BMW iX, o SUV elétrico que parece sala de cinema com peças de cristal

Com passagem comprada para chegar ao Brasil em abril, modelo esbanja tecnologia e se candidata a melhor carro já feito pela marca
LF
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23.02.2022 às 00:00
Com passagem comprada para chegar ao Brasil em abril, modelo esbanja tecnologia e se candidata a melhor carro já feito pela marca

A cena pode se tornar bem comum nos bairros nobres deste Brasil tão desigual. O dono ou dona de um BMW iX acordando em um dia comum de semana, tomando seu café, arrumando-se e indo à garagem pegar o SUV elétrico para ir ao trabalho. Sem nem ter pegado a chave.

Com o aplicativo da marca baixado e uma chave-cartão virtual cadastrada, basta se aproximar do veículo com o aparelho no bolso para que as portas, voilà, se abram. E não é preciso sequer tocar no aparelho ou desbloqueá-lo. 

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Melhor do que isso: mesmo que o smartphone esteja há algumas horas sem bateria, ainda assim o destravamento acontece! Tudo porque a conexão entre veículo e app se dá através da chamada banda ultralarga (UWB ou ultra wideband, em inglês), na velocidade da luz.

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É possível, inclusive, permitir que outros celulares, como o do(a) cônjuge ou dos filhos, façam o mesmo, com a opção de delimitar um raio de uso e uma velocidade máxima de tráfego caso você vá emprestar o carro para o filhão empolgado que acabou de tirar a CNH, por exemplo.

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Cabine mais parece sala de cinema

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Ao entrar no iX, mais surpresas. O fechamento das portas também parece ocorrer como num passe de mágica: basta encostá-las e um sistema de sucção completa o serviço. Antes, ao abri-las, luzes são projetadas no chão e alumiadas na base interna dos vidros laterais, dando as boas-vindas e servindo para avisar, com luzes piscando, se a bateria está com carga baixa.

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Atrás do volante, uma peça flutuante levemente curvada no topo do painel, similar à telona de um cinema, integra o quadro de instrumentos de impressionantes 14,9” e a central multimídia de 12,3”. Esta última tem tela sensível ao toque de altíssima resolução, mas também pode ser controlada por comandos de voz ou gestos.

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Ao fazer movimentos giratórios com os dedos, você consegue aumentar ou reduzir a temperatura e a intensidade do ar-condicionado, ou ainda o alterar volume do som. Falando nele, o sistema Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes e inclui subwoofers até dentro dos bancos dianteiros (um no encosto, outro no assento).

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Tudo para sentir o áudio vindo de diferentes direções, o chamado áudio 4D, mais uma vez como se estivéssemos em uma sala de cinema. Ao mesmo tempo, o banco traseiro mais parece um sofá, incluindo abas laterais integradas às colunas C. E como o assoalho do iX é totalmente plano, dá até para esticar as pernas. 

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Couro tratado com oliva, botões de cristal

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Nas guarnições das portas e console central, peças de cristal são usadas como botões ou seletores giratórios para ajustes elétricos dos bancos dianteiros, sistema de transmissão (por ser elétrico, não há uma caixa de câmbio) e funções do sistema de entretenimento. 

Aliás, os comandos dos bancos ficam nas portas, como os carros da Mercedes-Benz já fazem. Só que não há maçanetas para abri-las internamente, apenas botões, e os puxadores também podem servir como porta-celular. Há até uma câmera no console de teto para tirar fotos dos ocupantes da cabine em uma viagem, por exemplo. A imagem é espelhada na tela multimídia.

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O couro natural que reveste boa parte da cabine, segundo a BMW, é tratado com extrato de oliva, o que emite menos poluentes no processo de confecção. E a madeira usada em partes do painel e do console é certificada, sempre de acordo com a marca.

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Outro grande destaque da cabine é o teto panorâmico. Ele não é solar, portanto, não abre. Tampouco há uma cortina contra os raios do sol. Em vez disso, o vidro é eletrocrômico e inteligente. Ao apertar de um botão no console de teto, ele fica opaco e não permite que a luz entre.

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Grade à prova de riscos, capô que não abre

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Por fora, o iX traz muitos elementos em alumínio e até plástico na carroceria, além de partes não estruturais em fibra de carbono nas colunas A, B, C e D. Tudo para reduzir peso e coeficiente aerodinâmico, além de aumentar a rigidez.

Sobre o coeficiente de arrasto, ele fica em apenas 0,25 Cx, número de dar inveja a muitos hatches ou sedans, apesar de estarmos falando de um SUV com dimensões próximas às de um X5 (4.953 mm de comprimento, 1.967 mm de largura, 1.695 mm de altura e 3.000 mm de entre-eixos). 

