Avaliação: BYD TAN será o Caoa Chery Tiggo 8 dos carros de luxo?

BYD TAN chega como único SUV de sete lugares 100% elétrico, com origem chinesa e preço de carro de luxo, conheça as suas armas para enfrentar rivais como Audi E-tron.
Camila Torres
Por
30.05.2022 às 15:22
BYD TAN chega como único SUV de sete lugares 100% elétrico, com origem chinesa e preço de carro de luxo, conheça as suas armas para enfrentar rivais como Audi E-tron.

No Brasil desde 2015, a BYD não quer mais se dedicar somente à fabricação de ônibus e caminhões elétricos, ou a painéis fotovoltaicos. Quer um espaço no mercado de carros elétricos, e ainda de luxo. 

Para isso, chega já com os pés na porta, oferecendo o sedan esportivo Han e seu irmão de plataforma, o Tan, o único SUV de sete lugares 100% elétrico vendido no país. Ele é ofertado R$ 475.000. 

Nessa faixa, esbarra em elétricos de marcas premium já consolidadas, como Volvo XC40, Audi e-tron e Porsche Taycan. Nomes consolidados no mercado e sinônimos de desejo entre os consumidores. Por isso, embora os SUVs de sete lugares estejam ganhando cada vez mais espaço no mercado, o BYD Tan terá que quebrar paradigmas.

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O primeiro é a sua própria origem. Os carros chineses ainda enfrentam certa resistência do brasileiro. O segundo é fato de ser elétrico, segmento que ainda está engatinhando no nosso país e oferece produtos mais caros do que modelos equivalentes a combustão. 

BYD TAN chega como único SUV de sete lugares 100% elétrico, com origem chinesa e preço de carro de luxo, conheça as suas armas para enfrentar rivais como Audi E-tron.

Parece que nada disso intimida o BYD, cuja sigla em inglês significa “Build Your Dreams” ou “Construa Seus Sonhos”. A marca sonha alto, de fato, e quer causar no mercado de elétricos de luxo o mesmo impacto do Caoa Chery Tiggo 8 entre os SUVs de sete lugares térmicos. Mas quais são suas armas para conseguir tal proeza?

BYD Tan 2022 - Preço: R$ 475.000. 

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Design e conectividade

O BYD Tan  é o tipo de carro que não passa despercebido. Isso se dá não apenas por se tratar de uma novidade, mas por ele realmente ser um SUV de presença. São quase 5 metros de comprimento e mais de 1,70 m de altura. Como não chamar atenção? 

O visual não é totalmente disruptivo, como estamos acostumados a ver em carros elétricos. É futurista, mas sem perder uma aparência familiar e, acima de tudo, sofisticada. A grade é robusta. Os faróis, marcantes. As lanternas traseiras são ligadas uma à outra. Muito LED e detalhes cromados. As rodas são grandalhonas, aro 22.

Passamos a semana com uma unidade na cor preta, o que dá ao SUV um ar ainda mais misterioso. Quem olhava, até mesmo quem nunca ouviu sequer falar dessa tal BYD, tinha certeza que se tratava de um carro de luxo. 

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No entanto, os detalhes mais impactantes ficam reservados a quem tem o passe para entrar no SUV. Um exemplo é a central multimídia de 15,6 polegadas com tela giratória, podendo ser utilizada na horizontal ou na vertical. Ela pode ser movimentada através de um botão no volante ou da própria tela. 

BYD TAN chega como único SUV de sete lugares 100% elétrico, com origem chinesa e preço de carro de luxo, conheça as suas armas para enfrentar rivais como Audi E-tron.

Inclusive, há poucos botões no carro. Quase todos os seus controles estão concentrados na telona multimídia, o que pode causar um pouco de desconforto para quem adora os botões de atalho ou se perde em meio a uma tela estilo smartphone. Para compensar, a BYD criou uma tela inicial rápida, como nos celulares. Não é difícil se acostumar.

Além dos assistentes de direção (dos quais falaremos um pouco mais daqui a pouco), é possível regular a iluminação das portas e painel, o ar-condicionado, aquecimento e resfriamentos dos bancos e até fazer vídeos e fotos no interior e exterior do carro, o que pode ser muito divertido e útil em uma viagem em família. 

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Mas lembre-se de colocar o cartão de memória para salvar tudo. O compartimento fica entre as duas entradas USB dentro do porta-objetos do console.

Curiosamente, apesar de ser um carro importado, ele ainda não tem as entradas USB-C, já comuns em aparelhos Apple. Suas tomadas são USB-A, convencionais. Outro ponto é que a unidade que testamos ainda não era compatível com Android Auto nem Apple CarPlay, funcionalidades oferecidas pela fabricante.

