Você decide: BYD lança SUV híbrido e elétrico juntos pelo mesmo preço

Song Plus, um SUV híbrido plug-in, se destaca pela autonomia e porte, enquanto Yuan Plus, elétrico puro, apela para o custo-benefício em seu segmento
Renan Rodrigues
Por
16.11.2022 às 22:58
Song Plus, um SUV híbrido plug-in, se destaca pela autonomia e porte, enquanto Yuan Plus, elétrico puro, apela para o custo-benefício em seu segmento

A BYD convidou a imprensa especializada para o lançamento do Song Plus DM-i, seu primeiro SUV híbrido plug-in do Brasil nesta quarta-feira (16). No entanto, surpreendeu os convidados ao revelar junto um outro modelo, o Yuan Plus, elétrico e que também será oferecido por aqui. 

A grande notícia é que o consumidor poderá escolher qual dos dois levar para casa pelo mesmo preço: R$ 269.990. Ao olhar a cifra, o leitor pode considerá-los caros (como todos os carros no Brasil, convenhamos), mas vamos colocá-los em perspectiva.

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SUV elétrico médio com preço de hatch 

Song Plus, um SUV híbrido plug-in, se destaca pela autonomia e porte, enquanto Yuan Plus, elétrico puro, apela para o custo-benefício em seu segmento

Na última semana, a Mobiauto elogiou o posicionamento do Peugeot e-2008. O SUV chegou ao Brasil por R$ 259.990, reforçando o custo-benefício pelo seu porte. Agora, a BYD dobra a aposta com o Yuan Plus.

Enquanto o francês possui 4,30 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o chinês chega com 4,45 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos. Tem, portanto, porte ligeiramente maior que o de um Jeep Compass. 

Em autonomia, a Peugeot declara 345 km pelo ciclo WLTA. Na mesma régua, o BYD possui 420 km. Para o Brasil, pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Yuan Plus roda 458 km com uma carga. 

Song Plus, um SUV híbrido plug-in, se destaca pela autonomia e porte, enquanto Yuan Plus, elétrico puro, apela para o custo-benefício em seu segmento

Em termos de desempenho, o Yuan possui 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Não chega a ser um arroubo, em se tratando de um elétrico – incluindo os grandalhões Tan e Han, da mesma BYD, com seus mais de 500 cv –, mas ele não faz feio. Tanto que o 0 a 100 km/h ocorre em 7,3 segundos, segundo a fabricante. 

Em termos de equipamentos, há todos os assistentes ao condutor que podemos esperar em um veículo desse preço, como frenagem autônoma emergencial, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

Leia também: Avaliação: BYD Han 2023, sedan elétrico de patrão está ainda mais forte

Híbrido Plug-in maior e mais barato que o Compass

Song Plus, um SUV híbrido plug-in, se destaca pela autonomia e porte, enquanto Yuan Plus, elétrico puro, apela para o custo-benefício em seu segmento

A estrela da noite, Song Plus DM-i, que já estava em pré-venda no Brasil, acabou ofuscado pelo irmão elétrico, mas também terá vantagens no mercado. 

Por exemplo, ele mede 4,70 metros de comprimento e 2,76 m de entre-eixos. É bem mais do que um Jeep Compass 4xe, que custa mais de R$ 340.000, e mais até do que um Toyota RAV4, que também passa de R$ 300.000.

Song Plus, um SUV híbrido plug-in, se destaca pela autonomia e porte, enquanto Yuan Plus, elétrico puro, apela para o custo-benefício em seu segmento

Em relação ao Compass 4xe, o chinês perde em potência e torque. Enquanto o rival possui 240 cv combinados de potência e 27,5 kgfm de torque gerados pelo motor térmico, sendo 25,5 kgfm pelo motor elétrico (não há um torque combinado declarado), o Song associa um motor 1.5 aspirado de ciclo Atkinson, com 110 cv e 13,7 kgfm, a uma unidade elétrica de tração para chegar a um pico de 180 cv e 32,2 kgfm. 

Por outro lado, o Song Plus dá o troco em autonomia e preço. O BYD é capaz de rodar 1.100 km, sendo 51 km com o modo totalmente elétrico. O Compass roda até 927 km e 44 km no modo elétrico.

Song Plus, um SUV híbrido plug-in, se destaca pela autonomia e porte, enquanto Yuan Plus, elétrico puro, apela para o custo-benefício em seu segmento

Ambos possuem sistemas completos de auxílio ao condutor e mimos como teto solar panorâmico e câmera em 360 graus, mas o BYD Song Plus custa R$ 269.990, enquanto o Jeep Compass 4xe é tabelado em R$ 347 mil.

Em comum com o Yuan Plus e com os próprios Tan e Han, o Song Plus traz uma central multimídia de mais de 15 polegadas com tela giratória, capaz de se posicionar vertical ou horizontalmente. Aparentemente, o mercado de eletrificados começará a ganhar tração e os preços vão baixando na marra graças aos chineses.

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