“Nivus” chinês com grade de Peugeot e interior de BMW é testado no Brasil

Changan Uni-T deverá ser o primeiro carro da volta da marca chinesa ao país
Por
08.06.2025 às 03:15 • Atualizado em 24.06.2025
Compartilhe:
Changan Uni-T deverá ser o primeiro carro da volta da marca chinesa ao país

A nova invasão de marcas chinesas no mercado brasileiro tem trazido novas marcas e favorecido o retorno de fabricantes que operaram no país no passado. Uma delas é a Changan, que pode voltar a operar quase uma década depois de ter deixado o país.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

A Changan foi representada no Brasil pela Tricos Districar, que comercializou pequenos comerciais leves sob o nome Chana, entre 2006 e 2016. O retorno da marca chegou a ser ventilado há alguns anos, quando rumores da indústria afirmaram que o Grupo Caoa produziria carros sob licença da Changan na antiga fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP).

Você também pode se interessar por:

Desta vez, a Changan volta a ser assunto com um misterioso SUV cupê camuflado que tem sido flagrado em testes na Grande São Paulo, cujas fotos foram gentilmente cedidas por Guilherme Flauzino.

Afinal, que SUV é esse?

Trata-se do Changan Uni-T, um SUV de porte médio que mede 4,51 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,56 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Como referência, são medidas bem parecidas com as do Kia Sportage.

 Visualmente, o Uni-T aposta num estilo repleto de vincos pela carroceria com linha de cintura ascendente até a coluna C. As maçanetas das portas dianteiras são retráteis, enquanto as traseiras são embutidas ao lado do vidro (como no Honda HR-V, por exemplo), criando o efeito de o carro ter apenas duas portas.

A grade frontal ocupa praticamente toda a área da dianteira, emoldurada por entradas de ar laterais e faróis em LED bastante estreitos.

A traseira, por sua vez, segue um estilo mais convencional com lanternas horizontais invadindo a tampa do porta-malas de 420 litros. As rodas de liga leve de 19 polegadas e as saídas de escape quádruplas sugerem uma esportividade maior que a proposta real do SUV.

O interior tem desenho mais limpo, com duas telas de 12,3” integrando o painel de instrumentos e a central multimídia. O Uni-T é equipado com ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, entre outros itens.

Sob o capô, o Changan Uni-T leva um motor 1.5 turbo a gasolina de 177 cv de potência e 30,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: