Exclusivo: BYD Tang se chamará Tan no Brasil para não ter nome de suco
A BYD ainda nem oficializou seu ingresso no mercado de veículos de passeio no Brasil – algo que deve acontecer em novembro –, mas já vem causando alvoroço.
Um deles é a estratégia ousada, já antecipada pela Mobiauto, de vender carros híbridos e elétricos no país junto de um pacote com painéis solares e baterias para gerar a energia a ser usada por esses veículos na própria residência do proprietário. Até porque, a empresa fabrica esses componentes na Zona Franca de Manaus (AM). Só os carros viriam importados.
No primeiro semestre de 2022, a marca chinesa fará sua estreia no segmento de automóveis elétricos com o SUV Tang e o sedan Han, ambos de grande porte e com pegada luxuosa. Custarão acima de R$ 300.000.
Na segunda metade do próximo, virão os híbridos plug-in Qin (sedan médio como o Toyota Corolla) e Song Plus (SUV cupê com dimensões próximas às do RAV4), ocupando a faixa de preços entre R$ 150.000 e R$ 300.000.
Até aí, todas são informações já repercutidas. Entretanto, nossa reportagem pode afirmar que a operação no Brasil terá uma particularidade: o SUV elétrico Tang, como é conhecido na China e em outros países, será vendido aqui como Tan, sem o G, para não virar homônimo da famosa marca de sucos em pó.
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Oficialmente, a empresa afirma que a decisão não foi tomada por causa do suco, mas sim por uma simplificação fonética: em mandariam, o G usado tão comumente em finais de palavras é mudo. Assim, a pronúncia correta do SUV já seria Tan.
Além disso, este nome fica mais alinhado ao do irmão Han (cujo H é falado como o R em português). Veja mais sobre os dois modelos em um novo vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista. Assista:
Como serão os BYD Tan e Han
O BYD Tan é um SUV de porte grande para até sete passageiros. Terá 4,87 m de comprimento, 2,82 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,72 m de altura. Com esses predicados, tentará roubar clientes de Toyota SW4 e Jeep Commander.
O modelo possui versões híbridas ou elétricas em diversos mercados. Por aqui, será vendido apenas na configuração 100% elétrica, possivelmente com dois motores, um sobre cada eixo. Cada um deles rende 245 cv de potência e 33,6 kgfm de torque.
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A tração é integral e a propulsão combinada entre todas as rodas gera cerca de 490 cv e 67 kgfm. Sua autonomia, medida no sistema americano NEDC, menos rígido do que o europeu WLTP, chega a 500 km.
á o Han é um sedan grande, igualmente elétrico, medindo 4,96 m de comprimento, 2,92 m de entre-eixos, 1,91 m de largura e menos de 1,50 m de altura. Sua motorização é similar à do Tan, mas com autonomia maior, devido ao coeficiente de arrasto superior.
O três-volumes promete rodar até 550 km, segundo o ciclo NEDC, na configuração com dupla motorização e tração AWD. Tanto no caso do sedan quanto do SUV os módulos de bateria são compostos por lâminas no lugar de cubos, o que aprimora a alocação e o espaço interno.
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Jornalista Automotivo