Avaliação: GWM Haval H6 HEV quer bater o Corolla Cross e o preconceito

SUV híbrido chinês chega com preço igual ao rival da Toyota, só que com porte um bocado maior, mais espaço e desempenho
Renan Rodrigues
Por
14.03.2023 às 20:31
SUV híbrido chinês chega com preço igual ao rival da Toyota, só que com porte um bocado maior, mais espaço e desempenho

Quem acompanha a Mobiauto de perto já está por dentro da chegada da Great Wall Motor ao Brasil. A empresa chinesa quer impactar o mercado nacional e, neste primeiro momento, escolheu combinações exclusivas para o nosso mercado.

Enquanto na China o Haval H6 é vendido com motores 1.5 e 2.0, ambos turbo de quatro cilindros movidos a gasolina, o Brasil recebe apenas 1.5 turbinado, mas sempre híbrido, combinando um ou dois motores elétricos, dependendo da versão.

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SUV híbrido chinês chega com preço igual ao rival da Toyota, só que com porte um bocado maior, mais espaço e desempenho

Já havíamos experimentado o Haval H6 PHEV e o Haval H6 GT, ambos com dois motores elétricos, tração integral e doses cavalares de potência e torque: 393 cv e 77,7 kgfm. Faltava testar o H6 HEV, configuração mais comportada do trio, com um único motor de tração, 243 cv de potência e 54 kgfm de torque.

Já colocado em pré-venda por R$ 209.000, o H6 HEV possui uma proposta um tanto diferente dos irmãos, embora compartilhe com o PHEV a carroceria de SUV médio. Seu principal alvo é o Toyota Corolla Cross Hybrid, inclusive na faixa de preço, com o diferencial de oferecer um porte bem maior.

Motor: 1.5 turbo, quatro cilindros, 16V, injeção direta de combustível, associado a um propulsor elétrico
Potência: 243 cv
Torque: 54 kgfm
Câmbio: automático do tipo DHT
0 a 100 km/h: 7,9 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo Inmetro: 13,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada sempre com gasolina

Vencer o preconceito 

SUV híbrido chinês chega com preço igual ao rival da Toyota, só que com porte um bocado maior, mais espaço e desempenho

Antes de pensar em encarar o Toyota Corolla Cross, o Haval H6 HEV terá uma missão mais difícil: vencer o preconceito brasileiro contra carro chinês. Sim, o brasileiro ainda acredita que a China, como um todo, vende apenas produtos de qualidade inferior. 

No entanto, o que a China fez como nação foi se adiantar ao processo de eletrificação da gama. É bem verdade que os carros a combustão que tivemos por aqui, especialmente na primeira fase de JAC e Chery, deixavam a desejar em vários aspectos.

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Por isso, e por contar com um mercado gigantesco, a China simplesmente passou a investir mais no desenvolvimento de carros híbridos e elétricos do que em tentar correr atrás das fabricantes europeias já estabelecidas em modelos térmicos. 

O resultado vemos na prática, tanto que o Haval H6 PHEV, ou seja, híbrido plug-in, traz um banco de baterias de 34 kWh, similar ao de compactos apenas elétricos, e consegue rodar 170 km sem usar o motor 1.5 turbo, algo que nem mesmo as marcas de luxo estão prontas para oferecer.

A distância entre os JAC J3 que chegaram ao Brasil no já distante 2012 e os GWM Haval H6 2023 é imensurável, mas levará um tempo para o brasileiro aceitar. A fabricante apostará pesado em publicidade para mostrar que consegue entregar a dose de tecnologia que se espera de modelos que custam entre R$ 200.000 e R$ 300.000...

SUV híbrido chinês chega com preço igual ao rival da Toyota, só que com porte um bocado maior, mais espaço e desempenho

Dimensões: 4.683 mm comprimento, 2.730 mm entre-eixos, 1.886 mm largura, 1.730 mm altura, 560 litros de porta-malas, 60 litros do tanque de combustível, 1.699 kg de peso.

Espaço e convivência

Aliás, ninguém poderá reclamar do espaço do Haval H6 HEV Premium. Mesmo custando o preço de um Corolla Cross XRX, o SUV chega com 4,68 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 2,73 m de entre-eixos e 500 litros de porta-malas. É um pouco mais do que as dimensões de um Toyota RAV4, primo maior do Corolla Cross.

Para efeito de comparação, o Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos. Na apresentação, aliás, a GWM fez questão de colocar o seu H6 ao lado do SUV compacto-médio da Toyota para mostrar a disparidade das dimensões. 

