 4.385 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.610 mm de entre-eixos. Ou seja, o Elevate é um pouco menor em comprimento, mais alto e entrega mais entre-eixos, o que pode refletir em um maior espaço interno. No entanto, suas dimensões muito similares às do HR-V podem explicar a falta de interesse dos japoneses pelo modelo aqui.

Analisando o visual, o Elevate é bem diferente do irmão maior já comercializado aqui. Tem sua própria personalidade e linhas inspiradas no CR-V, como grade robusta na dianteira e faróis interligados por uma peça cromada – isso já presente em todos os Honda atuais.

Na traseira, as lanternas têm design exclusivo, sendo horizontais e em formato de “J”, parecida com as que vemos na família HB20 reestilizada. Já a parte interna é mais a cara da família City, com cluster parcialmente digital de 7”, desenho do painel em cascata e central multimídia flutuante de 10,25”.

Honda Elevate: motorização

Nos mercados onde é vendido, o Honda Elevate traz sempre motorização 1.5 aspirada a gasolina de 122 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. Sim, é o mesmo motor que a dupla City utiliza no Brasil. Ele pode ser acoplado a uma caixa manual de seis marchas ou automática do tipo CVT, com simulação de sete velocidades. O mais curioso é que ele é mais econômico com o câmbio automático, algo diferente do que vemos comumente.

Nos padrões de medidas indiano, o SUV da Honda tem consumo médio de 15,3 km/l com câmbio manual e até 16,9 km/l com câmbio automático. Ou seja, bebe igual a alguns carros híbridos, como o Toyota Corolla Cross Hybrid, por exemplo, que faz 17 km/l na cidade com gasolina.

Se sua chegada ao nosso mercado é pouco provável , vale lembrar que o Honda Elevate deve receber versões híbridas nos próximos meses. Já que a Toyota lançará no Brasil o Yaris Cross Hybrid, como a Mobiauto contou neste outro artigo, ele bem que poderia ser uma arma da Honda para um embate na categoria de SUVs compactos eletrificados. Sonhar não custa.

Imagens: reprodução/Carscoops - reprodução/INPI

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