Novo Fiat Fastback elétrico? Flagra revela novos detalhes do SUV
A Fiat se prepara para um movimento importante. Em um futuro próximo Fiat Strada, Pulse e Fastback atuais devem ser substituídos por novas gerações, construídos sobre a plataforma CMP, e terão visual mais tecnológico.
O primeiro produto que será apresentado com essa proposta nem está na lista acima, e se trata do Fiat Grande Panda, que virá ao Brasil no ano que vem. Sua missão será substituir o Argo por aqui, e pode decretar a morte também do Mobi.
Você também pode se interessar por:
- Flagra: Novo Fiat Fastback é visto mais robusto e deve mudar de patamar no Brasil
- Por que este Fiat Fastback foi flagrado em testes na Itália?
- Fiat lançará cinco veículos até 2030; veja quais modelos podem chegar
- Fiat Grande Panda: sucessor do Argo vai repetir estratégia do Uno no Brasil
A partir do visual do Grande Panda, as novas gerações de Fastback, Pulse e Strada vão nascer. Além disso, haverá a construção de um produto de sete lugares, também para o segmento de SUVs.
Repodução/FCA Fan Brasil
Para o Brasil, a Stellantis, conglomerado que detém a Fiat, esboçou seu plano com um lançamento por ano até 2030. Nesse sentido, após o Fiat Grande Panda, podemos esperar pelo novo Fastback em 2027.
O produto será apresentado na Europa entre o fim de 2026, e o início de 2027, e já roda em testes em visual final.
Divulgação/Stellantis
Mas entre os flagras feitos da nova geração, algo chamou atenção. E não está em sua carroceria cupê, que parece mais harmoniosa que a atual, mas sim na parte interna.
Nas últimas fotografias feitas do SUV, uma foto da cabine exibiu que além de telas novas, o seletor de marchas não é o convencional. Enquanto aqui no Brasil o modelo usa uma alavanca, o protótipo está usando um seletor idêntico ao do Peugeot 2008 elétrico - que já foi vendido por aqui.
Por ele é possível encontrar as posições P, D, N e R, como qualquer outra solução de trocas de marcha.
Repodução/FCA Fan Brasil
No entanto, esse tipo de item foi usado apenas no Peugeot 2008 elétrico. E o seletor de câmbio, que passava despercebido da imagem, pode indicar que estamos diante de uma versão elétrica do SUV cupê compacto.
Vale lembrar que a plataforma usada para produção das novas gerações de Strada, Fastback e Pulse é compatível como esse tipo de motorização, podendo ser tanto um elétrico puro quanto um híbrido. E ainda que não haja confirmação sobre a produção de um novo Fastback elétrico, o item dá pistas de como pode ser o futuro do SUV.
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.
