Exclusivo: Citroën Ami chega em 2024, mas não poderá andar na rua

Sem airbags e com velocidade máxima limitada, quadriciclo elétrico será homologado apenas para uso em propriedades particulares
LF
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03.11.2023 às 19:00
Sem airbags e com velocidade máxima limitada, quadriciclo elétrico será homologado apenas para uso em propriedades particulares

A Stellantis já confirmou que venderá no Brasil o Citroën Ami, peculiar micro veículo elétrico de apenas duas portas e até dois lugares. Com dianteira e traseira praticamente idênticas, ele tem o custo de produção otimizado e pode até operar como veículo de carga, com apenas um lugar.

Após conversar com fontes da rede concessionária Citroën que tiveram contato com o projeto, a Mobiauto pode afirmar que o Ami deve ser lançado no Brasil no primeiro semestre de 2024. Seu preço, como esperado, ficará abaixo de R$ 100.000. Na Europa, custa menos de 7.000 euros com incentivos fiscais, o equivalente a menos de R$ 40.000.

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Só que o Citroën Ami terá um detalhe: ele não será homologado para rodar nas nossas ruas. Nossa reportagem apurou que ele será homologado apenas como quadriciclo, e não um “quadriciclo-carro”, podendo ser oferecido como um veículo para uso em ambientes fechados.

É por isso que no vídeo de confirmação do lançamento do microelétrico, o então presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, e a vice-presidente da marca Citroën na região, Vanessa Castanho, aparecem rodando com o Ami pelas vias internas da fábrica de Betim (MG).

Há uma razão simples para essa estratégia: para que um veículo seja homologado como “quadriciclo-carro”, com direito a emplacamento e rodagem em vias públicas, precisa ter quatro rodas, cintos de segurança, airbags e peso em ordem de marcha abaixo de 400 kg.

O Ami possui as quatro rodas e os cintos, mas não conta com airbags e pesa 485 kg, chegando a 700 kg de PBT (peso bruto total), o que perfaz uma carga útil pouco acima de 200 kg. Por isso, ele será oferecido como uma espécie de rival de carrinhos de golfe, para uso interno em grandes fábricas ou galpões, condomínios fechados etc.

Em termos de dimensões, o Citroën Ami mede 2.410 mm de comprimento, 1.390 mm de largura e 1.520 mm de altura. Seu entre-eixos sequer é divulgado. Como comparação, um Renault Kwid tem 2,42 m só de entre-eixos, mais do que o comprimento total do microelétrico da Citroën.

Seu pequeno motor elétrico rende 8,1 cv de potência. O torque não é divulgado. Sua velocidade máxima é de 45 km/h, e ele consegue atingi-la em 10 segundos, de acordo com a fabricante. As baterias têm 5,5 kWh de capacidade e podem ser recarregadas em cerca de 3 horas em uma tomada de 220 Volts.

A autonomia fica em 75 km no ciclo europeu WLTP, número que deve ser reduzido no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro. O Citroën Ami deve ser lançado antes do “sedan SUV cupê” C3 X, ainda na primeira metade de 2024. Virá importado de Quenitra, no Marrocos, único local onde é produzido.

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