Fábrica desativada pela Ford será comprada pela CSN para produzir latas

Antigo complexo de motores e transmissões da marca americana em Taubaté (SP) passará a fabricar produtos derivados do aço
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15.03.2023 às 01:22 • Atualizado em 29.05.2024
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Antigo complexo de motores e transmissões da marca americana em Taubaté (SP) passará a fabricar produtos derivados do aço

A antiga fábrica de motores e componentes da Ford em Taubaté (SP), desativada em junho de 2021, será adquirida pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) para virar uma unidade de  produção de latas, revestimentos de caixas e outros materiais de aço.

Segundo informações da Prefeitura de Taubaté e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a empresa de siderurgia vai adquirir 50% do local junto à São José Desenvolvimento Imobiliário, investidora que comprou da Ford as instalações em maio de 2022, quase um ano após o fim das operações da montadora americana.

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O processo de aquisição ainda está sob análise do Cade e precisa ser aprovado antes de se concretizar. A legislação prevê um prazo de até 240 dias para conclusão do acordo, que pode ser prorrogado por mais 60 ou até 90 dias em casos excepcionais.

"A visita ao terreno que deve abrigar o centro de distribuição já foi feita e toda tratativa está bem avançada. O processo já está no Cade e acredito não haja nenhum problema para um breve início das atividades", afirmou o secretário de Desenvolvimento Inovação e Turismo da Prefeitura de Taubaté, Alexandre Ferri.

Além do complexo que um dia pertenceu à Ford, a CSN deve adquirir outro terreno no município, no distrito industrial do Piracangaguá, a fim de construir um centro de distribuição de cimento. Todo o projeto gerará cerca de 400 novos empregos diretos na região.

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Antigo complexo de motores e transmissões da marca americana em Taubaté (SP) passará a fabricar produtos derivados do aço

Fundada nos anos 1940, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, a Companhia Siderúrgica Nacional foi a primeira produtora de aço plano no Brasil. Privatizada em 1993, é atualmente a maior empresa do setor na América Latina.

Já a Ford abdicou de toda sua estrutura fabril instalada há mais de um século no Brasil em janeiro de 2021, quando anunciou o encerramento de toda a sua produção local. Além da fábrica de motores de Taubaté, a fabricante fechou as plantas de Camaçari (BA), onde se produzia os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport, e Horizonte (CE), que pertencia à extinta Troller.

Antigo complexo de motores e transmissões da marca americana em Taubaté (SP) passará a fabricar produtos derivados do aço

Antes, em 2019, a empresa já havia finalizado as operações de São Bernardo do Campo (SP), onde produzia caminhões e o compacto premium Fiesta. 

Enquanto a instalação do ABC paulista virou um centro logístico, a baiana passa por uma longa negociação para ser adquirida pela chinesa BYD, podendo ser dividida em três fábricas: de carros elétricos e híbridos; de caminhões e ônibus elétricos; de refinamento de lítio para baterias de veículos eletrificados.

Imagens: Shutterstock e Divulgação/Ford

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