BYD e Uber se unem e querem aumentar frota de carros elétricos no mundo
BYD e Uber anunciaram oficialmente nesta quarta-feira (31) a firmação de um acordo entre ambas para os próximos anos. A parceria é válida para o mercado global, não só chinês, e tem o intuito de introduzir 100 mil novos veículos da montadora oriental na frota da empresa de mobilidade norte-americana.
Você pode se interessar por:
- BYD Song Plus 2026: este é o novo interior do SUV híbrido
- Quanto custa o carro mais barato da BYD no Brasil?
- BYD Yuan Pro é SUV elétrico que foi lançado com preço de Hyundai Creta
- Leapmotor T03: o que estão falando do futuro rival do BYD Dolphin Mini
A colaboração dará opções de descontos e financiamentos especiais para os motoristas cadastrados no aplicativo adquirirem carros da BYD. Além disso, as duas planejam integrar tecnologias de direção autônoma nos veículos que serão introduzidos como parte da parceria.
Ambas ainda têm pretensões de desenvolver colaborativamente novos modelos de direção totalmente autônoma. Inicialmente a ação valerá para Europa, América Latina e Estados Unidos, mas existem planos de expandi-la para Oriente Médio, Canadá e Nova Zelândia.
Além das condições especiais já citadas na compra dos modelos elétricos, a BYD também oferecerá suporte exclusivo aos motoristas do aplicativo. Serão proporcionados descontos na manutenção e no carregamento, além de opções únicas de leasing.
Vale ressaltar que em janeiro a Uber havia firmado uma parceria com a principal rival da BYD, a Tesla, para incentivar o uso de carros elétricos em cidades dos EUA e Canadá. Ainda sobre montadora norte-americana, a apresentação de seu mais novo robô táxi está próxima, e deve ocorrer em outubro.
Dara Khosrowshahi, o CEO da Uber, destacou os benefícios ambientais que a colaboração entre as empresas pode trazer. Segundo o executivo, o motorista que optar por um veículo elétrico pode reduzir em até quatro vezes suas emissões de gás carbônico.
E a parceria com a 99?
Uma das primeiras e importantes investidas da BYD no mercado brasileiro foi sua parceria com o aplicativo 99Taxi, rival direto da Uber. Na ocasião, a montadora desenvolveu um modelo elétrico com intuito específico de atender os motoristas da 99, o BYD D1.
O veículo, inclusive, tem características próprias voltadas ao transporte de aplicativos, vide porta lateral corrediça com acionamento elétrico e altura do solo reduzida com intuito de facilitar a entrada de passageiros.
Com autonomia elétrica de 258 km, na medição do Inmetro, não é difícil de ver o modelo andando em vias urbanas. Mas, será ele descontinuado? Ainda não se sabe se a nova parceria entre BYD e Uber afetará a colaboração com a 99. A ação acabou de ser anunciada e está em fase inicial, mais informações devem vir em breve.