Cadillac Optiq: o SUV elétrico que pode marcar estreia da marca no Brasil

SUV cupê foi revelado na China e tem chances de ser fabricado no México, sendo candidato a debutar a marca da GM no mercado brasileiro
Renan Rodrigues
Por
19.07.2023 às 20:00
SUV cupê foi revelado na China e tem chances de ser fabricado no México, sendo candidato a debutar a marca da GM no mercado brasileiro

Há dois meses, a Mobiauto informou que a General Motors estudava trazer a marca Cadillac ao Brasil. Agora, o possível primeiro produto dessa estreia acabou de aparecer na China. É o SUV elétrico Optiq. A chegada da marca de luxo seria uma forma de cumprir a promessa do grupo de vender somente carros elétricos a partir de 2035.

É bem verdade que, por enquanto, somente Bolt e sua versão SUV, Bolt EUV, estão disponíveis. Além disso, Equinox EV e Blazer EV estão prometidos para estrear entre o fim deste ano e começo do próximo.

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No entanto, é justamente dessa dupla que o novo Cadillac Optiq se deriva. Seu nome, inclusive, foi registrado recentemente pela General Motors no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Além dele, a GM registrou o nome Symboliq, outro modelo da Cadillac que ainda não foi revelado, mas pode aparecer.

Como é o Cadillac Optiq

O Cadillac Optiq foi revelado pelo Ministério da Informação e Tecnologia da China (MIIT), que mensalmente divulga os carros que passaram pelo processo de homologação no país asiático. Além das imagens, o órgão divulgou dados técnicos do modelo.

O Cadillac Optiq será lançado em duas versões de acabamento, sempre com um único motor elétrico. Assim, o SUV terá duas opções de potência: 203 cv ou 244 cv. A autonomia não foi revelada, mas a velocidade máxima será de 180 km/h limitados eletronicamente.

Em termos de dimensões, o SUV terá 4.822 mm de comprimento, 1.912 mm de largura e 1.642 mm de altura. O entre-eixos será de 2.954 mm, o que é próximo aos 2.985 mm do Volvo EX90, que chegará ao Brasil no próximo ano.

Visualmente, o Optiq lembra bastante o irmão maior, o Lyriq. Os formatos das luzes são iguais, mas em proporções menores. A grade também mantém a forma, mas é menor e abre espaço para um para-choque mais robusto.

Na traseira, há grandes luzes verticais e um L na base do vidro traseiro. O interior ainda não foi revelado, mas deverá seguir o desenho do Lyriq, com duas telas conectadas para o cluster de instrumentos e a central multimídia.

Viabilidade mexicana

Tanto o Blazer EV como o Equinox EV serão feitos no México ainda este ano. É de lá que eles serão enviados para o Brasil. E é possível que essa planta receba a fabricação de um novo Cadillac elétrico.

O Optiq, lembremos, utiliza a mesma plataforma de ambos, chamada Ultium, que estreou com a picape Hummer EV e será aproveitada pelos novos Cadillac. Essa nova geração estará em todos os novos carros elétricos das mais variadas marcas do grupo.

A arquitetura eletrônica, motores e módulos de baterias são intercambiáveis entre todas as marcas, o que aumenta a economia de escala. Além disso, as novas baterias da GM são de níquel-cobalto-manganês-alumínio (NCMA), que custam 60% menos do que as convencionais de íons de lítio.

Elas ainda prometem capacidade de recarga de até 350 kW. Esse conjunto possui 50% maior eficiência energética do que o banco de baterias do Bolt, por exemplo. Elas podem ser dispostas de modo longitudinal, transversal, em pé ou deitadas, de acordo com a necessidade de cada projeto.

Essa arquitetura ainda prevê cinco motores já apresentados. O mais potente deles tem 345 cv para uso dianteiro ou traseiro. No entanto, a combinação de quatro deles pode levar para mais de 1.000 cv, como temos no Hummer EV.

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