Como SUVs cupês serão alento para amantes de sedans no futuro

Subcategoria vem crescendo, garantindo bom espaço interno e excelente porta-malas
LF
Por
14.02.2025 às 21:02 • Atualizado em 17.02.2025
Compartilhe:
Subcategoria vem crescendo, garantindo bom espaço interno e excelente porta-malas

O mercado de sedans vem caindo nos últimos anos. Em 2024, a categoria representou 15,18% das vendas do mercado, sendo que no ano anterior eram 17,08% de representatividade. Nos próximos anos, a tendência é que esse número caia ainda mais, mas os SUVs cupês podem ajudar os fãs de sedans.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Com o mercado de SUVs já se estabelecendo como um dos maiores do país, poucas serão as opções diferentes no futuro para comprar. No entanto, os SUVs cupês chegaram com características essenciais para aqueles que gostam de sedans: porta-malas e espaço interno.

Você também pode se interessar por:

A maior prova disso está no Citroën Basalt, o modelo cupê que desembarcou em nosso país no último ano, e que consegue entregar um bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2.645 mm e porta-malas de 490 litros. Em comparação, o Chevrolet Onix Plus – sedan compacto mais vendido do último ano - conta com 2.600 mm de entre-eixos e 469 litros de porta-malas.

Claro que o Basalt não é o único SUV cupê em nosso mercado. Em comparação, o Volkswagen Nivus conta com 2.566 mm de entre-eixos e 415 litros. Já o Fiat Fastback conta com 516 litros de porta-malas e 2.533 mm de entre-eixos.
Nesses últimos casos, o espaço interno é mais limitado que de sedans, mas o porta-malas é que fala mais alto na hora da venda. Afinal, os compartimentos são tão grandes ou maiores que de modelos sedans.

E mais modelos ainda devem chegar por aqui. Não só no mercado de entrada, mas também em de maior valor agregado. Entre os mais baratos a Chevrolet pode estar preparando o SUV do Onix como um cupê, para distanciar o produto do Tracker.

A expectativa é de que o produto seja apresentado neste ano, e será produzido em Gravataí (SC).

Além dele, podemos esperar pelo Tayron X, modelo cupê que deriva do Tiguan novo, e que pode ser fabricado no Brasil. E claro que mais modelos podem chegar com a ofensiva chinesa.
Isso considerando apenas o mercado convencional, já que o de SUV premium está cada vez ganhando mais opções. Depois dos BMW X4 e X6, agora existe o X2. Fora os Audi Q3 s Q5 Sportback, e os Mercedes-Benz GLC e GLE.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp