Carros para PCD: restam só 5 opções automáticas no teto de R$ 70.000

Prorrogação da isenção de IPI votada no Senado dá respiro à categoria, mas teto sem reajuste há 11 anos e forte aumento dos preços limitam opções
Por Renan Bandeira
02.06.2021 às 17h:58 • Att. há cerca de 4 meses
Prorrogação da isenção de IPI votada no Senado dá respiro à categoria, mas teto sem reajuste há 11 anos e forte aumento dos preços limitam opções

O Senado Federal aprovou, na última semana, o Projeto de Lei nº 5.149/2020, da senadora Mara Gabrilli (PSDB), que prorroga a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de carros PCD até o fim de 2026.

A proposta ainda precisa ser votada na Câmara dos Deputados, mas representa um novo capítulo positivo na novela “Carros para PCD”. O incentivo deixaria de existir no final deste ano, mas agora tudo indica que sua renovação está bem encaminhada.

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Mas será que ainda existem veículos disponíveis? Junto com a prorrogação da imunidade do imposto, foi discutida a possibilidade de ampliar a faixa de valores que dá direito ao benefício, mas não houve avanço nesse sentido e o teto que dá direito à isenção de IPI e ICMS foi mantido em R$ 70.000. 

Congelado desde 2009, o teto ficou baixo perante preços que vêm subindo cada vez mais nos últimos meses, em decorrência da inflação, do dólar alto e da pressão da demanda sobre um mercado com escassez de peças e veículos.

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Para piorar, em março deste ano o presidente da República, Jair Bolsonaro, suspendeu a isenção do IPI para veículos com etiqueta acima de R$ 70.000, por meio da Medida Provisória nº 1034. Antes, era possível obter o desconto desse tributo acima do teto, recolhendo apenas o ICMS.

Como uma forma de contornar a situação, nesta semana, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB), que é relator da MP citada acima, entregou um parecer com a proposta de elevar o teto de isenção de IPI para R$ 140.000, mas este ainda tem de passar por votações no Senado e na Câmara para ser aplicado.

Por enquanto, o resultado da equação (teto congelado mais inflação e dólar altos) é simples: apenas três modelos liberados para compra no momento. Há outros dois carros automáticos com preços ainda abaixo do teto, mas ambos estão com entregas indisponíveis no momento. 

Veja quais são esses modelos, seus preços e itens de série:

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Fiat Cronos 1.8 AT

Prorrogação da isenção de IPI votada no Senado dá respiro à categoria, mas teto sem reajuste há 11 anos e forte aumento dos preços limitam opções

Preço original: R$ 69.990

Equipamentos: volante multifuncional, sensor de pressão dos pneus, alarme antifurto, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência, direção elétrica progressiva, controle eletrônico da aceleração, iluminação do porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, controle de estabilidade e tração e central multimídia com tela de 7″ e sistemas Carplay e Android Auto.

Honda Fit Personal

Prorrogação da isenção de IPI votada no Senado dá respiro à categoria, mas teto sem reajuste há 11 anos e forte aumento dos preços limitam opções

Preço original: R$ 68.190

Equipamentos: chave canivete, direção elétrica progressiva, controle de estabilidade e tração, luzes diurnas de LED, lanternas traseiras com LED, piloto automático, sistema “bancos mágicos” de rebatimento, ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem de altura, volante com ajuste de altura e profundidade, faróis com acendimento automático e regulagem de altura do facho, travas elétricas, vidros elétricos com função um-toque para o motorista, retrovisores elétricos, aviso sonoro de cinto para motorista e passageiro dianteiros, alerta de frenagem emergencial pelo pisca-alerta, porta-malas iluminado, rodas de aço aro 15.

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Honda City Personal

Prorrogação da isenção de IPI votada no Senado dá respiro à categoria, mas teto sem reajuste há 11 anos e forte aumento dos preços limitam opções

Preço original: R$ 68.190

Equipamentos: chave canivete, direção elétrica progressiva, luzes diurnas de LED, piloto automático, ar-condicionado manual, banco do motorista e volante com regulagem de altura, faróis com acendimento automático e regulagem de altura do facho, travas elétricas, vidros elétricos com função um-toque em todas as portas, retrovisores elétricos, aviso sonoro de cinto para motorista e passageiro dianteiros, alerta de frenagem emergencial pelo pisca-alerta, rodas de aço aro 15.

Opções existentes em catálogo, mas atualmente indisponíveis:

Chevrolet Onix AT Turbo

Prorrogação da isenção de IPI votada no Senado dá respiro à categoria, mas teto sem reajuste há 11 anos e forte aumento dos preços limitam opções

Preço original: R$ 68.390

Equipamentos: seis airbags, chave canivete, direção elétrica progressiva, travas e vidros elétricos com função um-toque e antiesmagamento em todos os vidros, aviso do cinto de segurança para todos os passageiros, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em aclive, regulagem de altura dos faróis, rodas de aço aro 15 com calotas, ar-condicionado manual, console central com descansa-braço, limitador de velocidade, volante multifuncional, banco traseiro bipartido, rádio AM/FM com MP3, Bluetooth e dupla entrada USB (apenas para carregamento).

Chevrolet Onix Plus AT Turbo

Prorrogação da isenção de IPI votada no Senado dá respiro à categoria, mas teto sem reajuste há 11 anos e forte aumento dos preços limitam opções

Preço original: R$ 68.390

Equipamentos: mesmos itens do Onix hatch Turbo AT

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