Fiat Argo e Cronos têm nota rebaixada para zero em segurança no Latin NCAP

Em auditoria de teste realizado em 2019, já sob o novo protocolo, programa reduziu notas e número de estrelas da dupla de compactos
Camila Torres
Por
03.12.2021 às 13:46
Em auditoria de teste realizado em 2019, já sob o novo protocolo, programa reduziu notas e número de estrelas da dupla de compactos

O Latin NCAP, programa de avaliação de segurança de carros novos na América Latina, divulgou na manhã desta sexta-feira (3) uma revisão nos resultados de um teste de impacto realizado com os irmãos Fiat Argo e Cronos em 2019.

Na época, a dupla de compactos da Fiat havia sido avaliada com três estrelas para adultos e quatro para crianças. Agora, sob o novo protocolo que entrou em vigor em 2020, a nota foi reduzida para zero estrela. 

Lembrando que, a partir do ano passado, o resultado passou a ser unificado em um único grupo de estrelas, sem diferenciação entre proteção para adultos ou crianças.

Anuncie seu carro na Mobiauto

No teste de mais de dois anos atrás, unidades do sedan Cronos foram submetidas a um teste de colisão frontal a 64 km/h e outro de impacto lateral a 50 km/h, chicotada cervical e proteção de pedestres, com avaliação também dos equipamentos de segurança.

Como dito, o modelo testado de fato foi o Cronos, dotado apenas dos obrigatórios dois airbags frontais. Por possuir a mesma estrutura, entre-eixos e padrão de itens de segurança do Argo, a nota vale para os dois. 

Leia também: Toyota Yaris apresentou segurança ruim e teve porta aberta em teste de colisão

O resultado das avaliações é um dos piores do programa desde que foi adotado o protocolo mais rígido. Segundo o Latin NCAP, os modelos demonstraram segurança extremamente vulnerável para os passageiros em todas as fases do teste.

A Latin NCAP informou, durante a transmissão do teste, que a fabricante já está ciente do resultado, comprometeu-se a melhorar os níveis de segurança tanto do hatch como do sedan “em breve”, e solicitará um novo teste em sequência. 

A Mobiauto procurou a Stellantis, dona da marca Fiat, que respondeu que respondeu que “todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança".

Leia também: Os carros com piores notas em segurança vendidos no Brasil

Argo e Cronos zeram todas as etapas

Em auditoria de teste realizado em 2019, já sob o novo protocolo, programa reduziu notas e número de estrelas da dupla de compactos

O fato é que os resultados dos irmãos Argo e Cronos vão bagunçar um pouco o escritório da fabricante italiana, que teve a segurança dos dois modelos reduzida de três para zero estrela no teste de impacto com adultos. 

Segundo o Latin NCAP, o nível de segurança para adultos na auditoria ficou em apenas 24%, enquanto o de crianças foi ainda menor: 10%. O programa afirma que “o modelo mostrou proteção no impacto frontal de média a baixa, e proteção no impacto lateral pobre para ocupante adulto”.

“A falta de airbags e a baixa pontuação do chicote cervical limitaram o resultado na proteção para o ocupante adultao. A pontuação de proteção do ocupante infantil foi baixa principalmente por causa da sinalização [dos itens de segurança] do veículo, que não atende aos requisitos do Latin NCAP”, seguiu a entidade. Segundo ela, a fabricante se comprometeu a aprimorar a sinalização nos próximos meses. 

Leia também: Novo Fiat Fiorino se descola do Uno para ter mais cara de Strada

Sobre a proteção para pedestres, a nota foi de 37%, “o pior desempenho” desde que esse tipo de proteção passou a ser avaliado no programa, em 2020. “O veículo tem proteção passiva pobre e não oferece AEB [frenagem autônoma emergencial com detecção de] pedestres para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres”, diz a avaliação. 

Argo e Cronos só ganharam pontos por contarem com controles de estabilidade e tração e alerta do não afivelamento do cinto de segurança do motorista. Por isso, a análise dos sistemas de segurança chegou a uma eficiência de meros 7%.

No teste lateral, o nível de segurança apresentado para região do pescoço e cabeça do motorista foi enquadrado como pobre, ou seja, a mais debilitada de acordo com os parâmetros do teste.

Talvez você também se interesse:

Renault Duster capota, vaza combustível e tira nota 0 em crash-test
Os carros com as melhores notas em segurança vendidos no Brasil
Os carros com piores notas em segurança vendidos no Brasil
Hyundai HB20 tem nota rebaixada em teste de segurança

Comentários