Mas o Waze já estava instalado, então só roteamos a internet do celular via central multimídia e pudemos usar o aplicativo de navegação. Para ouvir as músicas do Spotify, tivemos que recorrer ao bom e velho Bluetooth. Também há carregador por indução, inclusive com um ótimo tempo de carregamento.

Outro ponto que merece elogios é a câmera 360º, que parece ter saído dos videogames direto para a vida real e é ótima no trânsito e nas manobras. A única falha é que, com os assistentes ativos, algumas vezes ele acaba cobrindo o mapa no meio do trajeto. 

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Esse problema poderia ter sido facilmente resolvido, já que é possível dividir a tela em duas para visualizar outras funções simultaneamente. Porém, quando se trata da câmera, ela sempre ocupa a imagem integralmente. 

Voltando a falar da aparência, o Tan é todo muito requintado. As portas contam com várias texturas em couro e outros materiais como alcântara, um couro com aspecto aveludado. 

BYD TAN chega como único SUV de sete lugares 100% elétrico, com origem chinesa e preço de carro de luxo, conheça as suas armas para enfrentar rivais como Audi E-tron.

O painel é bem limpo, deixando toda atenção para as luzes de LED que contornam o habitáculo e para a central. São centenas de opções de cores para customizar a iluminação ambiente, inclusive com a possibilidade de usar um tom na parte da frente e outro nas portas laterais traseiras.

Por fim, os bancos complementam o visual sofisticado e oferecem muito conforto. O enorme teto solar panorâmico termina de encantar o cliente.

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Desempenho

Como casar o desempenho de um carro esportivo com um SUV de sete lugares de quase 2.500 kg? A maioria de nós sabemos que carros desse porte, normalmente, não oferecem uma pegada esportiva, por questões de proporção e segurança. Mas a BYD quis unir esses dois mundos e se saiu bem.

Como em qualquer carro elétrico, o torque total é entregue logo na primeira acelerada, mas não é possível senti-lo com tanto ímpeto como em um Porsche Taycan, um Audi e-tron ou um BMW iX.

O que mais impressiona no BYD Tan não é sua arrancada, mas a facilidade como ele ganha velocidade. Em um piscar de olhos, vai de 80 km/h para 120 km/h. É preciso estar atento ou usar o ACC (controle de cruzeiro adaptativo) para não ultrapassar o limite da via, pois fôlego em linha reta não falta. 

É nesse momento que ele faz jus aos 517 cv de potência combinada entre os dois motores elétricos (um dianteiro, um traseiro, formando uma tração integral). Você realmente se sente guiando um cavalo de corrida, muito obediente e fácil de domar. 

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Graças às pesadas baterias no assoalho, o Tan não é molenga como a maioria dos SUVs grandalhões. Só não espere nas curvas o mesmo nível de desempenho das retas. Para garantir mais segurança, a eletrônica corta um pouco desse ímpeto. 

A velocidade máxima é limitada a 186 km/h. Há quem questione se ele realmente chegaria aos 200 km/h, mas quem se importa com velocidades tão altas na vida real, com toda a família a bordo em uma viagem de passeio?

No mais importante ele não decepciona, que é na aceleração de 0 a 100 km/h, cumprida em 4,6 segundos, ou nas retomadas para fazer ultrapassagens. 

Motor frontal: 245 cv e 33,6 kgfm de torque
Motor traseiro: 272 cv e 35,6 kgfm de torque
Potência combinada: 517 cv
Torque combinado: 69,3 kgfm de torque
Peso/potência: 4,79 kg/cv
Peso/torque: 35,7 kg/kgfm
0 a 100 km/h: 4,6 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h
Câmbio: automático
Tração: integral (AWD)

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Antes de se empolgar, saiba que a sua eficiência para chegar a altas velocidades não é a mesma na hora de frear, mesmo usando freios Brembo com pinças de seis pistões. As frenagens acontecem de forma muito mais gradativa, devido ao tamanho e peso, especialmente quando todos os assentos pessoas estiverem ocupados. 

Ainda é possível escolher entre o modo Sport e Eco, mas a diferença entre os dois é sutil. Se a estrada não estiver muito vazia e convidativa, melhor ficar só no Eco e poupar bateria. 

Quanto aos assistentes de direção, o Tan chega com pacote completo: controle de cruzeiro adaptativo, assistente de mudança de Faixa e alertas de ponto cego, de colisão com frenagem automática e de tráfego cruzado. 

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O melhor é que todos são muito bem acertados, sem sensores escandalosos ou vibrações excessivas ao volante clamando por uma intervenção desnecessária ou agressiva demais, seja do condutor ou do próprio sistema. 

