Segredo: Hyundai HB20 terá nova geração com direito a SUV e sem versão sedan

Hatch mudará novamente, terá visual inspirado em Kona elétrico e novo Hyundai Santa Fe
Renan Bandeira
Por
19.04.2024 às 09:27
Hatch mudará novamente, terá visual inspirado em Kona elétrico e novo Hyundai Santa Fe

A Hyundai se prepara para lançar a nova geração do HB20 no Brasil. Junto do novo hatch, a marca sul-coreana projeta a venda de um SUV, que colocará um ponto final na trajetória do sedan por aqui.

A Mobiauto contou recentemente os planos da Hyundai para o novo HB20. E essa estratégia impactará três modelos: o hatch, que será renovado; o SUV, inédito e que está sendo criado; e o sedan, que deixará de existir.

Isso tudo acontecerá no ano que vem, como já contamos neste artigo do HB20 e, nesse outro, do SUV. Os SOP - sigla que indica início de produção - dos dois produtos estão para 2025. O hatch deve aparecer primeiro, e o SUV vem logo na sequência - a gente conta mais detalhes neste vídeo abaixo.

A morte do sedan acontecerá por causa do novo SUV. O três-volumes sairá de linha para dar espaço no complexo fabril de Piracicaba (SP) ao crossover.

Internamente, o produto é chamado de CUV - sigla que indica um crossover. E no chão de fábrica ele é tratado como um rival de VW Nivus, Citroën Basalt e Fiat Fastback por causa da inclinação de sua coluna C.

Você também pode se interessar por:

Ela é mais acentuada, assim como a do Honda HR-V e por esse motivo é tratado como um SUV cupê.

Os HB20 hatch e SUV devem ter visuais parecidos. Os modelos serão construídos sobre uma mesma plataforma, e compartilharão diversas peças estruturais.

E esse compartilhamento deve ser visto também nas peças de acabamento. A dianteira dos dois produtos devem ser parecidas e terão visuais inspirados nos novos Kona elétrico, que chegará ao Brasil, e no Santa Fe, que também desembarcará por aqui.

Estamos falando de um design futurista na carroceria, com iluminação dívida em dois níveis: tendo DRL próximo ao capô e faróis principais no para-choque.

Por dentro, os modelos devem compartilhar painéis frontal e de portas, e console central. Peças como cluster de instrumentos, tela da multimídia, volante e comandos do ar-condicionado também devem ser iguais.

E, claro, a motorização também não deve ser diferente. A diferença é que o hatch deve manter opções com motor 1.0 aspirado flex de 80 cv e 10,2 kgfm.

Mas as versões de topo do HB20 e toda a gama do SUV, devem ser oferecidas com a usina 1.0 turbo flex de até 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque.

Como dito acima, os modelos serão fabricados já no ano que vem. O HB20 hatch pode ser lançado ainda em 2025, já o SUV corre o risco de ficar para 2026.

Este último ainda não tem nome definido. A assinatura HB20X já foi aventada, mas não deve nomear o produto. Afinal, essa nomenclatura foi usada tempos atrás pela Hyundai para uma versão aventureira do HB20, que fez pouco sucesso.

Na toada dos SUVs, provavelmente a montadora buscará um nome diferente e novo. Venue é uma opção, já usada fora do país para um modelo do mesmo segmento. O modelo já esteve no Brasil para testes, inclusive, mas não há indicações de que esse seja seu nome.

O produto ficará posicionado abaixo do Hyundai Creta no mercado, que terá um novo visual e nova tecnologias, ficando mais caro. Seus concorrentes serão Renault Kardian, Fiat Pulse e o VW A0SUV - o tal novo Gol. Com isso, podemos esperar por preços entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.

Já o HB20 hatch deve seguir com a mesma faixa de preço, que hoje fica entre R$ 86 mil e R$ 121 mil.

Projeção: Kleber Silva/KdesignAG

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários