Flagra: Hyundai HB20 de nova geração vai pôr fim em item polêmico
O Hyundai HB20 ganhará uma nova geração em 2026. O modelo já havia sido flagrado nesta semana pela página @mundodrive, onde foi revelado que o hatch terá freio a disco na traseira - pelo menos nas versões mais completas. Agora, o veículo foi registrado com exclusividade pela jornalista da Mobiauto, Bárbara Lira.
Além das imagens registradas, o protótipo revelou que a luz indicadora de direção da nova geração será posicionada junto das lanternas traseiras. Isso é uma boa notícia já que no hatch, desde a linha 2023, tem o sistema posicionado na região do para-choque, causando reclamações dos brasileiros que dizem ter mais dificuldade para identificar a sinalização.
Você também pode se interessar por:
- Novo Hyundai HB20 terá mais segurança e item que o VW Polo perdeu
- Exclusivo: Novo Hyundai HB20 intensifica testes para superar o VW Polo
- Segredo: Hyundai HB20 terá nova geração com direito a SUV e sem versão sedan
- Chevrolet Onix e Hyundai HB20 serão rivais no mundo dos SUVs; entenda
Bárbara Lira/Mobiauto
A atual posição da peça é tão polêmica que a Mobiauto já apresentou em outro artigo uma espécie de gambiarra feita por proprietários do modelo para corrigir o item. No sistema improvisado, a luz de seta continua no para-choque, mas a iluminação tem uma espécie de espelhamento em parte da lanterna.
Vale ressaltar que em outros modelos da marca, como o atual Santa Fe, a luz de seta também é motivo de polêmica por ter o mesmo posicionamento do HB20.
O que mais sabemos sobre o novo HB20?
Reprodução/KDesignAG
Além do freio a disco na traseira em algumas configurações, graças as imagens registradas recentemente, foi possível descobrir que o HB20 será equipado com Controle de Cruzeiro Adaptativo e faróis de LED.
Seu visual ainda não foi revelado e segue escondido sob forte camuflagem. No entanto, é esperado que a dianteira seja formada por faróis interligados por uma faixa de LED e grade voltada ao minimalismo, identidade da marca já encontrada por exemplo no Ioniq. A traseira também deverá seguir a mesma linha com a permanência das lanternas interligadas, mas que ganhará um novo arranjo.
A motorização deverá se manter em duas opções, ambas da família Kappa com motor 1.0, no entanto, uma aspirada e outra turbo. A opção aspirada rende até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque e não ganhará alterações.
Reprodução/KDesignAG
Já o motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque manterá os valores, mas a expectativa é que fique mais moderno com a adoção da injeção direta de combustível da família Smartstream. Outra possibilidade está no HB20 ganhar o sistema híbrido-leve presente no Kia Stonic – que também usa o motor da família Kappa.
No SUV compacto, o propulsor 1.0 turbo é acoplado com um sistema híbrido de 48V onde há uma troca do alternador e do motor de partida por um pequeno motor elétrico que auxilia em partidas, acelerações, além de recuperar energia nas frenagens.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
