BYD Yuan Pro: testamos o SUV do Dolphin que fez 84,7 km/l

Modelo é o SUV mais barato da marca e oferece pacote de equipamentos interessante
Vinicius Moreira
Por
09.06.2025 às 04:56
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Modelo é o SUV mais barato da marca e oferece pacote de equipamentos interessante

A BYD trouxe o Yuan Pro em 2024 para o Brasil. O objetivo foi claro, ter uma opção elétrica no segmento mais competitivo atualmente que é dos SUVs compactos. Mas será que vale a pena do ponto de vista do consumo? Testamos.

Vendido na versão única GS, o Yuan custa R$ 182.800. Olhando do ponto de vista do trem de força, o Yuan Pro é mais potente que o Dophin GS de 95 cv e menos que o Dolphin Plus de 204 cv. Também oferece mais que as versões de topo da maioria dos SUVs a combustão mais vendidos atualmente.

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BYD Yuan Pro 2025 – consumo

Antes de tudo, atualmente fazer o cálculo de gasto energético de um veículo elétrico é quase uma aula de cálculo. Muito por conta das diferenças da fonte de energia, o mais comum é o combustível em km/l, enquanto os elétricos obviamente usam eletricidade e tem kWh.

Mas vamos lá, rodamos ao todo 227 km com o Yuan Pro, boa parte no modo Eco e com ar-condicionado ligado. Para isso, o consumo de energia foi de 10,4 kWh a cada 100 km. Esse padrão de consumo a cada 100 km percorridos é europeu, mas calma, que chegaremos ao gasto. Nesse cenário, temos 0,104 kWh/km, o que multiplicado pela distância total (227) dá o resultado de 23,6 kWh.

Assim, 23,6 kWh foi o gasto de energia elétrica para rodar 227 km. No padrão do Inmetro, com a bateria de 45 kWh, o Yuan Pro tem 250 km de autonomia. Ou seja, ainda restava 21,4 kWh da bateria para rodar, o que corresponde (seguindo o mesmo gasto) a 205 km. No total, o Yuan chegaria aos 432 km de autonomia, 182 km a mais do que indica o Inmetro.

Agora, vamos simplificar e trazer o consumo para km/le, seguindo o padrão do Inmetro. Por sinal, na etiqueta de gasto do órgão, o indicado é 44 km/le na cidade e 35,7 km/le na estrada para o Yuan Pro.

Partimos do ponto que 10,4 kWh/100 km equivale a aproximadamente 1,18 litros de gasolina por 100 km. Sendo assim, dividimos 100 por 1,18 e o resultado é de 84,75 km/le. E esse é o consumo do Yuan Pro convertido em km/l.

BYD Yuan Pro 2025 – desempenho

Basta entrar nos concorrentes a combustão para ver que a nível de acabamento e equipamentos, o Yuan Pro entrega um padrão acima. Quanto ao trem de força, 177 cv e 29,5 kgfm de torque também já é mais do que a média do segmento. Soma-se a isso o torque máximo instantâneo e, pronto, nada de apuros em retomadas e acelerações.

O Yuan Pro também utiliza a e-plataforma 3.0 da BYD. O banco de bateria localizado no centro do veículo baixa o centro de gravidade do elétrico e auxilia em curvas.

São três modos de condução: Eco, Normal e Sport. No modo mais “apimentado, o Yuan Pro consome kWh como os antigos aparelhos domésticos que elevavam o valor da conta de luz. Mas, mesmo no modo Eco, não falta entrega de energia, principalmente no perímetro urbano.

Para economizar ainda mais, é possível usar o sistema regenerativo, que aproveita as frenagens para recarregar a bateria. Mas um aviso, não basta apenas tirar o pé do acelerador, pois o Yuan Pro não possui o sistema “one pedal” (um pedal), o qual basta para frear o veículo.

BYD Yuan Pro 2025 – ficha técnica

Motor: elétrico, dianteiro

Potência: 177 cv

Torque: 29,5 kgfm

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 7,6 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

BYD Yuan Pro 2025 (Inmetro): 44 km/l na cidade e 35,7 km/l na estrada/ 250 km de autonomia e consumo energético de 0,51 mj/km

Dimensões: 4,31 metros de comprimento, 1,67 m de altura, 1,83 m de largura e 2,62 m de entre-eixos, 265 litros de porta-malas e bateria de 45,1 kWh

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