BYD anunciará primeira fábrica brasileira de carros elétricos em dezembro

Anúncio da aquisição do antigo complexo da Ford em Camaçari (BA) ocorrerá nas próximas semanas, segundo o governador baiano. Complexo será dividida em três, para produção de veículos leves, pesados e componentes de baterias
LF
Por
24.11.2022 às 18:16
Anúncio da aquisição do antigo complexo da Ford em Camaçari (BA) ocorrerá nas próximas semanas, segundo o governador baiano. Complexo será dividida em três, para produção de veículos leves, pesados e componentes de baterias

Ainda não é oficial, mas já se pode dizer que seja. Segundo ninguém menos que o governador da Bahia, Rui Costa, a chinesa BYD sacramentou a compra de parte do terreno que serviu por entre 2001 e 2021 como fábrica da Ford em Camaçari (BA).

A aquisição já vinha sendo aventada há alguns meses e deve ser formalizada, nas palavras do próprio governador baiano, no dia 13 de dezembro, em um evento a ser realizado em Camaçari mesmo ou na capital Salvador. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

"Em dezembro, dia 13, vamos fazer uma solenidade onde ela [BYD] vai fazer o anúncio formal, inclusive [anunciando] a [sua primeira] concessionária na Bahia”, afirmou Rui Costa, durante cerimônia realizada com empresários de outros setores na última terça-feira (22). A informação é do site Bahia Notícias.

Esta não é a primeira vez que o atual governador, que deixa o mandato no fim deste ano para ser sucedido por Jerônimo Rodrigues, também do PT, fura a BYD e antecipa o anúncio de seus planos. 

No fim de outubro, o mandatário do cargo anunciara em suas redes sociais ter “assinado um protocolo de intenções para a instalação de três fábricas [da BYD] na Bahia”. “A negociação vai gerar mais de 1.200 empregos diretos, além de impulsionar o desenvolvimento industrial e comercial no estado”, divulgou à época.

Leia também: Avaliação: BYD Han 2023, sedan elétrico de patrão está ainda mais forte

Jorge Moraes, colunista do UOL, publicou no início deste mês que o investimento da BYD no projeto será de R$ 3 bilhões e dividirá o antigo complexo da Ford em Camaçari em três: uma fábrica de veículos de passeio híbridos e elétricos; outra de chassis e caminhões elétricos; uma terceira para processamento de lítio e ferro fosfato para baterias elétricas.

O colunista também apontou para um cronograma que prevê o início da implantação das unidades em junho de 2023, com conclusão das obras entre setembro e dezembro de 2024. Assim, as operações se iniciariam efetivamente no começo de 2025.

Para tanto, a fabricante chinesa receberá incentivos fiscais do governo baiano válidos inicialmente até o final de 2032. Como contrapartida, precisará apresentar um plano de negócio de longo prazo, priorizando fornecedores locais e a capacitação de profissionais da região para exercício das funções.

Leia também: Avaliação: BYD TAN será o Caoa Chery Tiggo 8 dos carros de luxo?

Uma das maiores fabricantes da China, a BYD é a atual terceira marca de carros mais valiosa no mundo, atrás apenas de Tesla e Toyota (e à frente de gigantes como a Volkswagen), além de maior produtora mundial de veículos eletrificados, somando híbridos e elétricos.

A companhia opera no Brasil desde 2015 e já possui outras duas plantas no país: uma de chassis de ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos inaugurada em Campinas (SP) naquele mesmo ano; outra de baterias de ferro de fosfato lítio na Zona Franca de Manaus (AM), que começou a operar em 2020.

Ainda não está claro se a empresa migrará alguma dessas operações para a Bahia ou se manterá todos os complexos ativos. Todavia, a empresa ingressou no mercado de automóveis em 2022, tendo lançado já cinco modelos: os elétricos Yuan Plus (SUV médio), Tan (SUV grande de sete lugares), Han (sedan grande) e D1 (minivan de aplicativo), e o híbrido plug-in Song Plus.

Você também pode se interessar por:

Toyota terá ajuda da BYD para criar elétricos com baterias que não viciam
Como a BYD venderá carros que usam energia gerada pelo próprio dono
BYD Song Plus: SUV cupê híbrido chinês chega por R$ 270.000
Você decide: BYD lança SUV híbrido e elétrico juntos pelo mesmo preço 

BYD
BYD Camaçari
BYD fábrica Brasil
BYD fábrica Ford
Fábrica Ford Camaçari
Fábrica carros elétricos Brasil
Carro elétrico

Comentários