Homem-de-Ferro? Empresa vende capacete com head-up display e câmeras “360°”

Equipamento de start-up americana basicamente acaba com a necessidade de retrovisores
AD
Por
01.05.2025 às 04:25
Compartilhe:
Equipamento de start-up americana basicamente acaba com a necessidade de retrovisores

Head-up display (ou HUD, na abreviação em inglês) é uma tecnologia que há décadas está no radar da indústria de motos e de carros. Trata-se da habilidade de projetar informações à frente da linha natural do campo de visão, seja do motorista ou do piloto, como uma expansão do painel de instrumentos. Se no mundo dos carros a tecnologia está consolidada e em expansão (com marcas aumentando cada vez mais o tamanho das projeções nos para-brisas e incluindo mais informações), nas motos o recurso ainda parece distante. Ou, parecia.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

A start-up americana Intelligent Cranium Helmets, baseada no estado da Virginia, lançou no primeiro trimestre deste ano uma linha de capacetes que, até agora, parece ser a tentativa mais bem sucedida de incorporar um HUD à viseira do equipamento. Se o produto ainda não é tão sofisticado quanto o do capacete do Homem-de-Ferro, ao menos traz recursos relevantes para a segurança, de maneira, aparentemente, bastante funcional.

Você também pode se interessar por:

Batizada de iC-R, a linha de capacetes da empresa traz embutida nos equipamentos três câmeras e sensores. Duas câmeras ficam na parte de trás do capacete, formando um campo de visão de 240° atrás do piloto, enquanto outra câmera de 1080p e 152° fica na parte da frente, gravando o que acontece à frente numa nuvem de 512 Gb de capacidade de armazenamento. Além disso, na parte interna da viseira invadindo o campo de visão, há um elemento transparente (não sabemos se de plástico, acrílico ou de vidro), com posição ajustável, que serve como o HUD.

Com todos esses dispositivos, o capacete é capaz de projetar no campo de visão do piloto as imagens das câmeras de trás, além de outras informações, como a proximidade de veículos nos pontos cegos (monitorados pelos sensores nas laterais do capacete) e navegação, por meio da conectividade com apps do smartphone do usuário. As imagens ficam dispostas à direita do olhar do piloto e possuem certa translucidez para obstruir ao mínimo a atenção, mantendo a funcionalidade.

Ou seja, ao utilizar o capacete, o piloto pode monitorar em tempo real e o integralmente tudo o que acontece atrás da moto, aumentando a área de observação do que ele teria com se contasse com os espelhos retrovisores.

Os capacetes iC-R da start-up partem de US$ 650, algo em torno de R$ 3.700 em conversão livre.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp