Kia Stonic tem motor do Creta, mas híbrido e com torque de Nivus e Pulse

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país
LF
Por
23.11.2021 às 16:43
SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

A Kia deu sinais de vida no Brasil. Muito afetada primeiro pelas cotas de importação do Inovar-Auto, depois pelas oscilações econômicas do país e do real frente ao dólar, a marca sul-coreana tirou o pé do mercado por algum tempo. Agora, tentará recuperar terreno com uma “reformulação completa” do portfólio. A grande aposta será, claro, em SUVs.

O primeiro modelo dessa nova fase é o Stonic, um SUV pequeno que marcará ainda a estreia do novo logotipo da marca. Será vendido em versão única de acabamento, a R$ 149.990, com seis opções de cores (preto, cinza, branco, amarelo, vermelho e azul) e sete combinações bicolores, sendo quatro com teto preto, duas com teto vermelho e uma com teto amarelo.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

Motorização híbrida leve

A grande sacada do Stonic está no uso de uma motorização híbrida leve, identificada pela sigla MHEV (mild hybrid electric vehicle). O propulsor a combustão é o 1.0 três-cilindros 12V turbo com injeção direta da família SmartStream, uma evolução da usina Kappa presente nos atuais Hyundai HB20 e Creta TGDi, porém movida apenas a gasolina.

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

Sozinho, o tricilindro gera 118 cv de potência e 17,1 kgfm de torque. Com auxílio do motor elétrico de 48V, a potência sobe para os mesmos 120 cv de HB20 e Creta, enquanto o torque supera o dos primos de segundo grau e alcança os 20,4 kgfm de VW Nivus e Fiat Pulse

Leia também: Os Fiat, Citroën e Peugeot que terão o conjunto 1.3 CVT do Pulse

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

O câmbio automatizado de dupla embreagem possui caixa seca e sete marchas. Já o sistema híbrido leve de 48 Volts é formado por uma bateria de 15 kg que acumula eletricidade para “cortar” o motor sem desligar o veículo a velocidades de cruzeiro ou em trechos de descida.

A Kia chama esta solução de “modo vela”, numa metáfora como se o SUV operasse aos moldes de um veleiro, movido apenas pelo vento. Com essa combinação, o Stonic obteve 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada de médias no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. É mais do que os 11,6 e 12 km/l obtidos, respectivamente, pelo Creta TGDi.

Leia também: Carro por assinatura: em quais marcas os planos mais valem a pena

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

Em relação ao Nivus (10,7 e 13,2 km/l, respectivamente) e ao Pulse (10,2 e 14,6 km/l, respectivamente), o Stonic se mostra mais econômico em uso urbano, mas não no rodoviário. Lembrando que o modelo vem importado da Coreia do Sul. 

A bateria é alimentada por um superalternador, que aproveita a energia do próprio motor a combustão, além da energia cinética dissipada nas frenagens. Tais resultados renderam ao modelo nota B na classificação geral e do segmento em consumo, sendo nota A em emissões.

Leia também: Hyundai HB20 mudará visual de novo em 2022 para deixar de ser meme

SUV de dimensões comedidas

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

As dimensões do Stonic o aproximam mais de um Pulse ou de um Nivus que do próprio Creta. São 4,14 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,52 m de altura e 2,58 m de entre-eixos, sendo 325 litros de porta-malas e 18 cm de vão livre do solo. Entretanto, a representante da marca no país acredita que o SUV será capaz de pescar clientes até do Toyota Corolla Cross.

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

O Stonic já está disponível nas concessionárias. O primeiro lote veio com meras 150 unidades, quase todas já comercializadas, segundo a importadora. A marca alega não ter trazido mais por conta das dificuldades de produção geradas pela crise dos semicondutores, mas já encomendou outros lotes e espera comercializar cerca de 400 unidades/mês em 2022.

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

O pacote trazido ao Brasil terá acabamento formado por revestimentos de couro e tecido nos bancos, mas deixará as assistências semiautônomas de condução de fora, pelo menos neste primeiro momento. A garantia será de cinco anos, inclusive para o sistema MHEV.

Leia também: É verdade que um carro elétrico não pode ser rebocado?

Confira os principais itens de série do Kia Stonic:

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

Faróis de LED com projetor e filetes de luzes diurnas
Faróis de neblina de LED
Lanternas traseiras com guias de LED
Rodas de liga leve aro 17”
Chave com sensor presencial
Alarme
Partida do motor por botão
Quatro airbags
Controles de estabilidade e tração com SLS, VSM e CBC
Assistente de partida em rampas
Volante multifuncional
Quadro de instrumentos analógico com computador de bordo colorido de 4,3”
Direção elétrica progressiva
Travas elétricas
Vidros elétricos com um-toque e antiesmagamento
Retrovisores elétricos com rebatimento e luzes de seta em LED integradas
Três modos de condução (Normal, Sport e Eco)
Central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay via cabo
Sensores traseiros de estacionamento
Câmera de ré com guias dinâmicas
Tomadas USB no console central e na fileira traseira
Ar-condicionado automático digital de zona única

SUV híbrido leve com porte de Nivus e Pulse chega às lojas a R$ 150.000 para mostrar que marca está viva no país

Você também pode se interessar por:

Avaliação: novo Creta com motor de HB20 é mais racional que o 2.0
Hyundai Creta 2022: as diferenças entre as 5 versões em 52 fotos
Hyundai Creta Grand, esticado para 7 lugares, será nacional já em 2022
Avaliação: Hyundai HB20 tem custo-benefício melhor que Onix e Polo?
Hyundai HB20 mata motor 1.6 e ganha versão 1.0 turbo manual

Kia Stonic
Novo SUV Kia
Novo Kia Stonic
carro híbrido
SUV híbrido
SUV híbrido leve
carro híbrido leve
mild hybrid
MHEV
Kia Stonic MHEV
Kia Stonic híbrido
SUV pequeno
SUV compacto
SUV turbo

Comentários