SUV híbrido chinês chega com preço igual ao rival da Toyota, só que com porte um bocado maior, mais espaço e desempenho

Justamente por isso, a convivência interna do H6 HEV Premium é boa, com ergonomia adequada, exceto pelo posicionamento dos comandos do ACC (controle de cruzeiro adaptativo), que fica em uma aleta na base do volante, dificultando o uso.

Há cinco portas USB ao todo, além de carregador de celular por indução. Dessa maneira, ninguém ficará com o smartphone descarregado. O console central suspenso passa sensação de sofisticação a bordo

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Por falar nisso, a central multimídia é uma das melhores do mercado. Funcionamento ágil, intuitiva, com boa qualidade sensitiva na tela e toda traduzida para o português. Todas as versões possuem telas de 12,3 polegadas na central e 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos digital. 

Desempenho e economia 

Ao olhar para a ficha técnica, já sabemos que o Haval HEV tem bom desempenho. Apesar das mais de 2 toneladas de peso, ele combina o motor 1.5 turbo a gasolina a um dual motor elétrico para chegar aos 243 cv de potência e 54 kgfm de torque. 

O câmbio do tipo DHT tem apenas duas marchas mecânicas, uma para velocidades médias e médias e outra para velocidades mais altas. O restante das relações é preenchida pelo motor elétrico, criando múltiplos modos de tração, conforme explicamos detalhadamente neste outro artigo.

SUV híbrido chinês chega com preço igual ao rival da Toyota, só que com porte um bocado maior, mais espaço e desempenho

A grande diferença dele para o irmão PHEV e o SUV cupê GT está no conjunto híbrido e motriz mais simples. Em vez de dois, há apenas um motor elétrico, com tração somente dianteira e um banco de baterias bem menor. São 1,6 kWh de capacidade, pouco mais que o 1,3 kWh de um Corolla Cross.

Por isso mesmo, não há possibilidade de recarga externa ou uma autonomia muito ampla em modo elétrico. Nesta configuração, o Haval H6 é um híbrido convencional, que usa o sistema elétrico como auxiliar ao motor a combustão, invertendo a lógica dos híbridos plug-in da marca, que operam quase como elétricos auxiliados por um motor térmico.

Apesar dos 150 cv e 23,7 kgfm a menos que os irmãos, o desempenho do Haval H6 HEV é muito bom. Porém, quando falamos de 54 kgfm de torque, espera-se a agilidade de um esportivo. Não é bem assim. O 0 a 100 km/h é feito em 7,9 segundos, ótimo número para a categoria, mas não tão distante dos 8,8 segundos do Jeep Compass 1.3 turbo, por exemplo. 

SUV híbrido chinês chega com preço igual ao rival da Toyota, só que com porte um bocado maior, mais espaço e desempenho

Além do peso adicional, o gerenciamento do câmbio privilegia o conforto e a economia de combustível, por isso não há patadas nas arrancadas. Por fim, o motor elétrico é utilizado apenas em manobras a baixas velocidades e outras ocasiões específicas.

Isso explica o consumo de 13 km/l, que é ok para categoria, mais abaixo dos mais de 16 km/l registrados pelo Corolla Cross. Aqui o porte extra mais atrapalha que ajuda. Nos dois casos, é possível consumir ainda menos combustível, mas sempre em sacrifício do desempenho.

Leia também: Avaliação: GWM Haval H6 GT é aquilo que esperávamos do Fiat Fastback

Haval H6 HEV 2023 – Principais itens de série

Todas as versões do GWM Haval H6 serão vendidas com níveis de equipamentos similares, incluindo os itens abaixo:

Conforto: console central de dois andares, volante multifuncional, porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands free para abertura e fechamento, bancos com ajustes elétricos, regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, quatro portas USB do tipo convencional, ar-condicionado digital, automático e dual zone controlado via multimídia, apoia braço traseiro com porta copos, banco traseiro bipartido e rebatível.

Tecnologia: cluster de 10,25 polegadas com computador de bordo integrado, multimídia de 12,3 polegadas com conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução, câmera de reconhecimento facial, seletor para transmissão, freio de estacionamento eletrônico, controle elétrico dos retrovisores externos, câmera 360°, sensores de estacionamento, assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90º

Segurança: alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, assistência de centralização de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, frenagem automático de tráfego cruzado traseiro, seis airbags, centralização de faixa, alerta de perigo em abertura de portas, sistema Smart Dodge, que ajusta o veículo ao passar ao lado de caminhões, sistema Smart Cornering, que usa o ACC para identificar o raio da curva, faz a redução automática da velocidade e, ao sair dela, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

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