Novo Honda Civic Type R terá 330 cv para fazer o Corolla GR penar
A Honda ainda tenta fazer mistério, mas informações vazadas no fórum Civic XI acabaram com um dos principais segredos que ainda restam acerca da 11ª geração da família de médios: os dados de potência e torque do Civic Type R, configuração mais esportiva do modelo.
Já se sabia que o novo Civic Type R, oferecido sempre na carroceria hatchback, virá ao Brasil no ano que vem, algo inclusive confirmado pela marca japonesa. Virá para peitar o Toyota GR Corolla em uma briga de gente grande no mercado de hot hatches médios, que certamente fará o Chevrolet Cruze Sport6 RS chorar.
Também já era público que, em sua nova geração, o Type R aproveitaria o motor 2.0 quatro-cilindros 16V turbo VTEC a gasolina do antecessor, porém recalibrado. Agora, os dados revelados no Civic XI apontam para uma potência de 330 cv (a 6.500 rpm), sendo 42,8 kgfm de torque (entre 2.600 e 4.000 rpm).
São 10 cv e 2 kgfm a mais do que o Type R que compunha o Civic de décima geração. A notícia só não é perfeita porque o platô do pico de torque ocupará uma faixa menor, de 1.400 rotações, enquanto o antecessor mantinha força máxima entre 2.500 e 4.500 rpm.
Mais importante que isso, o novo Civic Type R será 26 cv mais potente e 5,1 kgfm mais “torcudo” do que o GR Corolla, que faz uso de um motor igualmente quatro-cilindros, 16 válvulas, turbinado, a gasolina e com injeção direta de combustível, porém de deslocamento menor, 1,6 litro. São 304 cv e 37,7 kgfm gerados pelo rival.
Leia também: Futura picape da GWM no Brasil pode ser esta V6 híbrida de 350 cv
Para melhorar, a sexta e última marcha do câmbio manual do Civic Type R G11 teve sua relação alongada de 4,111:1 para 3,842:1, o que significa uma maior elasticidade e velocidade final. Demais marchas mantiveram a mesma relação de outrora, assim como a taxa de compressão do motor foi mantida em 9,8:1.
Com essas novidades, mais ajustes na suspensão e ao sistema de direção, o esportivo da Honda já bateu o recorde de tempo de volta feito por um carro com tração dianteira no autódromo de Suzuka (aquele mesmo, que sedia o GP do Japão de Fórmula 1), e pretende fazer o mesmo em breve no “inferno verde” de Nürburgring Nordschleife (Alemanha).
Por outro lado, a ficha técnica indica que o esportivo pesará 1.430 kg, um ganho de 40 kg no comparativo com seu antecessor. Serão, ainda, 4.595 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.405 mm de altura e 2.735 mm de entre-eixos. Os pneus serão 265/30Z R19 e o raio de giro ficará em 5,9 m, indicando um diâmetro nada confortável de quase 12 m.
Você também pode se interessar por:
Carros muito legais que não venderam tanto quanto deveriam
Avaliação: Ram Classic, uma V8 brutamontes contra Hilux SRX e Amarok V6
Dodge Charger SRT vira elétrico, mas ainda faz mais barulho que V8
Jeep Gladiator, a picape em que até as caixas de som são portáteis
Jornalista Automotivo