Honda City hatch, turbo e com bancos mágicos, vai matar o Fit no Brasil

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil
Por Leonardo Felix
24.11.2020 às 12h:09 • Att. há cerca de mais de 1 ano
Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

A Honda revelou nesta terça-feira (24), na Tailândia, a inédita configuração hatchback derivada da sétima geração do City. O sedan, que ainda está na sexta plataforma no Brasil, já ganhou uma nova carroceria na Ásia no final do ano passado.

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

A chegada do City hatch já era aguardada. O modelo foi desenvolvido com foco em mercados emergentes, o que significa (voilà!) que será produzido e comercializado no Brasil. Sua estreia deve ocorrer no segundo semestre de 2021, junto com a nova geração do irmão três-volumes.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

Muito se especula sobre como o City hatch será posicionado em nosso mercado. A Mobiauto pode afirmar que já foi tomada a decisão: o modelo vai substituir o monovolume Fit em nosso país, tornando-se um concorrente mais direto a VW Polo, Peugeot 208, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo no segmento de hatches compactos com pitada premium.

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

Para tanto, a Honda matará vários coelhos numa cajadada só. Ao criar um hatch derivado do City, otimiza custos com o compartilhamento de componentes da carroceria, visto que ambos serão idênticos da ponta do nariz à coluna C. 

Leia também: qual desses 5 esportivados veste melhor a fantasia de esportivo?

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

Por sua vez, o City hatch tentará reproduzir a modularidade e o aproveitamento de espaço interno tão conhecidos do Fit. Por exemplo, ele terá a bordo os “bancos mágicos” já conhecidos do monovolume, com múltiplas possibilidades de rebatimento tanto para a fileira dianteira quanto traseira.

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

Como acabamos de dizer, o novo City hatch terá o mesmo balanço dianteiro do sedan. O visual valoriza as linhas horizontais, tem faróis grandes integralmente de LED e grade proeminente, remetendo ao atual Honda Civic (que, curiosamente, abrirá mão desse estilo nos próximos anos). 

Leia também: Fiat Argo: os principais problemas, segundo os donos

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

Só que sua relação com o City sedan será ainda mais íntima do que a de VW Polo em relação ao Virtus e do que a de Chevrolet Onix e Onix Plus. Isso porque a fabricante japonesa manteve os 2.589 mm de distância entre os eixos já existente no novo City sedan. 

Com isso, pôde replicar também toda a lateral dele no hatchback até a coluna C, aproveitando inclusive as portas laterais traseiras. O que muda é que o teto do hatchback está mais comprido, visto que o caimento do vidro traseiro será menos angulado. 

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

Leia também: Flagra: nova Fiat Toro terá faróis full-LED e freio autônomo

O balanço traseiro bem estendido e cheio de músculos lembra o do penúltimo Mercedes-Benz Classe A, mas a assinatura em LED das lanternas lembra a do próprio City sedan.

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

Em comprimento geral, o novo City hatch mede 4.345 mm, sendo 208 mm mais curto do que a variante com terceiro volume. Ainda assim, é quase 30 cm mais comprido do que Polo e Onix. Junte a isso o entre-eixos também maior e já podemos prever o concorrente mais espaçoso do segmento.

Leia também: Jeep Compass 2022 fica maiorzinho e muda mais por dentro que por fora

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

A largura é de 1.748 mm e apenas a altura, de 1.488 mm no mercado tailandês, pode sofrer mudanças no Brasil devido à calibração do conjunto de suspensões.

Outra aposta da Honda será (finalmente) na estreia do motor 1.0 três-cilindros turboflex, dotado de injeção direta e da tecnologia VTEC (comando variável de válvulas com modulação de tempo e amplitude de abertura).

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

Leia também: Novo Tiggo 2 turbo terá truque que o Peugeot 208 ignorou

Na Ásia, todas as versões do novo City hatch (e também do sedan) vêm equipadas com esta usina, que rende 122 cv de potência e 17,6 kgfm de torque. Por aqui, com a preparação para ser flex, os números podem aumentar. O câmbio será sempre CVT com simulação de marchas.

Inédita configuração de dois volumes aproveita a estrutura do sedan e a modularidade do monovolume para brigar com Polo e Onix no Brasil

A produção do novo City ocorrerá em Itirapina (SP), junto do novo City sedan e também do WR-V e do HR-V. O Civic deve passar a ser importado a partir de 2022, enquanto o Fit deve seguir em linha em sua antiga geração por mais um tempo até ser definitivamente descontinuado.

Você também pode se interessar:

Avaliação: como anda (e bebe) o Toyota Corolla híbrido flex com etanol
Nova Toyota Hilux: de R$ 145 mil a R$ 250 mil, veja versões e equipamentos
Estes carros querem provar que elétrico é sinônimo de esportividade

carro hatch
hatch compacto
hatch premium
honda city
novo honda city
honda city hatch
carro de família
honda fit
carro sedan
sedan compacto
honda city sedan
rosto de óculos escuros

Comentários