Flagra: Kia EV6, elétrico de fazer Porsche tirar o chapéu, já está no Brasil
Durante o lançamento do SUV pequeno híbrido leve Stonic, em novembro do ano passado, o grupo Gandini, responsável pelas importações de modelos da marca coreana no país, prometeu uma grande ofensiva da marca nos segmentos de modelos eletrificados a partir deste ano.
Um dos produtos é a nova geração do SUV médio Sportage, que será híbrido e deve chegar no segundo semestre. Outro é o EV6, um crossover (talvez baixo demais para ser chamado de SUV) 100% elétrico que chegará ainda antes, provavelmente no fim do primeiro trimestre.
Com visual, desempenho e tecnologias de fazer qualquer Porsche tirar o chapéu, o EV6 já está homologado no Brasil e preparado para o lançamento. Tanto que a Mobiauto flagrou uma unidade do elétrico totalmente sem camuflagem sendo transportada em uma plataforma, provavelmente rumo a algum showroom.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
Motor de 240 cv
No exterior, o EV6 existe com quatro configurações de motorização e armazenamento de energia: baterias de 58 kWh, motor traseiro de 167 cv; baterias de 77,4 kWh, motor traseiro de 240 cv; baterias de 77,4 kWh, motores dianteiro e traseiro combinando até 325 cv na versão GT Line e absurdos 585 cv na esportiva GT.
Mas não se anime tanto, porque, ao que tudo indica, só a segunda opção será trazida ao Brasil, oferecendo o conjunto mais robusto de baterias, porém com apenas um motor, traseiro, que chega a 240 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.
Leia também: BMW iX, o SUV elétrico que parece sala de cinema com peças de cristal
Alcance de até 500 km
O alcance prometido é de até 500 km no rigoroso ciclo americano de medição EPA, sendo 450 km caso o ar-condicionado esteja sempre ligado. Isso, claro, desde que o condutor saiba aproveitar bem as frenagens regenerativas.
Construído sobre a matriz E-GMP (Plataforma Modular Global Elétrica, na tradução do inglês), do grupo Hyundai-Kia, o EV6 é um modelo concebido como elétrico desde o início do projeto. Daí o uso de baterias com módulos de LiPo (polímero de lítio) posicionados no assoalho, o que aprimora o espaço interno, a distribuição de peso e o centro de gravidade.
Leia também: Picapes elétricas invadem mercado com muito estilo e força de caminhão
O tamanho da fera
É o que permite à Kia compor o crossover com um entre-eixos de 2,90 metros, quase o mesmo de uma Fiat Toro, apesar dos 4,68 metros de comprimento. São, ainda, 1,88 m de largura e 1,55 m de altura. O peso é de quase 2 toneladas.
Ainda assim, o EV6 vai de 0 a 100 km/h na configuração homologada para o Brasil em 6,2 segundos. Nas mais potentes, o número chega a 3,5 s. Ele é irmão direto do Hyundai Ioniq 5, recentemente lançado nos EUA. Outros nove modelos do grupo devem advir dessa mesma base modular nos próximos anos.
Leia também: 18 carros elétricos e híbridos que serão lançados em 2022
Futurista, pero no mucho
Visualmente, o Kia EV6 tem uma pegada levemente futurista de carros com entre-eixos enormes e balanços pouco proeminentes, típica de SUVs elétricos modernos como Jaguar I-Pace ou Audi e-tron. Mas seus traços não chegam a ser tão chocantes assim.
O desenho de faróis, tomadas de ar (seja a falsa, na parte superior, ou a verdadeira, na parte de baixo) e para-choque frontal é até bem convencional. Na traseira, o caimento do vidro ao estilo cupê e as lanternas integradas formando um arco são mais disruptivos, assim como as maçanetas retráteis e as enormes rodas aerodinâmicas.
Por dentro, temos um volante com apenas dois raios laterais, console central elevado e uma enorme placa flutuante e curvada que integra quadro de instrumentos digital e central multimídia, ao estilo do BMW iX. Ah, e o EV6 já conta com o novo logotipo da marca sul-coreana.
O preço? Ainda não foi divulgado, mas não podemos esperar este modelo em nosso mercado por menos de R$ 300.000.
Imagens: Divulgação/Kia
Flagra: Leonardo Felix/Mobiauto
Você também pode se interessar por:
Apple, Sony e Xiaomi correm para fabricar carros elétricos. Vão conseguir?
Empresa cria sistema para recarregar carros elétricos em 1 minuto
O que é a bateria sólida e como ela pode revolucionar os carros elétricos
Por que carros elétricos e híbridos são isentos do rodízio em SP
Os carros elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil em 2021
Jornalista Automotivo