Novo VW Nivus GTS: o que podemos esperar do rival do Fastback Abarth
Mostrado em outubro do ano passado durante a apresentação da linha 2025 do Nivus, o novo VW Nivus GTS começa a dar as caras antes de seu lançamento. O novo SUV cupê esportivo apareceu em duas fotos no perfil do Instagram do Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Vale dizer que o novo Nivus GTS tinha dado as caras em 2024 ainda era uma unidade pré-série, tanto que estava até com o logotipo GTS em vermelho posicionado um pouco fora do lugar na grade dianteira. Agora é possível que estamos diante de uma unidade produzida em série na fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo (SP), ou seja, como o SUV cupê esportivo será de fato.
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Visual
Para começar, o novo Nivus GTS contará com um visual um pouco diferente frente as demais versões Comfortline e Highline do SUV cupê. Visualmente, a dianteira do novo Nivus GTS traz o para-choque das configurações convencionais, mas traz um detalhe próprio para se diferenciar: um friso vermelho na parte inferior do para-choque.
Na lateral temos como destaque as novas rodas de liga-leve de 18 polegadas, que trazem um desenho próprio, face usinada e acabamento em preto brilhante na parte interna. Para compor o visual esportivo, temos ainda saias laterais pintadas na cor da carroceria, além do logotipo GTS em vermelho nas portas. No teto não há racks como as outras variantes.
Já na parte traseira temos a lanterna inteiriça em LED e o spoiler traseiro em preto brilhante, mas essas características são compartilhadas com as demais versões. A única novidade visual mesmo é o logotipo GTS. É provável que o novo Nivus GTS tenha ainda a ponteira dupla de escape, algo que já vemos hoje no Polo GTS.
Sem faróis IQ.Light
Os faróis devem ser também full-LED e trarão a barra iluminada interligando o conjunto óptico. A má notícia é que os faróis com tecnologia IQ.Light não devem compor os itens de série do Nivus GTS, perdendo assim o item que existe no Polo GTS. Para quem não conhece, a tecnologia IQ.Light Matrix pode desligar algumas porções dos LEDs para recortar carros que trafegam à frente do motorista no mesmo sentido ou que cruzam com ele no sentido oposto, o que evita o ofuscamento.
Interior
Até o momento a Volkswagen não deu pistas do interior do Nivus GTS, mas certamente devemos contar com o mesmo banho de loja do que vemos atualmente no Polo esportivo. Ou seja, podemos contar com bancos inteiriços com abas laterais mais pronunciadas, costuras vermelhas e logotipo GTS em preto na parte central dos bancos. O acabamento em vermelho deve surgir ainda nas costuras do painel (na parte macia ao toque) e volante.
Podemos aguardar ainda pedaleiras esportivas, assim como a sigla GTS nas soleiras e volante também devem fazer parte do conjunto. O painel de instrumentos de 10,25 polegadas deverá contar com grafismos em vermelho, enquanto o multimídia VW Play deve ganhar a instrumentação extra com dados de pressão do turbocompressor, bem como os comandos dos modos de condução (incluindo o Sport).
Motor 250TSI 1.4 turbo
Por fim, debaixo do capô vamos contar com o famoso motor 250TSI, como apurado por Mobiauto com fontes ligadas a marca. Dessa forma, o 1.4 turbo flex, que equipa Polo GTS, Virtus Exclusive, T-Cross Highline e Taos, deverá render ainda até 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio deve seguir com o automático de seis marchas, com paddle shifts. Fica a dúvida se o ronco esportivo não será apenas emulado pelo sistema de som como no Polo GTS...
Atualmente dados de fábrica do Polo GTS indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e velocidade máxima de 206 km/h – dados de fábrica sempre com etanol no tanque. Dito isso, teremos um salto interessante de desempenho no Nivus, que hoje faz de 0 a 100 km/h em 9,9s e alcança os 189 km/h de velocidade máxima.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.