Citroën Ami: microelétrico de menos de R$ 100.000 é confirmado no Brasil

Ami tem espaço para apenas duas pessoas e até opção de carga, com dimensões suficientes para ocupar a vaga de uma moto
Renan Bandeira
Por
27.07.2023 às 15:07
Ami tem espaço para apenas duas pessoas e até opção de carga, com dimensões suficientes para ocupar a vaga de uma moto

A Citroën acaba de confirmar que o microelétrico Ami será lançado no Brasil. O produto já foi apresentado pela marca em alguns eventos, como o Festival Interlagos, e a clínica com o os brasileiros parece ter dado certo.

O Citroën Ami deve ser o primeiro veículo elétrico vendido no Brasil abaixo da faixa dos R$ 100 mil. Isso, claro, se a marca francesa realmente trazê-lo para comercialização com cliente final, já que pode seguir os mesmos passos da Volkswagen, com o ID.4, e disponibilizá-lo apenas para aluguel e compartilhamento. A segunda opção é a mais provável.

Você pode se interessar por:

Citroën Ami - quanto mede o microcarro

O Ami não tem dimensões para competir nem com subcompactos de nosso mercado, e leva apenas duas pessoas. Um Renault Kwid, por exemplo, mede 3,68 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,48 m de altura e 2,42 de entre eixos. 

O microcarro elétrico da Citroën tem 2,41 metros de comprimento, 1,39 m de largura, 1,52 m de altura e não tem dados de entre-eixos revelados. Para se ter uma ideia, seu comprimento total é do tamanho do habitáculo do hatch da Renault. 

O peso bruto total é de 700 kg. Para se ter uma ideia, ele leve ao ponto de poder ser carregado por uma Fiat Strada com folga. Afinal, a picapinha da marca italiana tem capacidade para levar até 720 kg.

O mais curioso é que o veículo tenta duplicar as peças para reduzir custos de produção. A dianteira, por exemplo, é igual a traseira. As portas são iguais também, até por isso uma abre de forma convecional e outra é suicida.

Citroën Ami - Motorização, desempenho e bateria

Com motor elétrico de 6 kW, ou 8 cv de potência, o Ami tem capacidade para rodar até 45 km/h. Sua aceleração de 0 a 45 km/h acontece em 10 segundos. A transmissão tem três posições de funcionamento, sendo elas "D", "N" e "R".

Sua bateria de 5,5 kWh de íons de lítio tem capacidade para rodar até 75 km com uma carga, medidos em ciclo WMTC. O tempo de carga é de até 3h para ir de 0% a 100%, e há opção de carregamento em tomadas 220V.

Vale lembrar ainda que ele é equipado com suspensão do tipo McPherson na dianteira e braços tirados, na traseira. Seus freios são à discos na dianteira e tambores, na traseira.

Citroën Ami - quem pode dirigir

Na Europa, o Citroën Ami pode ser conduzido por adolescentes de 16 anos e, na França, até por quem tem 14 anos - mas é necessário um certificado de segurança rodoviário. No Brasil, a realidade deve ser diferente, e o produto liberado para aluguel ou compartilhamento de maiores de 18 anos. 

Fora do Brasil, o microcarro é vendido por 7.190 euros, mas ele tem bônus ecológico, que ajuda a reduzir os valores cobrados para 6.890 euros. Na conversão direta, o valor é equivalente a R$ 37 mil.

Comentários