Dados técnicos: direção elétrica assistida; suspensões tipo McPherson com molas helicoidais (dianteira) e Independente, Multi-link com molas helicoidais (traseira); 

Freios dianteiros: Pinças Brembo com 6 pistões e discos ventilados e perfurado; Freios traseiros: Discos ventilados e perfurados; Vão livre do solo: 150 mm; ângulo de ataque, 22°; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída: 20º.


Autonomia

A autonomia é um dos pontos que mais interessam os consumidores de carros elétricos e as fabricantes têm se empenhado para fazer seus carros irem cada vez mais longe com uma única recarga. 

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A BYD promete um alcance de quase 400 km na estrada e 472 km na cidade para o Tan. Mas esses números podem ser bem diferentes dependendo do estilo de condução. Rodamos com o SUV de Campinas, cidade no Estado de São Paulo, até a Marginal Pinheiros, na capital paulista, um trajeto de cerca de 100 km. 

BYD TAN chega como único SUV de sete lugares 100% elétrico, com origem chinesa e preço de carro de luxo, conheça as suas armas para enfrentar rivais como Audi E-tron.

Optamos por usar o modo Sport em mais da metade do trajeto e pisamos no acelerador sem nos preocuparmos com uma direção econômica. Resultado: terminamos o percurso com 60% de autonomia. 

Na devolução do carro, fizemos o contrário, seguindo da Marginal Pinheiros até Campinas, no modo Eco, quase o tempo todo e na média de 100 km/h. Dessa forma, chegamos ao destino ainda com 70% da carga, uma diferença considerável de 10 pontos percentuais. 

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Como se pode constatar, para ter uma autonomia maior, é necessário abrir mão de toda esportividade que o BYD Tan pode oferecer e aderir a uma direção mais mansa. Confira abaixo o alcance urbano, na estrada e misto e o tempo de recarga com cada tipo de carregador, segundo a fabricante e o Inmetro. 

Autonomia:
Alcance Urbane (PBVE): 472 km
Alcance Estrada (PBVE): 395 km
Alcance Combinado (PBVE): 437 km

Tempo de recarga
Carregador DC - carga de 30% a 80% em: 30 minutos
Carregador DC 110 kW – carga de 0% a 100% em: 1h30
Carregador AC 7 kW– Carga 0-100% em: 15 horas


Espaço 

O BYD Tan está entre um Volvo XC90 e um Toyota SW4 em termos de dimensões. Como se pode ver, espaço é um dos pontos fortes desse SUV chinês. 

Já que estamos falando de um carro de sete lugares, vamos começar pela terceira fileira. Apesar das medidas avantajadas, o espaço ainda é bem limitado para as pernas, o que torna a viagem desconfortável para um adulto de 1,70 m. Melhor reservar essa parte para as crianças. 

Além disso, não há saída de ar-condicionado ou entrada USB naquela ala de bancos. Para compensar, as pequenas janelas que ficam no porta-malas fazem toda diferença para os ocupantes não se sentirem sufocados em uma caixa. 

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Com os sete bancos em uso, restam 235 litros de porta-malas, menos do que em um hatch como o Chevrolet Onix (275 l) ou o Peugeot 208 (265 l). Já com cinco bancos em uso e a terceira fileire rebatida, a capacidade salta para excelentes 940 litros.

Na segunda fileira, é possível regular a distância dos bancos, podendo jogá-los mais para trás quando não houver ninguém sentado atrás. Porém, mesmo com uma regulagem intermediária, o espaço para as pernas é suficiente para uma viagem bem confortável.

Além disso, o assoalho do carro é totalmente plano, sem elevação do túnel central, o que é ótimo para o passageiro que vai no meio, sem comprometer o espaço para a cabeça.

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DIMENSÕES: 

Comprimento: 4.870mm
Entre-eixos: 2.820 mm
Largura: 1.950 mm
Altura: 1.725 mm
Porta-malas com 7 assentos: 235 litros
Porta-malas com 5 assentos: 940 litros
Porta-malas com os 5 assentos rebatidos: 1.655 litros


BYD Tan - Itens de série: 

