BYD e GWM: o que marcas chinesas podem aprender com a Hyundai no Brasil
O mercado brasileiro está cada vez mais acirrado, seja por conta do domínio dos SUVs ou mesmo pela chegada de diversas marcas novas. Bom exemplo mesmo são as duas montadoras chinesas que vêm conquistando espaço no Brasil: BYD e GWM, tanto que ambas já confirmaram fábricas no país. A questão que fica é o que as marcas chinesas podem aprender com a Hyundai por aqui.
Antes de detalhar como foi a trajetória da marca sul-coreana em terras tupiniquins, vale resgatar como foi a chegada da BYD e GWM. Começando pela primeira que começou a vender carro elétrico entre as duas, a BYD fez sua estreia no segmento de carros de passeio com o BYD Dolphin em 2023 (antes disso a marca chinesa já tinha participação no segmento de ônibus e caminhões).
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O modelo fez sua estreia há quase dois anos, em junho de 2023, quando desembarcou importado da China por R$ 149.800. Desde então o hatch elétrico com espaço de Corolla sofreu alguns aumentos em sua tabela e hoje não sai por nada menos do que R$ 159.800. Já a GWM fez sua estreia com o SUV Haval H6 um pouco antes, em abril de 2023, quando teve suas primeiras unidades vendidas no site Mercado Livre.
Em comum, tanto a BYD quando a GWM anunciou que terão fábrica no Brasil para produção nacional. A primeira comprou o antigo complexo fabril da Ford em Camaçari (BA), onde está reformando e expandindo as instalações, enquanto a segunda adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).
O que a Hyundai tem a ensinar
A Hyundai conta com alguns momentos no Brasil que valem ser lembrados. Primeiramente a marca sul-coreana desembarcou no país na década de 1990, quando vendeu em nosso mercado o compacto Hyundai Atos e o sedan Accent (que tinha ainda uma versão cupê), só para citar os mais lembrados.
Mas o início da fase de ouro da marca sul-coreana no mercado nacional se deu com os modelos importados com preço competitivo nos anos 2000, vide o lançamento do Tucson em meados de 2005 – que fez sucesso de vendas, tanto que começou a ser produzido no país quatro anos depois. Essa receita de preço competitivo em um SUV médio já é repetida tanto pela BYD com a família Song quanto pela GWM, principalmente com o novo Haval H6 PHEV19.
O sucesso com a marca sul-coreana, ainda importadora na época, continuou com o hatch médio Hyundai i30 e com o sedan grande Azera. No entanto, o ponto de virada da Hyundai foi quando deixou de ser importadora e virou uma fabricante, algo que aconteceu em 2012 quando surgiu a Hyundai Motor Brasil. Com isso foi levantada a fábrica de Piracicaba (SP), onde atualmente são feitos o HB20, HB20S e o Creta.
Naquele mesmo ano de 2012 era lançado o Hyundai HB20, hatch compacto que elevou o patamar do segmento com mais itens de série e um design bem resolvido e que era desejável, algo que era incomum no segmento de entrada, que tinha apenas o Fiat Palio e o VW Gol como concorrentes (já defasados naquele ano).
Os acertos da marca passam principalmente pela conquista do mercado brasileiro como importadora, passando a ter uma fábrica somente quando se firmou no país e ganhou um certo status. Pacote de equipamentos recheado, além de bom acabamento e preço competitivo também foram cruciais para o seu sucesso.
Esse caminho parece ser trilhado pela BYD e GWM, com ambas acumulando bons números de vendas no Brasil. A primeira principalmente pela família de SUVs Song, bem como os elétricos Dolphin Mini e Dolphin, enquanto a segunda emplacou os utilitários Haval H6 e Haval H6 GT, além do elétrico Ora 03.
Outra receita que vem dando certo é que as duas marcas chinesas desembarcaram colocando o pé na porta, seja pelo bom acabamento, pacote de equipamentos e tecnologia, além de preço competitivo. Não podemos esquecer do quesito eletrificação, pois ambas apostaram forte em carros híbridos e elétricos, algo que as diferenciaram no mercado nacional.
A única questão que a BYD e a GWM devem tomar cuidado é em relação a futura produção no Brasil. Isso porque ambas deverão ter muito cuidado na estratégia de precificação em nosso mercado com os futuros modelos de produção nacional, vídeo o BYD Dolphin e o GWM Haval H6 – os mais prováveis a serem feitos por aqui.
A Hyundai Motor Brasil lançou o HB20 em 2012 com preços que fizeram a concorrência se mexer, algo que foi importante para o seu sucesso no Brasil. O status acumulado durante os anos de Tucson, i30, Azera, Veloster, Sonata, entre outros também contribuíram para o hatch ser também desejado, mesmo sendo um hatch compacto.
Um dos poucos desgastes da Hyundai Motor Brasil foi sua disputa jurídica com a Caoa Montadora, que era a única responsável por vender a linha de importados da Hyundai no Brasil. Apesar disso, ambas entraram em um acordo e isso ficou no passado.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.