Ducati Multistrada V4S 2025 chegará com motor V4 de 170 cv ao Brasil
A Ducati confirmou o lançamento da nova Multistrada V4S 2025 no Brasil. A chegada do modelo ao mercado nacional está prevista para setembro. A motocicleta da categoria big trail touring traz atualizações em diversos aspectos, incluindo painel, conectividade, motorização, ciclística e sistemas de segurança.
A Multistrada V4S 2025 mantém o motor V4 Granturismo de 1.158 cm³, com potência de 170 cv a 10.750 rpm e torque máximo de 12,7 kgfm a 9.000 rpm. O motor possui virabrequim contrarrotativo e relações de marcha ajustadas: a primeira marcha foi encurtada para melhorar o desempenho em trechos técnicos, enquanto a sexta foi alongada para reduzir o regime de rotação em velocidades de cruzeiro.
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Uma das novidades é a ampliação do sistema de desativação dos cilindros traseiros, que agora atua também durante a condução em baixa carga. O objetivo é reduzir o consumo de combustível em até 6% e as emissões. O sistema é automático e adaptado a todos os modos de pilotagem, com calibração específica por marcha. A motocicleta também conta com quick-shifter bidirecional.
O modelo utiliza quadro monocoque de alumínio e braço oscilante com novo ponto de fixação elevado. A suspensão é composta por componentes semiativos Marzocchi, gerenciados pelo sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS) Evolution. O sistema inclui sensor de posição no garfo dianteiro e funções preditivas que ajustam a resposta da suspensão em tempo real, conforme as condições da via.
A motocicleta incorpora ainda o Dispositivo de Rebaixamento Automático, que reduz eletronicamente a pré-carga do amortecedor traseiro em baixas velocidades, facilitando o apoio dos pés ao solo. O sistema Easy Lift atua nas válvulas hidráulicas das suspensões para suavizar o curso por até três minutos após a ignição ser acionada.
Tecnologias de segurança
A Multistrada V4S 2025 é equipada com radar frontal e traseiro, que permitem o funcionamento do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e do detector de ponto cego (BSD). A nova versão também inclui alerta de colisão frontal (FCW).
Outros sistemas eletrônicos incluem ABS com atuação em curvas, controle de tração (DTC), controle de empinadas (DWC), freio motor ajustável (EBC) e freio combinado com estratégias de atuação dianteira-traseira e traseira-dianteira, adaptando-se à carga transportada. O sistema Ducati Vehicle Observer (DVO) simula a integração de até 70 sensores para estimar com maior precisão a posição e massa da motocicleta.
A motocicleta oferece cinco modos de pilotagem: Sport, Touring, Urban, Enduro e Wet (para piso molhado). No modo Enduro, a potência é limitada a 114 cv, com ajustes específicos nos sistemas de tração, controle de empinadas e desativação do ABS na roda traseira.
O modelo adota novo conjunto óptico frontal com elementos em “X” e luzes de curva redesenhadas. O escapamento também foi modificado, com novo formato e sonoridade. As linhas da carenagem frontal foram inspiradas na Panigale V4.
A Multistrada V4S utiliza rodas raiadas de alumínio nas medidas 3,00 x 19” na dianteira e 4,5 x 17” na traseira, com pneus Pirelli Scorpion Trail II (120/70-19 na frente e 170/60-17 atrás). As rodas têm redução de peso de aproximadamente 2 kg em relação às rodas padrão.
O sistema de freios dianteiro conta com pinças monobloco radiais Brembo Stylema e discos duplos de 330 mm. Na traseira, há um disco único de 280 mm com pinça flutuante Brembo.
O painel da V4S é uma tela TFT de 6,5 polegadas com vidro mineral. A interface foi redesenhada e oferece conectividade com o aplicativo Ducati Connect, permitindo acesso a navegação GPS, chamadas e músicas. O controle é feito por joystick e botões no punho esquerdo.
A motocicleta possui dois pontos de carregamento: um compartimento ventilado com tomada para smartphone e uma tomada de 12V adicional.