Citroën C3 X: SUV cupê do C3 já tem protótipos montados no Brasil

Posicionado entre o C3 e C3 Aircross, inédito C3 X ou C3 FastLounge será lançado no segundo semestre de 2024, mas Stellantis já testa suas linhas
Diego Dias
Por
01.11.2023 às 09:30
Posicionado entre o C3 e C3 Aircross, inédito C3 X ou C3 FastLounge será lançado  no segundo semestre de 2024, mas Stellantis já testa suas linhas

O novo Citroën C3 Aircross está em forno quente e, em algumas semanas, será lançado definitivamente no Brasil. Mas a família do C3, já formada pelo hatch, não vai parar por aí. Isso porque, depois do hatch e do SUV de sete lugares, teremos ainda o “sedan SUV cupê” C3 X ou C3 Fastlounge (os dois nomes cogitados para o modelo, por enquanto conhecido apenas pelo código de projeto, CC22).

O novo Citroën C3 X ou Fastlounge será lançado só no segundo semestre do ano que vem. Mas, segundo documentos obtidos pelo jornal argentino Ámbito Financiero, o projeto já tem protótipos sendo fabricados em Porto Real (RJ) desde setembro deste ano, a fim de adaptar as linhas de montagem. Ele será o terceiro integrante da família C-Cubed.

Você também pode se interessar por:

Herdará a plataforma CMP e boa pare da estrutura dos novos C3 e C3 Aircross, mas contará com uma carroceria diferentona, de estilo SUV cupê. Vale dizer, ainda, que esse carro ficará posicionado entre C3 e C3 Aircross na faixa de preços e em termos de dimensões. Por isso, podemos esperar uma distância entre eixos posicionada entre os 2,54 m do hatch e os 2,67 m do SUV de sete lugares.

O mais curioso é que o projeto CC22 será uma espécie de “sedan SUV cupê” destinado para mercados emergentes, ou seja, um veículo de baixo custo. Assim, também chegará como uma alternativa abaixo do Fiat Fastback dentro do grupo Stellantis. Fica a dúvida sobre qual será o seu nome definitivo: ele pode ser batizado como Citroën C3 X, seguindo o padrão dos primos europeus C4 X e C5 X – de quem se inspirará visualmente – ou C3 FastLounge, conforme apurado pelo Autos Segredos.

A produção do novo C3 X ou C3 FastLounge ficará centralizada na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ). Na imagem, observe que os protótipos do projeto CC22 já são fabricados no complexo fluminense desde setembro. De acordo com a planilha divulgada pelo jornal Ámbito Financiero, a fabricante produzirá nada menos que 230 unidades pré-série do SUV cupê até o fim deste ano.

Como será o C3 SUV cupê

O flagra que publicamos em agosto na Mobiauto (antecipado pelos colegas da página Mentiras Automotivas no Instagram) acabou cravando qual seria a carroceria do terceiro integrante da família C3. Fotos na posição lateral-traseira denunciam que se trata de um “sedan SUV cupê” com linhas altas e musculosas, bem como as portas laterais traseiras com a moldura superior curvada, por conta do caimento acentuado do teto.

A montadora bem que tentou disfarçar as linhas da novidade, com um prolongamento na traseira através de uma capa preta, tudo para disfarçar as linhas ao melhor estilo de SUV cupê e deixar a impressão que o carro poderia se tratar de um sedan.

Algo curioso é que seu balanço traseiro será curto e terá a tampa do porta-malas bem alta. Com isso, na prática teremos tecnicamente um notchback – ao estilo do saudoso Chevrolet Kadett, mas essa nomenclatura ficou no passado e certamente não será usada. Tudo vai depender da tampa do porta-malas, Se o vidro traseiro estiver integrado a ela ou não, teremos a resposta certa sobre se é um sedan ou um SUV cupê.

É importante lembrar que a Mobiauto já havia avisado que o novo modelo, conhecido atualmente pelo código de projeto CC22, e que foi sempre especulado como um sedan, contaria com elementos muito mais próximos ao de um SUV cupê em sua concepção.

Motor turbo

O que podemos apostar é que, assim como o novo C3 Aircross, que teve o motor 1.0 Turbo 200 da Fiat confirmado em sua gama, o novo C3 FastLounge ou C3 X terá debaixo do capô o mesmo motor turbinado de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Gerenciado por um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas, é o mesmo trem de força dos Fiat Pulse e Fastback, e do Peugeot 208.

Citroën C3 X ou FastLounge?

Ainda não podemos cravar o nome definitivo do projeto CC22 mas, caso o novo C3 receba o nome C3 FastLounge, seria outra clara referência ao SUV cupê já vendido pelo grupo Stellantis no Brasil: o Fiat Fastback. O nome Lounge é como a Citroën chama seus carros sedan ou tipo “salão”. Já o sobrenome X daria ao produto um tom mais de SUV ou crossover.

Seja como for seu nome, o novo C3 X ou C3 FastLounge começará a aparecer mais pelas ruas com os protótipos fabricados em terras brasileiras. Seu lançamento está previsto para o segundo semestre de 2024.

Projeção: K Design AG

Comentários