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Os faróis são de LED inteligentes com laser. Já a grade, falsa, esconde os sensores dos sistemas semiautônomos e é regenerativa: através de calor, faz pequenos riscos sumirem. Claro que se o dano for uma lasca estrutural, não apenas um risquinho superficial, aí não terá jeito...

Como não há motor a combustão, o capô – surpresa! –, é lacrado e só pode ser aberto com ferramental. Afinal, os dois motores elétricos ficam na base de cada uma das suspensões e são acessados por baixo, assim como o banco de baterias. A tração é sempre integral, com distribuição variável entre 50:50 ou até 100% do torque entregue às rodas traseiras.

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Ah, sim: ele é elétrico

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Pois é, o BMW iX é um SUV elétrico, o que em seu caso vira um detalhe. São duas as configurações: na xDrive40, os dez módulos de bateria têm 232 Ampère de capacidade, 76,6 kWh de carga bruta e 330 Volts de tensão. São 326 cv de potência e 64,2 kgfm de torque, com 425 km de autonomia medidos no ciclo europeu WLTP.

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Já a xDrive50 possui um conjunto mais robusto, com 303 Ah de capacidade, 111,5 kWh de carga e 369V de tensão. A potência sobe para 523 cv, o torque, para 78 kgfm e o alcance (WLTP), para 630 km. Já a aceleração de 0 a 100 km/h cai de 6,1 para 4,6 segundos. Só a velocidade máxima segue limitada eletronicamente a 200 km/h.

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BMW iX: quando chega e quanto custa

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Lembra do cenário do dono de iX descrito lá no começo deste artigo? Pois os primeiros compradores do modelo poderão experienciar isso na prática a partir de abril, quando chegará importado da Alemanha o primeiro lote de unidades para entrega aos clientes. 

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Na pré-venda, a marca bávara vendeu 30 exemplares em apenas 12 horas, mesmo sem apresentar o iX presencialmente e cobrando um sinal de R$ 50.000.  Quem não pôde reservar o seu na ocasião está sendo colocado em uma lista de espera para obtenção dos primeiros lotes do modelo. 

A empresa prepara para março sua apresentação in loco no país, com oportunidade de test-drives. A Mobiauto, porém, já conheceu o iX de perto e participou de um workshop sobre o modelo em São Paulo (SP). Lá, pudemos ver em ação todos os recursos citados acima. Só faltou dirigir, mas mesmo a experiência estática foi de fazer cair o queixo.

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Claro que nem todas as tecnologias estarão disponíveis nas duas versões. A xDrive40, precificada em R$ 654.950, dispensará algumas delas, como o sistema de áudio mais sofisticado, além de ter um conjunto elétrico não tão robusto e potente. Para ter acesso a tudo que foi mencionado acima, será preciso desembolsar R$ 799.950 pela configuração xDrive50.

E olha que nem havíamos falado da conectividade 5G embarcada (sequer disponível no Brasil, mas já pronta para uso quando isso acontecer) ou da navegação com realidade aumentada (usando a câmera frontal do veículo, ela projeta imagens da rua na central e inclui indicadores virtuais de conversão ao melhor estilo Mario Kart).

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Na parte de segurança, o iX traz cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos para operar assistências de condução como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma emergencial, alerta de colisão traseira e estacionamento 100% autônomo (sem necessidade de o motorista sequer frear). 

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Bom demais, chamativo de menos

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Seria o melhor BMW já desenvolvido na história da marca? Talvez. O iX só não se aproxima ainda mais do suprassumo porque o visual, pouco chamativo como costumam ser outros carros da marca, não está à altura de tanta tecnologia embarcada.

Todavia, executivos da empresa preveem que será possível vender cerca de 400 unidades só neste ano, 20% a mais do que o esperado inicialmente. O volume representará 50% de todos os elétricos que a BMW espera comercializar no país em 2022, incluindo aí os já lançados i3 e Mini Cooper EV, e os vindouros X1, Série 5, Série 7 e Mini Countryman 100% elétricos. 

Todos os compradores do iX poderão receber como acessório um wallbox de 22 kW para instalar em casa e um carregador rápido portátil com cabo de 6 metros e até três tipos de conectores: uma tomada doméstica de três pinos de 1,8 kW; um plug industrial 4P+T de cinco pinos; um conector tipo 2, ambos com 11 kW.

Imagens: Divulgação/BMW e Leonardo Felix/Mobiauto

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