Toyota apresentará sistema híbrido de Hilux e SW4 no próximo ano
Não é de hoje que se fala em Toyota Hilux híbrida. A Mobiauto contava desde agosto de 2021 que a marca japonesa queria aplicar a tecnologia em seus veículos médios, tanto na picape quanto no SUV SW4. Mas, ao que parece, agora isso tem data para sair.
O vice-presidente de vendas e marketing da Toyota África do Sul, Leon Theron, em entrevista ao site local CarMag, confirmou que Hilux e SW4 terão tecnologia híbridas a partir do ano que vem. Claro que a chegada em 2024 está cotada para o mercado sul-africano, e resta saber se a marca japonesa investirá no mesmo esquema para o Brasil temporariamente até que a nova geração seja lançada.
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Vale lembrar que meses atrás o site australiano Drive já havia publicado um plano secreto da Toyota para aplicar a tecnologia híbrida leve em Hilux e SW4. Informando, inclusive, que havia um pouco de receio por parte da marca por não ser um sistema convencional como o da família Corolla ou plug-in, como do novo Prius.
Para quem não está habituado com as nomenclaturas, um híbrido leve não tem números tão melhores de consumo contra os só a combustão. Isso porque ele não usa as baterias robustas dos esquemas convencionais e plug-in, e praticamente troca o alternador por um pequeno motor elétrico. É a mesma tecnologia aplicada em Kia Stonic, Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid, etc.
Mas, de acordo com os colegas da Autoesporte, a Toyota já descartou essa tecnologia para a nova geração, que deve estrear em 2026 e aplicará híbrido como Corolla Cross ou que vai a tomada. Ou seja, se viesse, seria um “tapa buraco” até a próxima geração desembarcar.
Lembrando que o motor 2.8 turbodiesel é um dos cotados para receber essa tecnologia, o que facilitaria a entrega dela ao Brasil.
Híbrida na próxima geração
A Hilux mudará de visual em sua nova geração e o design será alinhado ao da Tacoma, prima vendida no mercado americano. Assim, teremos uma pegada mais robusta e próxima ao que vemos da Tundra, tendo uma DNA mais fora de estrada.
Podemos esperar até medidas um pouco maiores da que vemos na atual vendida no Brasil, e que é líder de vendas da categoria em nosso mercado. Afinal, a nova Fiat Titano já tem medidas um pouco maiores, e isso deve se tornar comum no mercado, justamente para distanciar as dimensões da nova leva de picapes intermediárias.
O interior deve ser mais luxuoso, com tela maior para a central multimídia e quem sabe um painel de instrumentos digital e um console central um pouco mais largo.
Quanto a motorização, podemos esperar propulsores potentes. Atualmente, a marca conta em seu portfólio com 2.5 turbodiesel e um V6 turbodiesel que já estão sendo trabalhado para receber esquema híbrido.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.