  • Teto solar panorâmico elétrico deslizante
  • Rack de teto em alumínio
  • Antena shark
  • Abertura automática do porta-malas ativada
  • Pneu Continental 22
  • Recarremento de celular por indução
  • Quebra-sol do motorista e passageiro com
  • Persiana do teto panorâmico deslizante
  • Apoio de braço central dianteiro com dois
  • Apoio de braço central traseiro com dois
  • Acabamento de painel e portas em
  • Saída 220v AC
  • Chave inteligente
  • Central multimídia 15.6" com tela flutuante
  • NFC cartão/chave
  • Rádio
  • Keyless entry
  • Rotação elétrica da tela multimídia (posição vertical e horizontal)
  • Direção eletricamente assistida
  • 12 alto-falantes
  • Coluna de direção com ajuste elétrico (Altura e profundidade)
  • Preparação de som ambiente DIRAC
  • Auto Hold (AVH)
  • Interface USB na segunda fileira de bancos (2)
  • Modo Eco/Modo Sport
  • Entradas SD e USB
  • Modo anti-patinação (snow mode)
  • Sistema de freio regenerativo (CRBS)
  • Airbags frontais
  • Ajuste elétrico de altura dos faróis
  • Airbags laterais
  • Follow me home
  • Airbags de cortina
  • Faróis inteligentes (alto e baixo)
  • Aviso do uso de cinto de segurança para todos os assentos 
  • Daytime Running Light (DRL) 
  • Câmera panorâmica 360° - (5 câmeras) com modo 3D Navitech 
  • Luz de neblina traseira
  • Câmera interna com modo de gravação de direção
  • Lanterna traseira em LED
  • Sensor de ponto cego 
  • Faróis com cornering light
  • Luz de seta dianteira sequencial
  • Luz de seta traseira sequencial
  • Assistente de frenagem de emergência (EBA) 
  • High brake lights (LED)
  • Controle de tração (TCS)
  • Luz na portinhola de recarregamento
  • Desaceleração controlada para freio de estacionamento (CDP) 
  • Luz ambiente configurável (cor e instensidade)
  • Potência máxima (cv) 245 Sistema eletrônico anticapotamento (RMI)
  • Luzes ambientes translúcidas para o painel de controle
  • Controle dinâmico do veículo (VDC)
  • Luzes de cortesia dianteiras em LED
  • Sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD)
  • Luzes de cortesia traseiras em LED
  • Assistente de descida (HDC)
  • Luzes de cortesia intermediárias em LED
  • Assistente de partida em rampa (HHC)
  • Luzes de porta em LED
  • Sistema de detecção para abertura de portas (DOW) 
  • Porta luvas com iluminação
  • Reconhecimento de sinais de trânsito (TSR)
  • Sensor de chuva 
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Isolamentos térmico e acústico do para-brisa dianteiro e vidros laterais
  • Freio automático de emergência (AEB)
  • Alerta de colisão traseira (RCW)
  • Desembaçador traseiro
  • Alerta de tráfego cruzado (RCTA)
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Alerta de mudança de faixa (LDW)
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Assistente de permanência em faixa (LKA)
  • Retrovisores externos com desembaçador
  • Assistente de mudança de faixa (LCA)
  • Retrovisores externos com memória de ajuste
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Ar-condicionado automático digital
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensor de pressão dos pneus (TPMS) 
  • Saída de ar-condicionado para segunda fileira de assentos
  • Kit de reparo dos pneus (Contimobility)
  • Revestimento em couro sintético premium
  • Ajuste elétrico dos bancos da frente (8 posições) 
  • Bancos da frente com aquecimento e ventilação
  • Banco do motorista com memória de posição
  • Encosto de cabeça dos bancos da frente ajustável (4 posições)
  • Ajuste lombar elétrico dos bancos dianteiros

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BYD Tan: vale a pena?

BYD TAN chega como único SUV de sete lugares 100% elétrico, com origem chinesa e preço de carro de luxo, conheça as suas armas para enfrentar rivais como Audi E-tron.

São quase meio milhão de reais cobrados pelo SUV de sete lugares elétrico da BYD. O preço não é injusto, considerando todos os atributos e, especialmente, o valor de carros elétricos menores do que ele. 

O Volvo XC40 Recherge, por exemplo, é um SUV bem menor, para cinco pessoas, e mais básico em termos de acabamento. Tem uma autonomia e um desempenho inferiores, e custa R$ 400.000 na configuração P8. 

Mas é claro que marcas como Volvo, Porsche, Audi, Mercedes-Benz e BMW já construíram sua reputação, já possuem um valor agregado à precificação de seus carros.

Por isso, se a BYD quer conquistar esse público, que sem dúvidas é ainda mais resistente a um carro chinês do que o cliente de um carro popular, precisará investir em um preço mais agressivo e em boas estratégias para conseguir ganhar aderência no mercado. 

A tática de vender seus carros elétricos junto de painéis solares para que o dono gere em casa a energia a ser usada por seu próprio carro é uma delas. Que ele vale os R$ 475.000, dentro do contexto de preços atual do mercado, não restam dúvidas. Agora, quem tem esse dinheiro estará disposto a pagar? Esse é o grande desafio da marca.

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