CNH para pessoas analfabetas pode se tornar direito em breve

Segundo autor, não é necessário ler para dirigir com segurança
LF
Por
18.01.2023 às 13:03
Segundo autor, não é necessário ler para dirigir com segurança

 Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2675/22 com o objetivo de alterar o Código de Trânsito Brasileiro, para que pessoas analfabetas tenham o direito de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Para que a proposta seja aprovada, ainda é necessário ser avaliado pelas comissões Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Atualmente para um cidadão tirar sua carteira de motorista no Brasil é necessário que ele tenha 18 anos ou mais, e saiba ler e escrever, além de um documento de identificação.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Segundo o deputado federal André de Paula (PSD-PE) a regra atual é inconstitucional pelo fato de que o mesmo cidadão analfabeto é apto para trabalhar, casar, e ter sua família, além do fato de que como pedestre ele também cumpre as normas de trânsito.

Leia também: Licenciamento 2023: calendário, valores e como pagar online

De Paula, ainda argumenta que os motoristas não necessariamente precisam saber ler para dirigir com segurança: “Qualquer motorista cauteloso, mesmo analfabeto, entende a ordem contida em uma placa ‘Pare’ ou ‘Estacionamento Proibido’. A ordem ou comando normativo ali contido dispensa a linguagem escrita e sua respectiva leitura”, afirmou.

Você pode se interessar por:
Prazo de renovação de CNH fica mais apertado. Veja o que muda
Nova lei facilita vida de quem para com moto em pane em via pública
IPVA 2023: por que imposto ficará mais caro sem aumentar

Comentários