Substituta da CB 500X, nova Honda NX 500 tem mesmo motor e parte de R$ 45.800
A Honda anunciou a chegada da nova motocicleta NX 500 ao mercado brasileiro. O modelo foi desenvolvido para atender à crescente demanda por motocicletas versáteis, capazes de desempenhar múltiplas funções no uso urbano, rodoviário e em trilhas leves. A NX 500 substitui a CB 500X, mantendo algumas de suas características técnicas, mas incorporando atualizações em design, ciclística e eletrônica.
A NX 500 mantém o motor bicilíndrico DOHC de 471 cc da CB 500X, com oito válvulas e refrigeração líquida. A Honda afirma que o propulsor passou por ajustes para melhorar o desempenho, entregando 49,6 cv a 8.500 rpm e torque de 4,50 kgf.m a 7.000 rpm. Mas a real é que ele ficou menos potente e com menos torque.
Você também pode se interessar por:
- Ducati Multistrada V4S 2025 chegará com motor V4 de 170 cv ao Brasil
- Nova marca chinesa chega ao Brasil com moto que anda sozinha e scooters elétricas
- Yamaha lança nova XMAX 300 Connected no Brasil com painel conectado e motor de 300 cc
- CFMOTO vai estrear linha de motos no Brasil com a aventureira de 450 cc e 44 cv
A antiga CB 500X tinha 50,2 cv (cerca de 0,6 cv a mais que a atual) e era 0,04 kgfm mais torcuda. Mas a explicação para isso é simples: muitos motores da fabricante passaram por ajuste para emitirem menos poluentes e se adequarem ao Promot 5, o marco regulatório que visa diminuir a emissão de CO2 por parte dos veículos de duas rodas.
O câmbio é de seis marchas, com embreagem assistida e deslizante. O modelo também conta com o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), que gerencia a tração da roda traseira e pode ser desativado.
O chassi tubular de aço foi mantido, com alterações pontuais para melhorar a agilidade. A suspensão dianteira é uma Showa SFF-BP invertida de 41 mm, enquanto a traseira utiliza sistema Pro-Link com ajuste de pré-carga em cinco níveis. As rodas de alumínio fundido têm 19 polegadas na frente e 17 atrás, com pneus 110/80-R19 e 160/60-R17, respectivamente. Os freios contam com ABS, discos duplos de 296 mm na dianteira e um disco de 240 mm na traseira.
Desenho atualizado
O modelo adota um novo design com foco em funcionalidade. A iluminação é full-LED, com farol e lanterna traseira redesenhados para melhorar a visibilidade. O painel de instrumentos é uma tela TFT colorida de 5 polegadas, com tecnologia que reduz reflexos e melhora a leitura sob luz solar intensa. O painel é personalizável, com diferentes modos de exibição.
O banco foi redesenhado para facilitar a movimentação do condutor e o acesso ao solo, com altura de 834 mm. A posição de pilotagem foi ajustada para favorecer o conforto e a visibilidade. O tanque de combustível tem capacidade de 17,7 litros, o que amplia a autonomia.
"NX", muita história e herança off-road
A sigla NX é utilizada pela Honda desde os anos 1980 para designar modelos com capacidade para uso misto, incluindo off-road leve. A NX 500 segue essa tradição, sendo projetada para uso urbano, rodoviário e em trilhas leves. A proposta é atender tanto motociclistas iniciantes quanto usuários que buscam um modelo de média cilindrada com múltiplas aplicações.
A Honda NX 500 estará disponível nas concessionárias da marca a partir de junho de 2025. O modelo será oferecido nas cores Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado. O preço público sugerido para São Paulo (SP) é de R$ 45.800,00, sem incluir frete ou seguro.
A motocicleta conta com garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e assistência 24 horas (Honda Assistance). O plano de manutenção prevê revisões a cada 6.000 km ou seis meses, com a primeira revisão obrigatória aos 1.000 km ou seis meses.